Capa do livro: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: <br>o lugar dos livros didáticos na organização do trabalho docente

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO:
o lugar dos livros didáticos na organização do trabalho docente

Autores: Eliana Borges Correia de Albuquerque - Andrea Tereza Brito Ferreira (Orgs.)

Os livros didáticos, como material constitutivo das práticas de alfabetização, estão presentes hoje nas escolas públicas e privadas das diferentes regiões do país, em configurações diversas. As cartilhas que tanto marcaram uma geração, fortemente criticadas nas últimas décadas, continuam a disputar um lugar nas práticas docentes com os livros aprovados pelo PNLD e, mais recentemente, com os materiais apostilados oferecidos a Secretarias de Educação como “receita milagrosa” de combate ao fracasso escolar. Mas, afinal, que materiais são esses? Como se caracterizam? Qual o melhor? O livro didático é um bem (ou um mal) necessário? Como e quando usá-lo? São muitas as questões que envolvem esses recursos didáticos e a sua relação com as práticas de alfabetização. Na busca de respostas a essas questões, é importante entender como os sujeitos criam, constroem, fabricam e usam esses objetos que constituem a cultura material escolar.
Esse livro é dedicado à discussão sobre o livro didático, em suas diferentes materializações, e sua relação com as práticas de ensino de alfabetização. Professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras, estudantes e todas as pessoas que vivenciam a alfabetização em suas práticas de ensino, pesquisa e formação encontrarão, na leitura dos diferentes capítulos dessa obra, relatos de pesquisas desenvolvidas por professoras/professores e alunas de mestrado e doutorado do Núcleo de Educação e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Os autores dos capítulos, em sua maioria, integram o Grupo de estudo em alfabetização, prática docente e formação de professor (GEALPRAFOR).


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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1092-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-1093-6
DOI: 10.24824/978652511092.9
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: <br>o lugar dos livros didáticos na organização do trabalho docente
ALEXSANDRO DA SILVA
Professor da Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado em Educação e Doutorado em Educação, ambos pela UFPE. Realizou Pós-doutorado em Educação na Université Sorbonne-Nouvelle – Paris 3. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos de graduação, mestrado e doutorado sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa (alfabetização, leitura, escrita e análise linguística), principalmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e da EJA.

ARTUR GOMES DE MORAIS
Professor da Universidade Federal de Pernambuco, é psicólogo pela UFPE, possui Mestrado em Psicologia Cognitiva pela UFPE e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona (UB). Realizou Pós-doutorados na UB, no INRP-Paris, na UFMG e na Université Paris 12. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos de graduação, mestrado e doutorado sobre: Alfabetização, Psicolinguística da Escrita, Formação de professores alfabetizadores, Currículos e Materiais didáticos de ensino de língua portuguesa. Membro do CEEL-UFPE.

ANA CATARINA DOS SANTOS PEREIRA CABRAL
Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui Mestrado em Educação pela UFPE e Doutorado em Educação pela UFPE. Desenvolve pesquisa e orienta trabalhos de graduação sobre: Práticas de Ensino da Leitura e da Escrita na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na EJA, Formação de Professores e Materiais Didáticos voltados ao Ensino e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita.  É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), participa do Grupo de Estudo em Alfabetização, Prática docente e Formação de Professor (GEALPRAFOR/UFPE), é líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas (GELPP/UFRPE).

ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES PESSOA
Professora da Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado em Letras pela UFPE e Doutorado em Educação pela UFPE. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos de graduação, mestrado e doutorado sobre: Práticas de Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Ensino- Aprendizagem da Ortografia, Formação docente e Materiais didáticos de alfabetização. Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE).  

ANDREA TEREZA BRITO FERREIRA
Professora da Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado em Educação e Doutorado em Sociologia pela UFPE. Realizou Pós-doutorado em Educação na Université Paris 8 e em História da Educação na UFMG. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos de graduação, mestrado e doutorado sobre: Práticas de ensino de Alfabetização, Formação docente e Histórias de vida de professores alfabetizadores.

CRISTIANA VASCONCELOS DO AMARAL E SILVA
Professora 1 da Prefeitura do Recife, possui mestrado e doutorado em educação pela UFPE. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos de graduação sobre: Práticas de Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Materiais Didáticos de Alfabetização.

