Capa do livro: CURRÍCULOS EM REDES, COMPOSIÇÕES TEMÁTICAS E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA COM OS COTIDIANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS <br><br>Coleção Currículo e cotidiano e política e diferença e... <br>Volume 3 – Tomo I

CURRÍCULOS EM REDES, COMPOSIÇÕES TEMÁTICAS E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA COM OS COTIDIANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Coleção Currículo e cotidiano e política e diferença e...
Volume 3 – Tomo I

Autores: Carlos Eduardo Ferraço - Danielle Piontkovsky - Maria Regina Lopes Gomes (Orgs.)

Vivemos um período da história que tem se caracterizado por muitas mudanças no mundo em favor de movimentos ultraconservadores e retrógrados. Tempos sombrios também marcados por uma pandemia que, a cada dia, tem matado mais e mais pessoas, além de colocar nós, educadores, em uma situação vulnerável, não só fisicamente, mas também uma vulnerabilidade que nos inquieta, nos aprisiona e apequena nossas almas, nossos afetos, nossas alegrias e nossos ideais. Na educação, a lógica obscurantista dos tempos atuais se faz ver através de programas que defendem princípios antidemocráticos, privatistas, mercadológicos, individualistas, competitivos, meritocráticos, excludentes e autoritários. Incentivam-se os discursos de perseguição, desqualificação, violência e ódio contra educadores e estudantes que, de modo heroico, continuam resistindo re-existindo, fazendo da escola pública um espaço-tempo de luta e alteridade. Como pesquisadores e pesquisadoras da Educação, uma das maneiras que temos encontrado para fortalecer os movimentos e as lutas dos praticantes das escolas públicas é pela afirmação de sua dimensão democrática e, ao mesmo tempo, por nos opormos ao estado de degradação do humano, às tentativas de anulação da diferença e ao extermínio dos diferentes que temos vivido. Assumimos, com Espinosa, a ideia de que o conhecimento é o mais potente dos afetos e, assim, potencializar escritos que apostem na força dos corpos coletivos dos cotidianos das escolas como possíveis de criação de uma vida bonita, como defende Foucault. Assim, os capítulos deste livro afirmam possibilidades de se produzir um conhecimento ético, estético e político com e para as escolas públicas e seus praticantes, isto é, um conhecimento assumido como forma de luta e de afirmação da escola pública.

Impresso
de R$ 91,08 por
R$ 78,00
Digital
de R$ 91,08 por
R$ 63,76

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0965-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-0964-0
DOI: 10.24824/978652510965.7
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 332
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CURRÍCULOS EM REDES, COMPOSIÇÕES TEMÁTICAS E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA COM OS COTIDIANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS <br><br>Coleção Currículo e cotidiano e política e diferença e... <br>Volume 3 – Tomo I
CARLOS EDUARDO FERRAÇO
Professor titular, atuando na Linha de Pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE-Ufes). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (1D). Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos. Vice-líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Currículo, Narrativas Audiovisuais e Diferença.

DANIELLE PIONTKOVSKY
Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Pesquisadora colaboradora do GRPEs/CNPq Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos.

MARIA REGINA LOPES GOMES
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES). Pedagoga aposentada da Rede Municipal de Ensino de Vitória-ES. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Currículos-Formação em Redes, Cotidianos de Escolas e Direitos Humanos. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa/CNPq Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos (UFES-ES).