Capa do livro: CORPO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br> experiências didático-pedagógicas<br> Volume 45

CORPO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
experiências didático-pedagógicas
Volume 45

Autores: Sílvia Maria Agatti Lüdorf - Alan Camargo Silva (Orgs.)

Como o corpo pode ser trabalhado na Educação Física escolar? Até que ponto as intervenções pedagógicas silenciam ou potencializam os corpos que transitam pelo espaço educacional? Estas e tantas outras questões necessitam ser enfrentadas a partir de concepções de corpo que o considerem não apenas como um conjunto de órgãos ou como máquina, mas em seu enraizamento cultural. A Educação Física do final do século XX já anunciava promissores debates para se pensar o corpo em uma perspectiva sociocultural. O âmbito escolar e a formação de professores, entretanto, se muito avançaram em termos de diálogo com essa perspectiva, parecem ainda carecer de alternativas ligadas à intervenção pedagógica. A presente obra pretende colaborar para ampliar as possibilidades pedagógicas relacionadas ao trato com o corpo, especialmente na Educação Física. Desde a infância, passando pelo ensino fundamental e jovens e adultos, dialoga com desafiantes e enriquecedoras formas de se pensar/agir/lidar com o corpo na educação básica e no ensino superior. As experiências e provocações trazidas por autores, cujas trajetórias se confundem à da Educação Física, levam o leitor a refletir sobre as potencialidades do corpo e a necessidade de não o silenciar. Ao contrário, dar voz aos corpos talvez seja uma das principais chaves para abrir as portas rumo a uma formação para a autonomia, em diálogo com o respeito à diversidade dos corpos e às sensibilidades.

Impresso
de R$ 53,88 por
R$ 46,68
Digital
de R$ 53,88 por
R$ 37,72

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0871-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-0872-8
DOI: 10.24824/978652510871.1
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CORPO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br> experiências didático-pedagógicas<br> Volume 45
SOBRE OS ORGANIZADORES
SÍLVIA MARIA AGATTI LÜDORF
Licenciada em Educação Física e especialista em Técnicas Desportivas (USP); mestra em Educação (UFC); doutora em Educação (UFRJ). Pós-Doutorado no Instituto de Medicina Social (UERJ). Estágio sabático com David Le Breton no Laboratoire de Dynamiques Europeénnes (Universidade de Strasbourg – França). Professora Associada da EEFD/UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da EEFD/UFRJ. Coordenadora do Núcleo de Estudos Socioculturais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE).

ALAN CAMARGO SILVA
Licenciado e mestre em Educação Física (UFRJ); especialista em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais (UGF); doutor em Saúde Coletiva (UFRJ). Pós-Doutorado em Educação Física (UFRJ). Professor das redes Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Professor do curso de pós-graduação lato sensu em Desporto de Campo e de Quadra da EEFD/UFRJ e do CESPEB (UFRJ).

SOBRE OS AUTORES
ALEX PINA DE ALMEIDA
Licenciado em Educação Física (UFRJ); especialista em Treinamento Desportivo (UGF); especialista em Educação (UERJ); mestre em Educação Física (UFRJ); doutor em Educação Física (Universidade do Porto). Professor da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro (1974-1995). Professor da Graduação da EEFD/UFRJ. Membro da Equipe de Execução do Projeto de Extensão PreparaNem e Cap Popular – Cap/UFRJ. Professor do Curso de Especialização do CESPEB (UFRJ).

ALEXANDRE MORAES DE MELLO
Licenciado em Educação Física (UnB); especialista em Psicomotricidade (IBMR); mestre em Didática da Educação Física (UFRJ); doutor em Educação (USP). Pós-Doutorado em Ciências da Educação/Cultura Infantil no Experice (Université Paris 13 – Université Paris 8 / Sorbonne Paris Cité). Ex-assessor técnico do Departamento Nacional do SESC. Ex-professor do Colégio Pedro II. Professor Titular da EEFD/UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDan) e coordenador do laboratório “Espaço Educação Física e Labjogos” (Labjogos) da EEFD/UFRJ.

GUILHERME GONÇALVES BAPTISTA
Licenciado e mestre em Educação Física (UFRJ); doutor em Educação (UFRJ). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

GUSTAVO DA MOTTA SILVA
Licenciado em Educação Física (UFRJ); mestre em Educação (UFRJ); doutor em Ciências Humanas – Educação (PUC-Rio). Professor das redes Municipais de Educação do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. E-mail: gustavomotta1990@hotmail.com

JEFFERSON DA COSTA SOARES
Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UFRJ); mestre em Educação (UFRJ); doutor em Ciências Humanas – Educação (PUC-Rio). Professor Assistente – Doutor da PUC-Rio. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio e o Grupo de Pesquisas em História da Profissão Docente e das Disciplinas Escolares (HISPROF).

JULIANA GONÇALVES BAPTISTA
Licenciada, bacharel e mestra em Educação Física (UFRJ); doutoranda em Saúde Coletiva (UFRJ). Professora da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

LILIAN MARIA RIBEIRO DE CARVALHO
Licenciada em Educação Física (UFRJ); especialista em Educação Física Escolar (UGF); mestra em Educação Física (UFRJ); doutoranda em Educação Física (UFRJ). Professora da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

MARIA APARECIDA DIAS
Licenciada em Educação Física (UCB); mestra e doutora em Educação (UFRN). Professora da Graduação e da Pós-Graduação Stricto Sensu do Curso de Educação Física, do Mestrado Profissional em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC/UFRN). Atualmente é chefe do Departamento de Educação Física da UFRN.

MARIA ISABEL BRANDÃO DE SOUZA MENDES
Licenciada em Educação Física (UFRJ); mestra e doutora em Educação (UFRN). Pós-doutorado pela Universidade de Montpellier. Professora da Graduação e da Pós-Graduação Stricto Sensu do Curso de Educação Física da UFRN. Coordenadora do Grupo de pesquisa Corpo, Saúde e Ludicidade (SALUD).

MILENA DE OLIVEIRA AGUIAR
Licenciada em Educação Física (UFRN); mestra em Educação Física (UFRN). Professora de Educação Física do Centro Universitário Mauricio de Nassau de Natal.

PATRÍCIA COELHO DA COSTA
Graduada em História (UERJ); mestra em Educação (UERJ); doutora em Educação (USP). Professora Adjunta da PUC-Rio. Professora Programa de Pós-Graduação de Educação da PUC-Rio e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História ProfHistória/PUC-Rio. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, História e Comunicação.

SIMONE FREITAS CHAVES
Licenciada em Educação Física (UGF); especialista em Educação Física Escolar (UFF), Educação Psicomotora (IBMR) e Pedagogia da Cooperação e metodologias colaborativas; mestra e doutora em Educação Física e Cultura (UGF). Professora Associada da EEFD-UFRJ. Coordenadora do Projeto de Extensão Corpos em Debate. Coordenadora do Núcleo de Estudos Socioculturais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE).