Capa do livro: KINIKINAU:<br> arte, história, memória & resistência <br>Volume 2

KINIKINAU:
arte, história, memória & resistência
Volume 2

Autores: Rosaldo de Albuquerque Souza - Aila Villela Bolzan - Giovani José da Silva (Orgs.)

Em meio a uma intensa batalha interétnica, a luta pela sobrevivência e o sonho de retornar ao território tradicional fizeram e fazem com que os Kinikinau estejam cada vez mais presentes nos trabalhos acadêmicos atuais. Descendentes dos Arawák (Aruák) e considerados extintos, assim como a fênix ressurgiram das cinzas para mostrar que o uso de estratégias de camuflagem e a política da boa vizinhança são importantes para quem tem esperança. De acordo com os trabalhos deste volume, os Kinikinau vêm transformando seus artefatos, sua arte e as formas de se preparar para o futuro. No momento, a educação escolar torna-se uma grande aliada na reconquista de seus direitos. Os capítulos desta coletânea não visam mostrar apenas o passado histórico do grupo enquanto “remanescentes” chaquenhos, mas especialmente como vivem, como se organizam politicamente, como dividem seus trabalhos e onde estão vivendo. Do século passado até o presente, esse povo soube muito bem usar itens simbólicos que a escola Koinukunôen ajudou a revitalizar. No entanto, o idioma materno, pós-1980, não foi cotidianamente utilizado pelas novas gerações e atualmente pode-se encontrar poucos falantes da língua Kinikinau. Este livro conta com 8 capítulos escritos por 3 indígenas e 5 não indígenas, todos com o intuito de mostrar que um povo “extinto” no século passado estava presente em diferentes espaços de Mato Grosso do Sul.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1053-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-1054-7
DOI: 10.24824/978652511053.0
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

KINIKINAU:<br> arte, história, memória & resistência <br>Volume 2
AGUEDA ROBERTO
Artista indígena Kinikinau, nascida em 5 de fevereiro de 1954.

AILA VILLELA BOLZAN
Doutoranda em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR, mestre e graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Como estagiária no Museu da Cultura da PUC-SP e bolsista CNPQ Iniciação Científica iniciou suas pesquisas em Etnologia Indígena respeito da mitologia e cultura material Cinta Larga; durante o mestrado realizou pesquisa etnográfica entre os Kinikinau no Mato Grosso do Sul; atuou junto aos Guarani Mbya da tekoa Tenondé Porã e a comunidade de terreiro Asé Ylê do Hozoouane de Parelheiros. Desde 2013 reside em Ponta Grossa e atua como docente na Faculdade Sagrada Família – FASF.

ANDÉRBIO MÁRCIO SILVA MARTINS
Pesquisador vinculado ao Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas (LALLI/UnB), formado na Universidade de Brasília (UnB), onde cursou Letras-Português (2004), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Linguística, com estágio Pós-Doutoral em Linguística (2016) na mesma instituição. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS), lotado na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), onde atua como professor de Linguística no curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu. É também professor de Linguística no Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da UFGD, na área de Linguística e Transculturalidade, desde 2015; e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade da FAIND, na área de Desenvolvimento e Políticas Públicas, desde 2019.

CRISTIANA APARECIDA FERNANDES GOIS PELEGRINO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com pós-graduação em Educação, Cultura e Diversidade, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

DANIELE LUCENA SANTOS
Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas/ MS. Especialista em Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana/MS e graduada em Letras/ Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana/ MS.

EDIR PINA DE BARROS
Antropóloga, bacharel em Ciências Sociais e mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília; doutora e pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP).  Professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), organizou livros, publicou capítulos em vários livros e artigos em revistas nacionais e estrangeiras (Espanha, Argentina, Portugal, Polônia). Seu livro, Os Filhos do Sol: História e Cosmologia na Organização Social de um Povo Karib foi indicado ao Prêmio Jabuti 2004 (melhor livro de Ciências Sociais e melhor capa) pela Editora da Universidade de São Paulo, que o publicou no anterior.  Em 2001 foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso a título de “Reconhecimento pela dedicação à luta em defesa dos povos indígenas brasileiros”. Atua como perita da Justiça Federal em conflitos fundiários que envolvem terras indígenas e quilombolas.  É membro fundador da Academia Brasileira de Sonetistas (ABRASSO) e da Academia Virtual de Poetas de Língua Portuguesa. Seus poemas estão disponíveis em antologias, livros, revistas literárias eletrônicas e nas mídias sociais.

