Capa do livro: INCLUSÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA NA REDE FEDERAL: <br>Um olhar sobre o IFRJ

INCLUSÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA NA REDE FEDERAL:
Um olhar sobre o IFRJ

Autores: Kátia Arruda Dias - Edicléa Mascarenhas Fernandes - Patricia Teles Alvaro Salgado

Nossa pesquisa teve como objetivo compreender e identificar as concepções dos Gestores de Ensino sobre a inclusão de alunos com deficiência e com necessidades específicas na Educação Profissional e Tecnológica do IFRJ.
Acreditamos que as vozes das coordenadoras e dos coordenadores dos NAPNES se amplificaram, quando expressaram sua visão, discorreram sobre seu cotidiano de trabalho e, dessa forma, indicaram as potencialidades e as limitações de cada Núcleo, em cada um dos campi do IFRJ. Entendemos que esse é um dos caminhos para o desenvolvimento e a consolidação do trabalho conjunto, visando às melhorias nas condições de acesso, permanência e êxito dos discentes público da Educação Especial do IFRJ.
Os cenários apresentados mostram as percepções de Gestores de Ensino e das Coordenações dos NAPNES, o que fundamenta as narrativas a respeito da Educação Especial na Educação Profissional. Nossa pesquisa intenciona apresentar como esses atores têm dinamizado seu cotidiano de ações, diante da força e das fraquezas da Política de inclusão institucional transversalizadora.
Esperamos que os pontos de tensão apresentados, através da nossa pesquisa, não sejam pontos de culpabilização. Na verdade, esperamos que esses pontos sirvam como estímulo para o planejamento, visando suprir as demandas existentes e sirvam para fortalecer o processo de implementação das políticas públicas de inclusão no IFRJ.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0601-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-0600-7
DOI: 10.24824/978652510601.4
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INCLUSÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA NA REDE FEDERAL: <br>Um olhar sobre o IFRJ
KÁTIA ARRUDA DIAS
Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Graduada em Pedagogia com Pós-Graduação em Psicopedagogia.    Atualmente é Pedagoga - Orientadora Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Com experiência profissional como Psicopedagoga e como Docente. Atuou como  Coordenadora Pedagógica na rede
estadual, municipal e particular. Foi Coordenadora e tutora no Centro de Educação Superior à Distância  do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ).

EDICLÉA MASCARENHAS FERNANDES
Doutora em Ciências na Área de Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ (2000).
Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. É coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva NEEI e líder do grupo de pesquisa Produção de Material Didáticos Acessíveis para Pessoas com Deficiências em Contextos Formais e Informais de Educação. Professora Permanente do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Cultura da Faculdade de Educação da Baixada FEBF/ UERJ.

PATRICIA TELES ALVARO SALGADO
Possui Doutorado e Mestrado em Letras Vernáculas/Língua Portuguesa (UFRJ). Cursou Pós-Doutorado em Linguística (UFRJ), especificamente em Linguística Cognitiva. Fez Graduação em Letras com Licenciatura plena em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (UFRJ). Atua como docente do quadro ativo permanente do IFRJ. Tem realizado pesquisa na área de Linguística, com ênfase nas relações entre Cognição, Linguagem e Cultura, principalmente, relacionada à temática da Diversidade e da Educação em Direitos Humanos. É líder e integrante do Grupo de pesquisa Interinstitucional REDIH- IFRJ/CNPq (Relações entre Educação, Empoderamento, Diversidade e Cultura de Direitos Humanos). Integra o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS) do IFRJ/ CRJ.