Capa do livro: CURSO NORMAL:<br> historicidade e desafios para o trabalho pedagógico na escola

CURSO NORMAL:
historicidade e desafios para o trabalho pedagógico na escola

Autores: Luiza da Silva Braido - Ana Paula da Rosa Cristino Zimmermann - Marina Ramos de Carvalho do Nascimento - Liliana Soares Ferreira (Orgs.)

Esta obra, organizada pelo Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas/UFSM, apresenta uma série de textos sobre o Curso Normal, tendo por referência o contexto sul-rio-grandense. Objetivou-se não somente registrar a historicidade, por meio de pesquisas realizadas, mas inserir-se na luta pela manutenção e validação do Curso Normal como curso técnico para o Magistério. As pesquisas também comprovam a importância do Curso na condição de matriz do trabalho pedagógico realizado no início da Educação Básica, durante séculos no Brasil. Somente com a LDB 9394/96, há a exigência de licenciatura para os professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na expectativa de que a pesquisa seja auxiliar na continuidade de estudos sobre o Curso Normal e sobre o trabalho pedagógico dos professores, enfatiza-se a necessidade de manutenção do Curso e sua releitura em acordo com os tempos educacionais que se vive.

Liliana Soares Ferreira

Impresso
de R$ 64,68 por
R$ 45,48
Digital
de R$ 64,68 por
R$ 45,28

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1057-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-1052-3
DOI: 10.24824/978652511057.8
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 162
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CURSO NORMAL:<br> historicidade e desafios para o trabalho pedagógico na escola
ANA PAULA DA ROSA CRISTINO ZIMMERMANN
Possui graduação em Educação Física, Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), especialização em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria concluído em 2007. Especialista em Gestão Educacional pela mesma Universidade (2009) e doutora em Educação pela UFSM. Trabalha na rede pública de ensino de Santa Maria (RS) como Orientadora Educacional de EJA e Professora de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Professora Externa do Curso de Especialização a distância em Gestão Educacional da UFSM. Na produção científica, os temas mais frequentes são Educação Física Escolar, Trabalho Pedagógico, Trabalho de Professores, Gestão Educacional. Integrante do Grupo Kairós - Grupo de estudos e pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (PPGE/ UFSM).

ANDREIA VEDOIN
Possui graduação em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), Especialização em Gestão Educacional (2004), Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (2010), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atuou no Setor Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Educação do Município de Silveira Martins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, Trabalho Pedagógico e Políticas Públicas Educacionais. Atualmente, é Técnica em Assuntos Educacionais no Colégio Politécnico - UFSM, desenvolvendo suas atividades no Departamento de Ensino. Integrante do Grupo Kairós - Grupo de estudos e pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (PPGE/ UFSM).

CARMEN ELOÍSA BERLOTE BRENNER
Graduada em Pedagogia pela URI Santiago (2012), especialista em Neuropsicopedagogia e Saúde Mental pela Faculdade São Fidelis (2015) e especialista em Gestão Educacional pela UFSM (2016). Mestra em Educação pela UFSM (2018). Técnica Administrativa em Educação, cargo de Pedagoga, lotada na Divisão de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Representante da PROPPI na Comissão Institucional de Formação dos Profissionais da Educação Básica (CIFOR) da UNIPAMPA. Integrante do Grupo Kairós - Grupo de estudos e pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (PPGE/ UFSM).

DAIANE DALLA NORA
Graduada em Educação Física (2011). Especialista em Educação Física Escolar (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação Física (2015) pela UFSM. Doutora em Educação (2021) pela UFSM. Atualmente, é professora da Rede Municipal de Santa Maria. Realiza estudos na área de Educação Física Escolar, com ênfase em Trabalho Pedagógico. Integrante do Grupo Kairós - Grupo de estudos e pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (PPGE/ UFSM).

DULCINEIA LIBRAGA PAPALIA DE TONI
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Franciscana. Em seu processo de formação consolidou conhecimentos nas seguintes áreas: Gestão Educacional, Consultoria Pedagógica, Planejamento e execução de Pesquisas Educacionais, Docência em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Consultoria Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho pedagógico dos professores, produção de conhecimento pela mediação do trabalho pedagógico dos professores, Educação na primeira infância e alfabetização. Integrante do Grupo Kairós - Grupo de estudos e pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (PPGE/ UFSM).

JOSIANE LARA FAGUNDES
Mestre em Educação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Esporte Escolar (2007) pela Universidade de Brasília (UNB). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (2014), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Educação Física (1999), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Lotada na Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Farroupilha, desempenha suas atividades profissionais como Técnica em Assuntos Educacionais na Defensoria Pública da União em Santa Maria - RS. Integrante do Grupo Kairós - Grupo de estudos e pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (PPGE/ UFSM).

JOVANELI LARA XAVIER SIQUEIRA
Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), Especialização em Gestão Educacional (UFSM); Mestrado em Educação (UFSM). Atualmente trabalha como Pedagoga na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM. Integrante do Grupo Kairós - Grupo de estudos e pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (PPGE/ UFSM).

LILIANA SOARES FERREIRA
Licenciada em Pedagogia (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); licenciada em Letras (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); Especialização em Literaturas em Língua Portuguesa (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); Mestre em Educação nas Ciências (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); Doutora em Educação (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral (2019), na Universidade Federal de Pelotas, sob supervisão do Prof. Dr. Álvaro Luiz Moreira Hypólito. Atualmente, é professora associada 3 do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, trabalhando na graduação, especialização e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado)/UFSM. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas; escola; educação profissional. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. Bolsista Produtividade CNPQ, área de educação. É lider do grupo Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas.

LUIZA DA SILVA BRAIDO
Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Especialista em Gestão Educacional (CEGE/UFSM) e Mestranda em educação (PPGE/UFSM) na linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Bolsista de Demanda Social - CAPES. Realiza estudos sobre educação, trabalho, valorização profissional, pedagogia e Curso Normal. Integrante do grupo Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas.

MARIGLEI SEVERO MARASCHIN
Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001). Especialista em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003). Mestrado (2006) e Doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e do Programa de Pós-graduação em Educação/UFSM. Coordenadora do curso de Eletromecânica PROEJA e da Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Polo CTISM/UFSM em parceria com o IFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, PROEJA, trabalho pedagógico, investigação-ação, aprendizagem e gestão escolar. Líder do grupo TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Integrante do grupo Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas.

MARINA RAMOS DE CARVALHO DO NASCIMENTO
Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS. Bolsista PIBIC - CNPq no projeto “Trabalho pedagógico dos professores na escola: sentidos e desafios”. Integrante do Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas.