Capa do livro: TRAJETÓRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PESQUISADORES(AS):<br> Formação de Professores(as) Diversidade e Educação <br>Coleção Pesquisas: <br>Mestrado Profissional em Educação da UESC/Bahia <br>Volume III

TRAJETÓRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PESQUISADORES(AS):
Formação de Professores(as) Diversidade e Educação
Coleção Pesquisas:
Mestrado Profissional em Educação da UESC/Bahia
Volume III

Autores: Emilia Peixoto Vieira - Luciana Sedano - Roziane Aguiar (Orgs.)

Neste Volume III intitulado “Formação de Professores e Diversidade e Educação” apresentamos 12 capítulos, sendo 5 estudos sobre formação de professores numa perspectiva da práxis político-pedagógica emancipadora e democrática, e 7 capítulos sobre estudos do pertencimento étnico-racial, diversidade cultural e saberes e tradições

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-853-2
ISBN DIGITAL:978-65-5868-854-9
DOI: 10.24824/978655868853.2
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

TRAJETÓRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PESQUISADORES(AS):<br> Formação de Professores(as) Diversidade e Educação <br>Coleção Pesquisas: <br>Mestrado Profissional em Educação da UESC/Bahia <br>Volume III
EMILIA PEIXOTO VIEIRA (ORG.)
Graduada Pedagogia Universidade Federal do Espírito Santo (1996), Mestra em Educação (USP, 2001), Doutora em Educação (Unicamp, 2011), com estágio Universidade Amien (França). Professora Titular Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, foi Diretora Departamento Ciências da Educação - DCIE (2012-2014). Coordenadora Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (2020-2022); Grupo Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educação – PPeGE/UESC/CNPq; Projeto Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil/UESC. Editora Revista Educação Básica em Foco – Anpae, foi diretora Seção Espírito Santo (2005-2008); Bahia (2017-2019). Parecerista Capes. Experiência área Educação, Política Educacional e Gestão: política educacional, gestão escolar, educação infantil, trabalho docente.

LUCIANA SEDANO (ORG.)
Professora Titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Ilhéus-BA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado Profissional e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Possui Licenciatura em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência na docência e em Orientação Pedagógico-Educacional nos diferentes segmentos da Educação Básica. Atua em diferentes projetos de formação de professores. Pesquisa principalmente nas seguintes áreas temáticas: didática, ensino de Ciências por investigação, linguagem e ensino de Ciências.

ROZIANE AGUIAR DOS SANTOS (ORG.)
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro – Faem (2002). Especialista em Gestão e Recursos Humanos (FTC) (2004-2006) e Relações Étnico-Raciais (UESC, 2006-2008). Mestra em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) Universidade Estadual de Santa Cruz (2014 -2016). Atua como Coordenadora Pedagógica/Professora município de Itaju do Colônia-BA. Participa do grupo de pesquisa CNPq Políticas Públicas e Gestão Educacional PPeGE/UESC. Possui experiência docente e pedagógica na educação básica e ensino superior, nos seguintes temas: educação e relações étnico-raciais, relações humanas, coordenação e supervisão de estágio, formação de professores, formação continuada, alfabetização cientifica, ensino por investigação e ensino de Ciências.

SOBRE OS AUTORES
ADRIANE LIZBEHD HALMANN
Licenciada em Ciências Biológicas (UFSM), Mestra e Doutora em Educação (UFBA). Docente adjunta da área de Ensino de Biologia do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atua na formação de professores de Ciências e Biologia, alfabetização científica, educar pela pesquisa e aspectos da educação para a saúde, especialmente a educação alimentar e nutricional.

ANA PAULA QUEIROZ DE ARAUJO SANTANA
Possui licenciatura em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2004). Especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais pela mesma instituição (2008). Especialista na área de Gestão Escolar pela Universidade Federal da Bahia (2015). É mestra pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2019), pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação – PPGE – Formação de Professores da Educação Básica. Atualmente é professora da rede pública estadual e municipal no município de Camamu, e tem interesse na área de Educação Popular, Pesquisa em Arquivologia, História e Políticas Educacionais.

ARLETE RAMOS DOS SANTOS
Pós-Doutorado em Educação e Movimentos Sociais pela Unesp, Doutora e Mestra em Educação (FAE/UFMG). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da UESB (PPGEd/Uesb); Profa. do PPGE/UESC; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – Gepemdecc/CNPq.