ELIAS GOIS
Indígena, aluno e filho do líder Ambrosio Kinikinau. Graduou-se em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade de Jardim, onde escreveu sobre o pai em seu Trabalho de Conclusão de Curso. Mora em Bonito, Mato Grosso do Sul, onde desenvolve atividades culturais junto a turistas e alunos das escolas da região.

GABRIEL BARROS VIANA DE OLIVEIRA
Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL/UnB), sob orientação da prof.ª dr.ª Ana Suelly Arruda Câmara Cabral. Possui mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (PPG-Letras/UFGD), realizando pesquisa sobre a língua Kinikinau (família Aruák), sob orientação do prof. dr. Andérbio Márcio Silva Martins. Graduado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura pela Universidade de Brasília. Pesquisador associado do Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas da Universidade de Brasília (LALLI-UnB). Dedica-se principalmente ao estudo das línguas da família Aruák (ênfase no Kinikinau) e da família Tupí-Guaraní (línguas meridionais). Naturezas das pesquisas: descritivas e histórico-comparativas.

GIOVANI JOSÉ DA SILVA
Antropólogo e historiador. Licenciado (1995) e mestre (2004) em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/ Campi de Aquidauana e Dourados). Especialista em Antropologia (2001) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutor em História (2009) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-doutor em Antropologia (2013) pela Universidade de Brasília (UnB) e em História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor de História e Antropologia Cultural do Curso de Formação de Professores Kadiwéu e Kinikinau, entre 2001 e 2004. Vencedor, dentre outras importantes premiações, do Prêmio Victor Civita 2001 – Professor Nota 10, do Prêmio Péter Murányi 2009 – Educação e do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2016 (Menção Honrosa). Organizou a coletânea Kinikinau: Arte, História, Memória & Resistência (2017) pela Editora CRV. Atualmente é docente dos Cursos de História, de Direito, da Licenciatura Intercultural Indígena e do ProfHistória – Mestrado Profissional em Ensino de História, da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

JOÃO FILIPE DOMINGUES BRASIL
Professor de História e historiador, formado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB, 2012). Possui mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD, 2015) e atualmente é acadêmico de doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) realizando pesquisa acerca do povo Kinikinau entre os séculos XVIII e XIX. É professor de História na rede estadual de Educação do Mato Grosso do Sul.

JOSÉ LUIZ DE SOUZA
Possui graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1995), Especialização em Geografia Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG (2002) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atuando em instituição de ensino privada desde 2011. Últimas atuações em coordenação pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em instituições particulares.

JOSETE CARDOSO CÁCERES
Graduada em Geografia pela UFMS/ Aquidauana e especialista em História Regional da Cultura Indígena pela UFMS. Aposentada pela Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul.

LUCICLEIDE GOMES DOS SANTOS
Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Faveni, graduada em Turismo pela UFMS e em História pela Uniderp – Anhanguera. Especialista em História Regional pela UFMS e Mestre em História na linha de História Indígena pela UFGD. Atualmente é professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Bonito, Mato Grosso do Sul.

ROSALDO DE ALBUQUERQUE SOUZA
Professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, formado em Magistério de nível médio indígena pelo Projeto Kadiwéu e Kinikinau, licenciado em Ciências Biológicas pela UEMS – Campus de Dourados e mestre em Desenvolvimento Sustentável – Modalidade Sustentabilidade Junto a Povos e Terras Indígenas pela UnB/ CDS. Atualmente é docente pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, lotado na cidade de Campo Grande.

TÂNIA MARIA COSTA MARQUES
Mestranda em Antropologia na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)/ Aquidauana e em Artes Visuais pela Faculdade Claretiano. Especialista em História Regional da Cultura Indígena pela UFMS, atua na Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul – Coordenadoria Regional de Educação de Aquidauana, na função de assessora escolar.