Capa do livro: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM MOVIMENTO: <br>saberes, práticas e perspectivas

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM MOVIMENTO:
saberes, práticas e perspectivas

Autores: Antônia Carlos da Silva - Maria Soares da Cunha - Francisco Edmar de Sousa Silva Pinheiro - Antonio Marcos Gomes da Silva - Adeliane Vieira de Oliveira (Orgs.) - Tércia Correia Cavalcante (Supervisora pedagógica)

Este livro apresenta pesquisas de professores, formadores e em formação, que consideram que a educação deve partir de proposições problematizadoras e de experiências estimuladoras capazes de promover a construção dos saberes docentes articulados ao exercício profissional no âmbito da educação geográfica.

Impresso
de R$ 63,60 por
R$ 55,20
Digital
de R$ 63,60 por
R$ 44,52

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0070-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-0071-5
DOI: 10.24824/978652510070.8
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM MOVIMENTO: <br>saberes, práticas e perspectivas
ADELIANE VIEIRA DE OLIVEIRA
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universi-dade Federal do Ceará – UFC. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA. Licenciada em Geografia pela Universi-dade Regional do Cariri -URCA. Atualmente é Professora Substituta do Curso de Geografia da URCA e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia Agrária – GEA/URCA e do Grupo de Estudos e Trabalho em Ensino de Geografia – GESTEGEO, com vínculo no Labo-ratório de Ensino de Geografia-LEG. Tem experiência na área de Geogra-fia com ênfase em Geografia Humana desenvolvendo pesquisas sobre Ensino de Geografia e Educação do Campo.

ANA ERICA SANTOS CAVALCANTE
Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Regio-nal do Cariri – URCA (2019). Experiência e interesse em pesquisa na área de Educação Ambiental e geográfica. Participação no Trabalho Publicado: Levantamento dos Principais Elementos da Geodiversidade do Município de Jardim-CE (2019).

ANA ISABELA DE ALENCAR CARVALHO LUCIANO
Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA (2018). Atualmente cursa Pós-graduação em Psicopedagogia com ênfase em Educação especial pela Faculdade Educacional da Lapa- FAEL. Membro do Laboratório de Ensino em Geografia – LEG e integrante do Grupo de Estudos e Trabalho em Ensino de Geografia – GESTEGEO. Foi monitora da disciplina Prática de Ensino VI: projeto de pesquisa e de en-sino e desenvolve pesquisas na área de ensino de Geografia com ênfase em metodologia. Tem experiência de ensino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

ANTÔNIA CARLOS DA SILVA
Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG da Universidade Federal da Paraíba- UFPB, mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1993). Atualmente é professora do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Regional do Cariri – URCA. Tem experiência em educação geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores (ensino, pesquisa e exten-são), cartografia escolar, livro didático, metodologia e avaliação.

ANTONIO MARCOS GOMES DA SILVA
Doutorando em Geografia no Programa de Pós-Graduação pela Universi-dade Federal do Goiás – UFG. Mestre em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Mestrado Profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Professor substituto do Departa-mento de Geociências da URCA, no setor de Prática de Ensino. Pesqui-sador do Grupo de Estudos e Trabalho em Ensino de Geografia – GES-TEGEO e membro do Laboratório de Ensino de Geografia-LEG. Desen-volve pesquisa sobre a linguagem didática geográfica, estágio supervisio-nado, avaliação no ensino de Geografia, livro didático e ensino de Geo-grafia, metodologia.

BRUNA EMANUELLE FEITOSA CASTRO
Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA (2018). Na graduação, manteve vínculo com o Laboratório de Ensino em Geografia-LEG e foi monitoria de ensino na disciplina Pesquisa Geográ-fica com Temas Socioeconômicos e Culturais. Os interesses de pesquisa se voltam ao ensino de Geografia e educação geográfica. Também se in-teressa por temáticas relacionadas à geografia urbana, estudos urbanos e gênero. Atualmente cursa Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitá-rio Paraíso em Juazeiro do Norte-CE.

BRUNO MATHEUS DE MELO SILVA
Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri – URCA e especialista em Ensino de Geografia e Práticas Pedagógicas pelo Instituto Prominas (Faculdade Única de Ipatinga – Funip). Professor de Geografia na rede privada de ensino. Foi bolsista integrante do Laboratório de Es-paço, Memória, Cultura e Criatividade Aplicada a Educação (LEMCCAE) e membro do Laboratório de Ensino de Geografia (LEG).

CARLOS JEFFERSON GOMES DA SILVA
Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Atuou como Bolsista no Programa Institucional de Iniciação Científica PIBIC-URCA, no projeto “Ação-forma-ação: mapeamento das resistên-cias e alternativas às práticas cartográficas no currículo”. É membro do Grupo de Estudo e Trabalho em Ensino de Geografia (GESTEGEO- UR-CA) e integrado ao Laboratório de Ensino em Geografia (LEG).

CASSIO EXPEDITO GALDINO PEREIRA
Possui mestrado em Geografia Humana (Universidade de São Paulo). Pesquisador do grupo de pesquisa CNPq IMAGO – Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino, do grupo de pesquisa CNPq Espaço e Subjetividade, além do grupo Geografia e Criatividade, ambos vinculados a Universidade Regional do Cariri – URCA. Desenvolve pesquisas no âmbito da linguagem cartográfica, cartografia e questão agrária, como também relações socioculturais e espaciais, com ênfase em: Cartografia Geográfica; Mapas e Sociedade; Geografia Agrária; Geografia Cultural; Percepção Ambiental; Educação Cartografia e; Educação Geográfica.