CINTHIA APARECIDA CARMO MOURA
Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (1999), especialista em Leitura e Produção Textual pela UESC (2003), Ensino de Língua Portuguesa – Universidade Cândido Mendes (2014) e Mestra em Educação pela UESC (2018). Professora da Educação Básica – Ensino Médio - no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães em Canavieiras-BA. É tutora do Curso de Extensão Alfabetização e Letramento - UESC. Possui experiência no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

DÉLIA DE OLIVEIRA LADEIA
Mestra em Educação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Graduada em Pedagogia - Supervisão Escolar - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Pedagogia -  Professora Séries Iniciais - Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Pós-Graduada Docência Superior - Faculdade de Ciências da Bahia (Faciba). Pós-Graduada Mídias na Educação - Universidade Estadual do sul da Bahia (UESB). Pós-Graduada em Planejamento Educacional - Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Especialista em Gestão Educacional – Faculdade Batista Brasileira. Coordenadora Técnica Educacional da Educação Especial Inclusiva – Secretaria Municipal de Itamaraju-BA, SMEI.

DORA MONICA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade estadual de Santa Cruz – UESC (2002). Especialização em Educação de Jovens e Adultos Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2006), Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Formação de Professores da Educação Básica (PPGE) Universidade Estadual de Santa Cruz –UESC (2017). Professora concursada em Itabuna-Ba e Itajuípe-Ba. Atua como Assessora do Ensino Fundamental, Membro do Conselho Municipal de Educação (CME) em Itabuna-Ba, professora do Ensino Fundamental anos iniciais em Itajuípe-Ba. Possui experiência docente na Educação Básica e Ensino Superior, Coordenação Pedagógica, Formação de Professores, coordenação e supervisão de estágio, Educar pela pesquisa e ensino de Ciências.

EDNAILZA MIRANDA CARVALHO ABOBOREIRA
Licenciada em Letras com habilitação em Língua Inglesa, UESC (2001) e em Ciências Biológicas UESC (2014). Especialista em Pedagogias Diferenciadas, FTC (2003) e em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, IBPEX (2008). Mestra em Genética e Biologia Molecular UESC (2011). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, UESC (2015). Atuou como pesquisadora no Mars Center for Cocoa Science (1991-2013). Atuou como Professora e Coordenadora da Área de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, SEC/BA (2002-2015). Atualmente ocupa o cargo de gestora do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães de Itabuna. Tem experiência na área de educação, atuando nos seguintes temas: pesquisa, formação inicial e continuada de professores e alfabetização científica.

ELIS CRISTINA FIAMENGUE
Professora na Universidade Estadual de Santa Cruz. Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara. Realizou o mestrado e doutorado em Sociologia na mesma instituição. No doutorado investigou as supostas elites presentes no ensino universitário público a partir do perfil socioeconômico, de gênero e de variáveis de capital cultural dos vestibulandos e ingressantes no vestibular Vunesp. Atualmente seus interesses de pesquisa estão ligados ao perfil dos candidatos e ingressantes da pós-graduação e também à educação das relações étnico-raciais. Atua no PPGE – mestrado profissional em educação da UESC e também no PPGH – Programa de Pós-Graduação em História e faz parte do grupo de pesquisas Gpeada – Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana.

FLAVIA CRISTINA DE MELLO
Professora Adjunta de Antropologia na UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz). Pós-Doutorado em Educação Intercultural e Ensino de Ciências em contextos de Diversidade Cultural. É Doutora e Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Ciências Sociais pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Coordena o Grupo de Pesquisa Etnociências, Saberes Tradicionais e Educação Escolar Indígena, cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq. Coordena o Grupo de pesquisadores da UESC que compõem a Red de Centros de Investigación en Astronomia en la Cultura. Participa como docente pesquisadora do Observatório Astronômico da UESC. Participa como docente da Licenciatura Intercultural Indígena da Ufes, com as etnias Guarani e Tupinikim.

GIDEVALDA DOS SANTOS CARDOSO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1999), Especialização em Educação de Jovens e Adultos (2005), Psicopedagogia (2001) pela UESC e Mestra em Educação pela UESC (2016). Atualmente graduanda do Curso de Direito-Unime. Atua como Professora-Formadora do Programa de Alfabetização da EJA - Topa, pela UESC, Faculdade do Sul/Unime e Uneb, técnica pedagógica da Assessoria da EJA da Secretaria de Educação de Itabuna (2015); Professora-Formadora da Rede Municipal de Itabuna (2017-2019), tutora de TCC do curso de Graduação em Pedagogia-UESC (2014) e Tutora a distância no curso de Graduação em Pedagogia-UESC (2015-2019). Experiência com ênfase em Educação de Jovens Adultos e Idosos, alfabetização e letramento, identidade cultural, dentre outras.

