Capa do livro: POR QUE A PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO?<br> Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização<br> Volume 1

POR QUE A PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO?
Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização
Volume 1

Autores: Marilda Gonçalves Dias Facci - Alexandra Ayach Anache - Roseli Fernandes Lins Caldas (Orgs.)

Psicologia na educação? Por quê? Para quê? O objetivo desta coletânea é apresentar fundamentação teórico-prática sobre a atuação da psicologia em sua interação com a educação. Historicamente, psicologia e educação sempre estiveram próximas, considerando-se a realidade brasileira. Entretanto, por muito tempo a psicologia aliou-se à educação para buscar nos indivíduos as explicações para suas mazelas educacionais. Grandes avanços teóricos na área, a partir da década de 1980, possibilitaram um novo compromisso entre psicologia e educação, no sentido de buscar contribuições, em uma perspectiva crítica, para que uma educação de qualidade estivesse ao alcance de todas as pessoas – processo fundamental para a construção da subjetividade e da humanização. Somente pelo acesso ao conhecimento produzido historicamente pelos homens e mulheres, ao longo do tempo, é possível promover a emancipação humana. Uma grande vitória foi conquistada em 2019, quando foi promulgada a Lei 13.935, que dispõe da prestação de serviços de psicologia e serviço social nas redes públicas de educação. Assim, na tentativa de apontar algumas respostas à pergunta feita no título desta obra, nos propomos, por meio dos textos aqui compilados, a apresentar fundamentos teóricos que sustentem a relevância da atuação de psicólogas(os) na educação, bem como expor vários exemplos de práxis realizadas exitosamente pela psicologia nos processos de escolarização.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0695-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-0694-6
DOI: 10.24824/978652510695.3
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POR QUE A PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO?<br> Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização<br> Volume 1
ALEXANDRA AYACH ANACHE
Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação Especial/CNPQ.

ADRIANA DE FÁTIMA FRANCO
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/BAURU), mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2001) e doutora em Educação (Psicologia da Adriana de Fátima Franco Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Araraquara). Atuou como professora da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino fundamental. É professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. É membro da comissão executiva da Revista Psicologia em Estudo.

ALACIR VILLA VALLE CRUCES
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Prof. e orientadora de dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional do Centro Universitário FIEO e psicóloga da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo. Coordena a Representação Paulista da ABRAPEE, membro do núcleo da ABEP do Grande ABC e colaboradora do CRP / SP nos núcleos de educação e formação.

ANA PAULA ALVES VIEIRA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Teoria Histórico-Cultural pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (DPI-UEM). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPI) pela UEM, com mobilidade internacional (Becas de Excelencia del Gobierno de México para Extranjeros) no Programa de Mestrado em Diagnóstico e Rehabilitação Neuropsicológica da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (Puebla, México). Doutora em Psicologia pelo PPI-UEM, com período sanduíche (Programa Institucional de Doutorado-sanduíche no Exterior – CAPES) no Departamento de Psicologia Educacional da University of Alberta (Alberta, Canadá).

BEATRIZ RABELO TOMEIX
Graduanda em Psicologia UEM.

CELSO FRANCISCO TONDIN
Psicólogo. Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei, atuando na graduação e pós-graduação. Coordenador da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional do XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais – 4ª Região.

DEBORAH ROSÁRIA BARBOSA
Psicóloga, bacharel e licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Doutora em Ciências, Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2011). Professora Adjunto do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Feder de Minas Gerais – UFMG.

FABIOLA GOMES BATISTA FIRBIDA
Psicóloga, graduada pela Universidade Estadual de Maringá (2003), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (2017). Pós-doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiencia na área de Psicologia, atuando como docente no ensino superior principalmente nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, psicologia escolar, professores, desenvolvimento e aprendizagem.

FABRÍCIA CRISTINA DE CASTRO MACIEL
Assistente Social. Doutora em Serviço Social (UNESP). Mestre em Administração Pública – Gestão de Políticas Sociais (Escola de Governo de Minas Gerais-FJP). Integrante do COMPASS – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Comunicação Pública, Assistência Social e Servic?o Social; TEDis – Grupo de Trabalho, Educac?a?o e Discriminação (UnB); e GEPESSE – Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Serviço Social na Educação.

FERNANDO WOLFF MENDONÇA
Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá = Campus Cianorte. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiencia na área de Educação e Educação Especial, com ênfase na organização da atividade de ensino em linguagem oral e escrita, atuando principalmente nos temas: políticas públicas, formação docente e planejamento da avaliação de aprendizagem, Teoria Histórico-Cultural.

FLÁVIA DA SILVA FERREIRA ASBAHR
Psicóloga. Professora do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, UNESP-Bauru. Doutora e mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia (USP). É membro do Lieppe (Laboratório Interinstitucional de estudos e pesquisas em Psicologia escolar – IPUSP) e coordena as atividades do laboratório na Unesp-Bauru. Membro do GEPAPE em rede (Grupo de estudos e pesquisas sobre a atividade pedagógica – FEUSP). Líder do grupo de pesquisa Tecer – Coletivo de estudos e pesquisas sobre Psicologia Escolar e Atividade Pedagógica.

GLAUCIA RODRIGUES DA SILVA
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia e graduada em Psicologia na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde e Processos Clínicos.

