Capa do livro: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL:<br> práticas pedagógicas, valorização, respeito, reconhecimento e (re)existência plural

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL:
práticas pedagógicas, valorização, respeito, reconhecimento e (re)existência plural

Autores: Antônio Luís Parlandin dos Santos - Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior (Orgs.)

Ao estudarmos as representações sociais sobre a educação para as relações étnico-raciais, poderemos desvelar o preconceito e a discriminação racial reproduzidos na educação escolar e, assim, contribuir para que as lutas históricas por visibilidade e valorização da população e cultura afro-brasileira se concretize desde as práticas pedagógicas escolares.
Nesse sentido, estudar esse processo de concretização da vida escolar numa perspectiva inclusiva, com o enfoque nas relações étnico-raciais, demanda o aprofundamento de questões que envolvem nossas representações e interações sociais; portanto, a teoria das representações sociais, pela sua perspectiva psicossocial, torna-se importante meio para desenvolver este estudo, sem reduzir a complexidade da vida ao aparente, aos discursos de uma multiculturalidade assimilacionista, ao mito da democracia racial e ao mascaramento da barbárie em sua expressão mais contundente neste país: o racismo.

Impresso
de R$ 31,20 por
R$ 26,40
Digital
de R$ 31,20 por
R$ 21,84

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0751-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-0750-9
DOI: 10.24824/978652510751.6
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 90
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL:<br> práticas pedagógicas, valorização, respeito, reconhecimento e (re)existência plural
ALESSANDRA DO SOCORRO SANTOS DA SILVA
Especialista em Políticas Públicas e Serviço Social (ICSA/UFPA, 2017); Possui graduação em Administradora de Empresas (IESAM/2011), com Habilitação em Gestão Ambiental. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, processos administrativos, gestão em saúde, políticas públicas.

AMANDA BEATRIZ DOS SANTOS PEREIRA
Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado do Pará.

AMANDA PEREIRA MARQUES D ALMEIDA
Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-PA) com especialização Lato Sensu em Docência no Ensino Superior, Gestão de Pessoas, Educação Especial, Libras e Mestrado em ciências da educação. Coordenadora pedagógica do Colégio Público Federal Tenente Rêgo Barros-CTRB.

ANTÔNIO LUÍS PARLANDIN DOS SANTOS
Doutor em Educação (UFPA); Mestre em Educação (UEPA/PUC-Rio). Doutorado em Antropologia (em curso); Graduação em Licenciatura em Pedagogia, Enfermagem e Ciências Sociais (concluinte); Especialista em Docência do Ensino Superior, Atenção Básica à Saúde, Metodologia da Pesquisa Científica, Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental, Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas e Antropologia Brasileira. É professor do magistério superior da Universidade Federal do Pará.

ARLETE MARINHO GONÇALVES
Doutora em Educação (UFPA), Mestre em Educação da Linha “Formação de professores” (UEPA), Especialização em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais/LP2 (Faculdades Ipiranga) e, graduação em pedagogia (UFPA). Especialista em Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia Clinica e Institucional, e, Educação especial e inclusiva e o Ensino de Libras (IBF/SC). É professora da Universidade Federal do Pará da Disciplina “LIBRAS” e “Educação Especial”. É coordenadora de Acessibilidade da UFPA, Portaria nº 639/2020.

CLAUDETE OLIVEIRA DA SILVA
Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (2016). Especialista no Ensino da Geografia.

EDINILZA MAGALHÃES DA COSTA SOUZA
É doutora em Educação PPGED/UFPA. Mestrado em Políticas Públicas Educacionais – PPGED/UFPA (2005). Especialista em Gestão de Sistemas e Unidades Educacionais. Graduada em Pedagogia. Atualmente é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente (GESTRADO/UFPA). Docente da Educação Básica (FUNBOSQUE/SEMEC) e Superior (UFPA/PARFOR) em cursos de Letras e Pedagogia. Especialista em assuntos Educacionais (SEDUC/PA).

ELIANI GALVÃO FERREIRA
Possui Mestrado em Educação ICED-UFPA (2011), Especialização em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional ICSE-UFPA (2004) e Gestão de Instituições Educacionais ICED-UFPA (2002). Complementação Curricular em Pedagogia ICED-UFPA (2002) e Graduação em Pedagogia ICED-UFPA (2000). Ministra Cursos de Formação Continuada para servidores da administração pública (Secretarias Municipais e Estaduais). Desenvolve Assessoria e Consultoria nas áreas de Educação Profissional, Planejamento Estratégico, Elaboração de Projetos Sociais.

ERBIO DOS SANTOS SILVA
Possui Doutorado em Educação (PPGED/UFPA – 2017) e Doutorado Sanduíche (Estágio – PDSE/Capes) em AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS pelo INSTITUTO DE EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE DE LISBOA (2016); é Mestre em Educação (PPGED/UFPA – 2011) Atualmente é membro/Pesquisador do grupo de Pesquisa (Gepeif) e Colaborador dos grupos Observe e Gepte/UFPA; É Especialista em Educação (SEDUC/PA), com Lotação na USE 17; é Técnico de Referência da USE 17 no debate da BNCC e do Novo Ensino Médio.

