Capa do livro: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO POPULAR:<br> esperançando novos olhares e práticas de resistência

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO POPULAR:
esperançando novos olhares e práticas de resistência

Autores: Clarice Gomes Costa - Maria das Dores Alves Souza - Raquel Carine Martins Beserra (Orgs.)

Na atual conjuntura pela qual o país atravessa, abordar e tornar público as experiências, convivências e práticas pedagógicas relacionadas à educação de pessoas jovens, adultas e idosas que, prioritariamente, ocupam espaços na educação pública, é uma ação política que não pode prescindir das lutas históricas que entrelaçam tais espaços.
Na esteira dessas evidências, o livro é resultado de espectros vidrais da Educação de Jovens e Adultos no Ceará que vem se desenhando em nossos cotidianos escolares. Temas, como: a formação docente, currículo, práticas pedagógicas, mulheres, juventudes, pesquisa e extensão, arranjos institucionais, medidas socioeducativas, sistema prisional, relações étnico-raciais, relações de gênero e sonhos como possibilidade nos ensinam que atuar, estudar e militar na EJA em países como o Brasil é um ato de insubordinação civil.
E, é no contexto do centenário do educador Paulo Freire que o primeiro livro organizado pelo Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará, surge entre denúncias e anúncios, como nos lembra Paulo Freire, através de experiências/convivências expressas como mandalas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1018-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-1016-5
DOI: 10.24824/978652511018.9
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO POPULAR:<br> esperançando novos olhares e práticas de resistência
ORGANIZADORAS
RAQUEL CARINE MARTINS BESERRA
Afromãe de Duda e Luiza. Socioantropóloga. Professora da rede municipal de Fortaleza. Coordenadora do projeto de extensão Cursinho Viva a Palavra: práticas de reexistências das juventudes periféricas pela Universidade Estadual do Ceará. Colaboradora do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará.

CLARICE GOMES COSTA
Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da rede pública municipal de Fortaleza e técnica em educação do município de Maracanaú/CE. Militante do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará.

MARIA DAS DORES ALVES SOUZA
Educadora popular. Professora do curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Coordenadora da Coordenadoria de Educação, Cidadania e Diversidade da pró-reitoria de extensão da UECE. Militante do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará. Participa do Núcleo de Educação Popular do curso de Pedagogia – CED/UECE.

AUTORES
MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
Graduada em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é professora adjunta e diretora do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), professora do programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na linha de pesquisa: movimentos sociais, educação popular e escola.

ELIACY DOS SANTOS SABOYA NOBRE
Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

ELISANGELA ANDRÉ DA SILVA COSTA
Pós-Doutorado em Educação (USP). Doutora em Educação (UFC). Mestre em Educação (UECE). Professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com atuação nos cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN), no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) e no Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF – UNILAB – IFCE). Coordenadora institucional do programa Residência Pedagógica (RP – UNILAB). Professora colaboradora no programa de Pós-Graduação em Educação (UECE). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência / UNILAB / CNPq). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE / FEUSP/CNPq) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB / UECE / CNPq).

ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Pós-Doutor em Educação (USP). Doutor e Mestre em Educação (UFC). Professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com atuação nos cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN), no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) e vice-coordenador e professor do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE). Professor colaborador no programa de Pós-Graduação em Educação (UECE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência / UNILAB / CNPq). Coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - UNILAB). Membro dos grupos de pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE / FEUSP / CNPq) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB / UECE / CNPq).

SINARA MOTA NEVES DE ALMEIDA
Doutorado em Educação Brasileira (UFC). Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR). Professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com atuação nos cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Coordenadora e professora do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE). Membro do grupo de estudos e pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência / Unilab / CNPq).

ANA CRISTINA MATIAS ARAGÃO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos. Professora de educação básica, na cidade de Maracanaú-CE.

JULIANA ALVES BARBOSA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-Graduanda em Neuroeducação pela UNICHRISTUS. Atua como professora na rede privada de ensino. Atualmente é consultora pedagógica da empresa SAS Plataforma de Ensino.

CLARICE GOMES COSTA
Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da rede pública municipal de Fortaleza e técnica em educação do município de Maracanaú/CE. Militante do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará.

MARIA KELLYNIA FARIAS
Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2020). Atualmente é professora substituta da Universidade Estadual do Ceará, professora na educação básica da prefeitura municipal de Caucaia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, relações étnico-raciais, EJA, juventudes, educação indígena, educação e cultura popular e pretagogia. Encantada pelas estéticas ancestrais e de resistência. Membra do Núcleo das Africanidades Cearenses-NACE/UFC e do Núcleo de Educação Popular – CED/UECE.

RAIMUNDA RAY RIBEIRO FRANCO
Especialista em Psicomotricidade e Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Teologia pela Faculdade de Teologia do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora da rede privada há 15 anos. Atuou na EJA no município de Maracanaú-CE. Atuou como professora no ensino superior na Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente é coordenadora da EJA na Secretaria de Educação de Maracanaú.

MARIA ARIADLA DE SOUSA FERREIRA
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da educação básica no município de Maracanaú com atuação na formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, anos finais e EJA. Atualmente é coordenadora pedagógica em uma unidade escolar do município.

FRANCISCO CLEYTON LOPES RODRIGUES
Mestre em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará, graduado em Ciências Biológicas, coordenador pedagógico da rede pública municipal de Fortaleza, foi formador de professores da EJA no município de Maracanaú e do MAISPAIC do governo do estado do Ceará em parceria com a Secretaria de Educação de Maracanaú. Professor do curso de Pedagogia e Biologia do Instituto Dom José (IDJ) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

ANA CLÁUDIA LIMA DE ASSIS
Graduada em licenciatura plena do ensino básico e em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Escolar, mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora da rede pública estadual do Ceará. Trabalha na Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CEDEA), no Maciço de Baturité-CE. É parte integrante do colegiado do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará.

MARIA JOSÉ MARQUES LIMA
Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade do Minho – Braga, Portugal em co-tutela com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil. É mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela UFC. Graduada em Letras pela UFC, tem bacharelado em Serviço Social pela UECE. É professora da Educação de Jovens e Adultos da rede pública estadual do Ceará, na cidade de Fortaleza-CE.

JOSENIRA FREIRE DA SILVA
Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Senace (RJ). Graduada em Administração pela Universidade Anhembi Morumbi (SP) e licenciada plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do CEARÁ. Autora do livro “Nunca é tarde” (uma obra produzida em homenagem a uma turma da EJA na Escola Municipal Professor José Valdevino de Carvalho).

GUILHERMINA PIMENTEL
Graduada em pedagogia pela universidade estadual do Ceará. Cursa especialização em Alfabetização de crianças e Multiletramentos pela UECE. Eterna estudante.

MÁRCIA MARIA CARVALHO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Educadora social. Cursa Especialização em Alfabetização e Letramento pela PLUS.

ROSANA MONTEIRO
Graduada em Marketing Organizacional pela Universidade Estadual do Acaraú-UVA e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Cursa especialização em História do Brasil pela UVA. Concursada do município de Pacajus/CE, na função de Guarda Municipal. Foi professora da rede pública e privada em Fortaleza. Publicou sua monografia com estudos sobre Frei Betto e a educação no sistema penitenciário.

REJANE MARY MOREIRA
Licenciatura em letras e filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Educação Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Gestora do núcleo de estágio da pró-reitoria de extensão da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Núcleo de acompanhamento da política de cotas étnico-raciais da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro da coordenação do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará (FEJA-CE). Tem experiência e atua na área de educação.