Capa do livro: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA:<br>experiências em diálogo

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA:
experiências em diálogo

Autores: Leandro Oliveira Rocha - Márcio Cardoso Coelho - Samuel Nascimento de Araújo (Orgs.)

Nesta obra tematizamos a Educação Física Escolar Crítica em uma escrita que emerge do conhecimento produzido por professores que, como pesquisadores que são, problematizam e compartilham experiências docentes e posicionamentos teórico-conceituais. Trata-se de um movimento que parte “de dentro” das escolas, ou seja, da reflexividade sobre o cotidiano de trabalho sustentada em leituras críticas de mundo. Logo, demarca nos capítulos iniciais a defesa do pensamento crítico como maneira de compreender a vida em sociedade e exercer a docência da Educação Física Escolar Crítica para, nos capítulos seguintes, apresentá-la através de experiências docentes e seus aportes conceituais específicos. Com isso, queremos frisar que não há uma única maneira de compreender nem de materializar a Educação Física Escolar Crítica, até porque, se bem lembrar, a tradição do pensamento crítico demarca um campo teórico que valoriza e estimula a pluralidade de modelos críticos em seu interior. Por conseguinte, a crítica se expressa na prática educativa de professoras e professores que entendem que não há conhecimento pronto, oficial, comum, concluído nem de maior valor que outros; mas, sim, que há um compromisso político-social com um tipo específico de formação que nos une: uma formação humanizada e crítica. Eis, então, nosso convite para dialogar conosco ao ler as experiências docentes que selecionamos para localizar a Educação Física Escolar Crítica que defendemos.

Impresso
de R$ 44,40 por
R$ 38,40
Digital
de R$ 44,40 por
R$ 31,08

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1176-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-1177-3
DOI: 10.24824/978652511176.6
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA:<br>experiências em diálogo
LEANDRO OLIVEIRA ROCHA
Doutor em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Graduado em Educação Física – Licenciatura plena (UNIVATES). Professor de Educação Física escolar da Rede Municipal de Teutônia/RS e de Graduação em Educação Física da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Membro do Grupo de Didática e Metodologia do Ensino de Educação Física (DIMEEF/UFRGS), com experiência de pesquisa nos seguintes temas: Educação Física Escolar Crítica; Teoria Crítica; Teoria do Reconhecimento; Pedagogia Crítica; Metodologias de ensino.

MÁRCIO CARDOSO COELHO
Doutorando em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Especialista em Cinesiologia (UFRGS). Especialista em Fisiologia do Exercício (UVA). Graduado em Educação Física – Licenciatura plena (UNISINOS). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino de Educação Física (DIMEEF/UFRGS). Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS.

SAMUEL NASCIMENTO DE ARAÚJO
Doutorando em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino Pública de Guarani das Missões/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS), com experiência de pesquisa nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Formação de Professores, Etnografia, Autoetnografia, Descolonização, Pedagogia Crítica, Educação Libertadora Freiriana.

CARLOS EDUARDO BERWANGER
Graduação em Educação Física pela (UFRGS); mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Porto Alegre; Coordenador de Educação Física e Esportes do Colégio Israelita Brasileiro. Experiência na área de Educação Física, com ênfase em esporte escolar, e de pesquisa nos seguintes temas: Esporte, Esporte Escolar, Esporte Universitário, Educação Física Escolar e Gestão Esportiva.

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação. Docente do Instituto Federal de São Paulo. Estuda o currículo e a prática político-pedagógica da Educação Física.

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Doutora em Educação Física. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e professora nos cursos de Pós-Graduação e de Graduação em Educação Física da Universidade São Judas. Pesquisadora do Instituto Ânima Sociesc de Inovação Pesquisa e Cultura. Coordena o Grupo Diálogos: Educação Física, Escola e Currículo.

FABIANO BOSSLE
Professor de Graduação e Pós-Graduação da ESEFID/UFRGS. Professor permanente do Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Coordenador do grupo de Pesquisa Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS). Pesquisador de Educação Física escolar Crítica e Educação Libertadora de
Paulo Freire.

FRANCISCO GOLDSCHMIDT FILHO
Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário SENAC (2016). Graduado em Educação Física Licenciatura e Bacharelado pela UFRGS. Membro do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS). Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

GABRIEL ZIEL BOLDORI
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Graduando em Educação Física Bacharelado (UFRGS). Graduado em Educação Física Licenciatura (UFRGS). Bolsista CAPES e membro do Grupo de Pesquisas Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS).

LUCAS SILVA SKOLAUDE
Doutorando do Programa de Pós-Graduação Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Especialista em Educação Física Escolar e Personal Trainner pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Formado em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.

LUCIANA DE OLIVEIRA NUNES
Doutoranda em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Graduada em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Educação Física Escolar pelo Instituto Porto Alegre (IPA). Mestre em Ciências do Movimento Humano PPGCMH/UFRGS). Integrante do grupo de Pesquisa Didática e Metodologia da Educação Física (DIMEEF/UFRGS). Professora de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

MARIE LUCE TAVARES
Doutora em Estudos do Lazer, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com estágio de pós-graduação no Programa Doutoral em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Mestre em Estudos do Lazer, pela UFMG. Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Professora EBTT do Instituto Federal de Educação de Minas Gerais. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (NEPGRES), membro do Laboratório de Pesquisa em Formação e Atuação Profissional em Lazer – ORICOLÉ, e membro do Grupo Pensando Educação Física Escolar e do Grupo de Pesquisa Gênero e Performance (GECE) da Universidade de Aveiro. Pesquisadora Associada da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/es (ABPN); e membro do IFNegro – Coletivo de Servidoras(es) Negras(os) do IFMG.

TIAGO NUNES MEDEIROS
Graduado em Educação Física; Especialista em Pedagogia do Esporte; Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Professor de Ensino Superior do Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC) e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Osório/RS. Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física da UNICNEC. Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica da UNICNEC 2020-2022. Pesquisador do Grupo de Pesquisa de Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física (DIMEEF/UFRGS).

VALDILENE ALINE NOGUEIRA
Bacharel e licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Pedagoga pela Universidade de Uberaba. Especialista em Educação com ênfase nas questões de Gênero e Raça pela Universidade Federal de Viçosa. Mestra em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, pesquisadora das questões político – pedagógicas da Educação Física escolar. Atua como coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e como professora do curso de graduação em Educação Física da Universidade Guarulhos.