FELIPE MIRANDA MARTINS
Possui graduação em educação física pela universidade do estado do Pará. Graduado pelo curso oficial para ingresso no quadro de árbitros da federação paraense de futebol 2019 – 2020. Pós-graduado em educação especial: deficiência física, educação física escolar e recreação. Atualmente é professor da universidade paulista (PA).

GLAUBER RANIERI MARTINS DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002), graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2006), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2020). Profissional da educação, atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, representações sociais, identidades culturais e populações tradicionais.

IVANY PINTO NASCIMENTO
Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pará (1978), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1984), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade da Amazônia (1985), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é docente do Instituto de Ciências da Educação/UFPA, coordenadora da linha de educação, cultura, – Programa de Pós Graduação em Educação, consultoria ad hoc – CAPES – Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social, consultor ad hoc – CAPES – Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social, associado i – docente e pesquisadora do Instituto de Ciências da Educação/UFPA, associado i do Instituto de Ciências da Educação/UFPA, docente do Instituto de Ciências da Educação/UFPA.

JACKSON MONTEIRO RODRIGUES DE SOUZA
Atualmente trabalha como Enfermeiro Assistência na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Hospital Universitário da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estácio de Sá. Possui especialização em Obstetrícia, Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família e Epidemiologia.

JANET DO SOCORRO OLIVEIRA MIRANDA
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (Universidade Vale do Acaraú), Pós-graduação – Gestão escolar pela Faculdade Ipiranga Áreas de Interesse: Administração Escolar; Ensino; Orientação Educacional; Supervisão Educacional; Assessoria Pedagógica.

JOEL OLIVEIRA DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003/2005) e Especialização em Gestão Ambiental na Faculdade de Tecnologia e Ciências de Minas Gerais – FATECMG 2018/2019. Foi agente penitenciário / vice-diretor – Superintendência do Sistema Penal – 03/2006 a 12/2009 e na SEDUC Pará – 12/2013 a 04/2015 como professor e coordenador e na Secretária Municipal de Salvaterra Pará SEMED – 10/2011 a 10/2012, com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

LIDIANE ROSÁRIO DOS SANTOS
Licenciada plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Pós-graduanda em Educação Afetiva e Sexual pela Faculdade Anísio Teixeira. Desde 2004, é professora da Educação Básica na rede pública de ensino. Participando da Formação Continuada para Professores do Ensino Fundamental – Cultura Afro (Salvador, ESMEC, 2008), Gênero, raça/etnia e diversidade sexual (NEGRACT,2020) e Diálogos sobre Gênero e Sexualidade, pelo fim da violência (UFPB, 2020).

LUCAS GABRIEL DOS SANTOS PEREIRA
Professor licenciado em matemática, especialista em educação especial e inclusiva, com atuação em turmas do ensino fundamental e médio da educação regular e da educação de jovens e adultos.

MÁRCIA SIMÃO CARNEIRO
Professora Adjunto II da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará FAENF/UFPA – Atividade Curricular Semi- Internato em Enfermagem Obstétrica e Pediátrica. Doutora em Educação pela UFPA. Mestre em Enfermagem pela UEPA-UFAM (2012). Enfermeira Obstétrica – UEPA. Membro do Grupo de Pesquisa-Estudos de Políticas de Saúde no Cuidado de Enfermagem Amazônico FAENF/UFPA. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente – FAENF/UFPA. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – FAENF/UFPA. (2020). Membro da Comissão Nacional da Qualidade do Sistema COFEN/ Coren´s (2015-atual).

RAIMUNDA FLÁVIA SOUSA MARTINS
Possui graduação em Matemática pela Faculdade Educacional da Lapa (2021) e graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2019). Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Candido Mendes (2021). Atua nas áreas de Matemática na educação básica e em Engenharia Ambiental com ênfase em Educação Ambiental e Sustentabilidade.

SÍLVIO ÉDER DIAS DA SILVA
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará, residente em enfermagem cirúrgica pelo Hospital Ophir Loyola. Atuou como Enfermeiro Assistência aos cuidados ao paciente cirúrgico e oncológico no Hospital Ophir Loyola (2001-2005) mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Doutorado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente coordenador da disciplina Métodos Quantitativos e docente do Programa de Mestrado em Enfermagem da mesma Instituição.

TALITA INGRID DA SILVA
Socióloga. Doutoranda e mestra em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA-UFPA). Docente da Secretaria de Educação do Estado do Pará. É integrante do grupo de estudos Ação Pública Território e Ambiente (ACTA).

VIVIANE DE QUADROS MIRANDA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2005). Especialista em Gestão Escolar e especialista em educação especial e inclusiva.

WASHINGTON LUIZ PEDROSA DA SILVA JUNIOR
Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará-UEPA e Licenciado em Pedagogia, Especialista em Fundamentos da Matemática Elementar, Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior, Matemática Financeira e Estatística, Educação do Campo, Didática e Metodologias Ativas de Aprendizagem e Antropologia Brasileira, Professor do Colégio Público Federal Tenente Rêgo Barros-CTRB.