FELIPE ÁLAMO MATOS DE OLIVEIRA
Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri – URCA e Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela URCA. Membro do Grupo de Estudos Urbanos do Cariri (GEURB Cariri), do Grupo de Estu-dos e Pesquisa em Geografia Agrária (GEA/URCA) e do Grupo de Estu-dos e Trabalho em Ensino de Geografia (GESTEGEO). Atuou como bol-sista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PI-BIC/URCA da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientí-fico e Tecnológico (Funcap)/URCA e como bolsista no Programa de Bol-sas de Apoio Técnico BAT/URCA. Atualmente realiza pesquisa sobre Ensino de Geografia e Geografia Agrária.

FRANCISCO EDMAR DE SOUSA SILVA PINHEIRO
Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Ceará (2009). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Biogeografia, Ecologia Aplicada à geografia, Impactos Ambientais nas Zonas Costeiras e Áreas de Mata Atlântica, Sustentabilidade Ambien-tal, Gestão Ambiental, Educação Ambiental em Unidades de Conservação e Ensino de Geografia. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Regional do Cariri (URCA).

GABRIELLA SARAIVA DE ALBUQUERQUE
Mestranda em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Foi bolsista estagiária no Laboratório de Geoprocessamento – LAB-GEO/URCA e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC-URCA. Foi Monitora da disciplina Estágio Supervisionado III. Membro do Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Pedologia –GeoPed/URCA e do Grupo de Estudo e Trabalho em Ensino de Geogra-fia – GESTEGEO/URCA. Tem pesquisas em Geomorfologia e Climatolo-gia e na área de Ensino com estudos sobre materiais didáticos para no ensino de Geografia.

GLAUCO VIEIRA FERNANDES
Professor Adjunto da Universidade Regional do Cariri – URCA, e douto-rando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Fe-deral do Ceará – UFC.  Possui graduação em Geografia pela Universida-de Federal do Ceará (1997) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Tem experiência na área de Geografia e Cine-ma, com ênfase em Geografia Urbana, tendo interesse nos seguintes te-mas: paisagem e corporeidade, representação da cidade no cinema, pai-sagem e territorialidades em representações culturais. Coordena o grupo Imago – pesquisa em cultura visual, espaço, memória e ensino, vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Espaço Urbano e Cultura – LEPEUC, na URCA.

ISAC TOMAZ TELES
Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Discente do curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte – UNIJUAZEIRO. Desenvolve pesquisas sobre o Ensino de Geografia e Desenvolvimento Sustentável.

JAQUELINE PINHEIRO
Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba – PPGG/UFPB, mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará – PropGeo/UECE (2017), especialista em Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2018) e graduada em Geo-grafia Bacharelado (2014) e Licenciatura (2019) pela Universidade Esta-dual do Ceará – UECE. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Trabalho em Ensino de Geografia – GESTEGEO/URCA e do Grupo de Pesquisa Ges-tão Integrada da Zona Costeira – LAGIZC/UECE. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia e Geografia Físi-ca, com atuação nos temas: Zona Costeira, Clima Urbano, Ensino de Ge-ografia, Educação Inclusiva, Cartografia Tátil.

MARIA JANAINA DA SILVA NASCIMENTO
Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Foi monitora da disciplina de Estudos Monográficos I: Trabalho de Con-clusão de Curso. Desenvolve pesquisas sobre Ensino de Geografia e ma-terial didático.

MARIA SOARES DA CUNHA
Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2012). Pro-fessora efetiva da classe associado N da Universidade Regional do Cariri, atuando no curso de Licenciatura Plena em Geografia. Professora Orien-tadora do Programa Residência Pedagógica, Subprojeto Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia e Geografia Humana, atuando principalmente em disciplinas de Estágio Supervisionado e de métodos e técnicas da pesquisa geográfica.

PAULO DE SOUSA FERREIRA
Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri – URCA e especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especiali-zado – AEE pela Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia – FATEC de Rondônia.  Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/URCA e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/URCA. É membro do Grupo de Es-tudo e Trabalho em Ensino de Geografia – GESTEGEO-URCA e integra-do ao Laboratório de Ensino em Geografia – LEG. Possui conhecimento sobre o sistema Braille e realiza estudos sobre a Geografia escolar volta-dos para Educação Inclusiva.

PEDRO WALLAS SOARES DE ARAÚJO FELIX
Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (PPGG/UFPB) na linha de pesquisa de Educação Geográfica. Licenciado em Geografia pela Universidade Regi-onal do Cariri – URCA (2016-2019). Membro permanente do grupo de pesquisa “Educação Holística: um olhar integral na Formação do docente de Geografia”. Experiência como estagiário no Laboratório de Geopro-cessamento – LABGEO (2018-2019). Monitor na disciplina “Pesquisa geográfica com temas socioeconômicos”. Área de concentração de pes-quisa: Educação Geográfica, com ênfase no educar pela pesquisa.