CRISTINA MARIA GOMES SILVA
Licenciada em Pedagogia pela UFPE e especialista em Educação Infantil pela Uninassau, possui mestrado em Educação pela UFPE. É professora das redes municipais de Pombos e do Cabo de Santo Agostinho. Seus interesses de estudos e pesquisas envolvem alfabetização, educação infantil, livros didáticos e apostilados escolares. 

ELIANA BORGES CORREIA DE ALBUQUERQUE
Professora da Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado em Psicologia Cognitiva pela UFPE e Doutorado em Educação pela UFMG. Realizou Pós-doutorado em Educação na Université Lumière Lyon 2 e na Université Paris 8. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos de graduação, mestrado e doutorado sobre: Práticas de Alfabetização na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na EJA, Formação docente e Materiais didáticos de alfabetização.

ERIKA SOUZA VIEIRA
Professora da Prefeitura Municipal do Recife, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFPE) e, atualmente, é doutoranda em Educação pelo referido programa. Desenvolve pesquisas sobre: Os usos dos recursos didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental e Práticas de Alfabetização. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e participa do Grupo de Estudo em Alfabetização, Prática docente e Formação de Professor (GEALPRAFOR).

FABIANA CRISTINA DA SILVA
Graduada em Pedagogia, mestra em Educação e doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas (GELPP/UFRPE), do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e participa do Grupo de Estudo em Alfabetização, Prática docente e Formação de Professor (GEALPRAFOR/UFPE. Desenvolve pesquisas referentes a trajetórias de escolarização e as práticas de leitura e escrita em famílias de meios populares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: trajetórias familiares de sucesso escolar, história da leitura e da escrita, longevidade escolar nos meios populares e práticas e eventos de letramento.

LENISE PATRICIA DE SOUZA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em nível de Mestrado nesta mesma universidade e professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Goiana/PE.

JÚLIA TEIXEIRA SOUZA
Professora da Prefeitura Municipal do Recife, possui Mestrado em Educação pela UFPE e é doutoranda em Educação pela UFPE. Desenvolve pesquisas sobre: Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa, Práticas de ensino da Oralidade e dos gêneros orais, Currículo e Formação docente. Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE).

MARIA RAMOS VIÉGAS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestranda em educação pela UFPE. Desenvolve pesquisa sobre práticas de leitura no ciclo alfabetizador. Participa do Grupo de Estudo em Alfabetização, Prática Docente e Formação de Professor (GEALPRAFOR), da UFPE.

MARIA JOSÉ GOMES CAVALCANTE
Professora da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), possui Mestrado em Educação e Doutora do em Educação pela UFPE. Desenvolve pesquisa e orienta trabalhos de graduação e de mestrado sobre práticas de ensino na Educação de Jovens e Adultos e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores.

MARILIA DE LUCENA COUTINHO-MONNIER
Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi professora das séries iniciais do ensino fundamental e desenvolveu pesquisas com os seguintes temas: ensino da leitura e escrita nas séries iniciais e construção das práticas pedagógicas e metodológicas dos professores no ensino do sistema de escrita alfabética. Possui igualmente Mestrado em Direito, Economia e Gestão dos  Estabelecimentos Sanitários e Sociais (Université de Lorraine, França), trabalhando com as questões ligadas às síndromes da exaustão emocional e do sofrimento profissional dos educadores sociais. Mais recentemente, é responsável administrativa e pedagógica de duas unidades de abrigo e proteção às crianças vítimas de maus-tratos (França).

MARÍLIA SILVA RIBEIRO CAMPELO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora da Educação Infantil da Rede Privada do Município de Recife. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas (GELPP/UFRPE).

RENATA ADJAÍNA SILVA DE ARAUJO
Professora de Educação Infantil da rede municipal de Toritama/PE, possui Especialização em Docência na Educação Infantil pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da UFPE – Campus Recife e Mestrado em Educação Contemporânea pela UFPE – Campus Caruaru. Participa do grupo de pesquisa: Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil (PLEEI).

SIRLENE BARBOSA DE SOUZA
professora da Universidade de Pernambuco (UPE), possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolve e orienta pesquisas com os seguintes temas: Formação e trajetórias Editora CRV Editora CRV – versão para revisão do autor – Proibida a impressão versão para revisão do autor PRÁTICAS DOCENTES NA ALFABETIZAÇÃO: fabricações, saberes, esquemas e/ou prescrições? 177 profissionais de professores dos Anos Iniciais, práticas pedagógicas, ensino e usos da língua escrita em espaços escolares.