KE?NIA AUGUSTA FIGUEIREDO
Doutora em Comunicação (UnB). Mestre em Servic?o Social e Poli?ticas Sociais (UERJ). Professora do departamento de Servic?o Social da Universidade de Brasi?lia – UnB. Coordenadora do COMPASS – grupo de estudos, pesquisa e extensa?o sobre Comunicac?a?o Pu?blica, Assiste?ncia Social e Servic?o Social. Integra o TEDis – Grupo de Trabalho, Educac?a?o e Discriminac?a?o; e compo?e a gesta?o do Conselho Federal de Servic?o Social (CFESS) “Melhor ir a? luta com rac?a e classe em defesa do Servic?o Social” (2020-2023).

LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHÕES
Possui graduação em psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP-Bauru e é doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP – Araraquara. É professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica (PPGECA). É membro do Grupo de Estudos em Psicologia Concreta (GEPCO) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Concreta (NUPSICO).

LISSA MAYARA DOS SANTOS ANDRADE
Graduada em Psicologia pela Faculdade Unigran Capital. Especialista em Avaliação e Perícia Psicológica pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestranda em psicologia pela Universidade de Mato Grosso do Sul (UFMS) e atualmente tem Bolsa de Apoio Financeiro pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT).

LORENA GONZALEZ DONADON LEAL
Graduada em Designer de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Estagiária do projeto de extensão Atendimento Psicoeducacional a Crianças com Problemas de Escolarização e TDAH. Participa do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens (ARTEI).

LUIS HENRIQUE DE SOUZA CUNHA
Psicólogo. Especialista em Gestão de Saúde pela União Brasileira de Faculdades UniBF. Psicólogo escolar em Pirapora/MG e da Saúde em Várzea da Palma/MG. Conselheiro do XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais.

MARIA DA APRESENTAÇÃO BARRETO
Graduada em Psicologia pela UFRN, mestrado em Educação e Saúde pela UNIFOR; doutorado em Educação pela UFRN e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Maringá. Docente no Departamento de Psicologia e no Mestrado em Educação Especial da UFRN. Experiências na área de Psicologia Escolar e Educacional e desenvolve pesquisa no Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural, principalmente relacionadas aos temas: formação em psicologia, psicologia no ensino superior e psicologia escolar.

MARILDA GONÇALVES DIAS FACCI
Doutora em Educação Escolar pela faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP (2003); Pós-Doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. É professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e professora visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

MARISA EUGÊNIA MELILLO MEIRA
Psicóloga. Especialista em Psicologia Escolar pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mestre em Filosofia da Educação pela PUC-SP, doutora em Psicologia Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Docente e supervisora de estágio aposentada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru.

MERCEDES VILLA CUPOLILLO
Psicóloga, doutora em psicologia do desenvolvimento humano. Foi professora visitante na UFMA no mestrado em pedagogia; professora titular na PUC de Goiás na graduação e o mestrado em psicologia. Como professora adjunta na UEZO e na Paraíso atuou nos cursos tecnológicos de química e biologia, e no curso de formação de professores. Com formação em neuropsicologa e psicoterapia Reichiana, atua na área de prevenção e atendimento a crianças, adolescentes e famílias em Niterói, RJ.

MITSUKO APARECIDA MAKINO ANTUNES
Psicóloga; mestre em Filosofia da Educação; doutora em Psicologia Social (PUCSP). Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação, atuando, desde 1992, no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação, da PUCSP. É membro titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da PUCSP. Pesquisadora na área da História da Psicologia, com ênfase na Psicologia Escolar e Educacional. Participa da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), do GT de História da Psicologia da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Psicologia (ANPEPP) e da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP).

PAULO CÉSAR LOURENÇO DA SILVA
Assistente Social. Mestrando em Educação. Diretor de Assuntos Estudantis do IFMG. Coordenador da Comissão de Serviço Social na Educação do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais 6a Região.

ROSELI FERNANDES LINS CALDAS
Psicóloga, especialista em Psicologia Escolar, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Professora do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Tempo Útil (3ª idade) da Pró reitoria de Extensão da UPM. Participa do LIEPPE (Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar- IP USP). Presidente atual da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE – gestão 2021 – 2023.

RUZIA CHAOUCHAR DOS SANTOS
Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em Psicologia e Educação. Cursou o aperfeiçoamento em Orientação à Queixa escolar na Universidade de São Paulo (IP/USP). Mestra em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT). Atualmente é doutoranda em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e atua como professora contratada na Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

SILVANA CALVO TULESKI
Psicóloga, com formação acadêmica e atuação profissional na área de Psicologia Escolar e Educacional, Especialista em Psicologia da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR e doutora em Educação Escolar pela UNESP- Campus de Araraquara/SP. Pós-Doutora em Educação pela UNESP/Araraquara. É professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá/PR.

STELA MARIS BRETAS SOUZA
Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora dos cursos de Psicologia e Pedagogia do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – Unileste. Participa como membro da ABRAPEE (representação estadual por MG) e da ABEP (diretoria nacional) e ainda como colaboradora das Comissões de Psicologia Escolar e Educacional e de Formação Profissional do XVI Plenário do CRP 4ª Região.

ZÁIRA FÁTIMA DE REZENDE GONZALEZ LEAL
Graduação em psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, Marília), doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do departamento de psicologia e do programa de pós-graduação em psicologia da Universidade Estadual de Maringá e coordenadora do GT 59, Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP, biênio 2020/2022.