IVANEIDE DAMASCENO DO N GOMES
Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB em 2002. Fez Especialização em Leitura e Literatura Infanto-Juvenil e Especialização em Leitura pela Universidade do Sudoeste da Bahia entre os anos de 2005 e 2006. Em 2008, cursou a Especialização em Literatura Brasileira e Língua Portuguesa pela Escola de Engenharia e Agrimensura. Tornou-se mestra em 2015 pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) com a defesa do trabalho intitulado Literatura Brasileira e Afro-Brasileira no Ensino Médio: a interpretação do aluno. É professora da rede estadual de ensino da Bahia desde 1993 e atualmente leciona no Colégio Estadual de Jequié para turmas do Ensino Médio.

JEANES MARTINS LARCHET
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Professora titular do departamento de ciências da educação/UESC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente com formação de professor, ações étnicas raciais afirmativas e práticas docentes. Pesquisadora do campo de Currículo e Cultura e suas interfaces com as práticas pedagógicas.

JOÃO RODOLFO SILVA PINHEIRO
Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA (2009), Especialista em Ensino da Matemática pela Faculdade Vale do Cricaré – FVC (2012), Mestre em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2018). Atua como professor na Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Prefeitura Municipal de Eunápolis com experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, educação matemática, alfabetização matemática e científica, formação de professores, ensino por investigação, atividades lúdicas e jogos matemáticos.

JOSEFA SÔNIA PEREIRA DA FONSECA
Pós-Doutoramento com pesquisa em Organização e Gestão da Escola – Universidad Autónoma de Madrid. Doutora em Educação – PUC-São Paulo. Mestrado em Gestão Pública – fundação Getúlio Vargas, São Paulo; Bacharela em Administração pela Faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo – (Faesp). Professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Diretora da Revista Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Forges). Gerente de Extensão da UESC.

MÁRCIA PEIXINHO
Graduada em Pedagogia (UESC, Ilhéus-BA); Mestra em Formação de Professores da Educação Básica (UESC, Ilhéus-BA); Especialista em Psicologia Social e em Formação de Professores para a Educação Inclusiva (UESC, Ilhéus-BA ); Atua na Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino de Itabuna-BA, com experiência em Gestão na Educação Básica, Atendimento Educacional Especializado, Formação de Professores da Educação Básica e Docência do Ensino Superior nas áreas de: Educação Inclusiva, Didática do Ensino Superior, Estágio Supervisionado, Psicologia das Relações Interpessoais, História da Educação, Elaboração e Avaliação de Projetos, Liderança e Gestão.

MARCINEIA VIEIRA DE ALMEIDA SANTOS
Indígena do Povo Tupinambá de Olivença localizado no município de Ilhéus, sul do estado da Bahia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2011), Especialização em Psicopedagogia Transdisciplinar pelo Instituto Superior de Educação Ocidemnte (ISEO), e Mestra em Educação também pela UESC (2016). Atua como pesquisadora no campo da educação e interessa- se nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena; formação de professores indígenas, políticas para Educação Infantil. Possui experiência como gestora em instituição escolar indígena (2016-2019). Atualmente é professora no Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Acuípe de Baixo e no município de Canavieiras-BA.

NILTÂNIA BRITO OLIVEIRA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado profissional em Educação- Universidade Estadual de Santa Cruz (2016-2018) Especialista em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional em Buenos Aires-AR (2012-2014). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo IBEPEX (2010-2012). Licenciada em Pedagogia pela UESB (2001-2005). Atua como Professora do Ensino Superior e da Educação Básica. Coordena o Núcleo de Estudos Afro brasileiro, Indígenas e Povos Tradicionais (Neabit/Uninassau). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e Cidade-GEPEMDECC/UESB com registro no CNPq. Pesquisadora da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais.

RACHEL DE OLIVEIRA
Possui graduação em Pedagogia – Faculdades Metropolitanas Unidas (1979), graduação em Estudos Sociais pela Universidade de Franca (1984), graduação em Pedagogia – Faculdades Metropolitanas Unidas (1978), graduação em Orientação Educacional – Faculdades Metropolitanas Unidas (1978). Mestrado em Educação na área de Supervisão e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC (1992). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos UFUSCar (2001)). Professora Titular do Departamento de Ciências de Educação – DCIE da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Membro do Grupo Práticas Sociais e Processos Educativos da UFUSCar.- Pesquisadora responsável pelo projeto de Pesquisa e Extensão “Educação e Juventude: a realidade de Ilhéus”.

ROSENAIDE PEREIRA DOS REIS RAMOS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1984), especialização em Supervisão educacional pela PUC-MG; especialização em Psicopedagogia pela UESC; mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Professora titular do Departamento de Ciências da Educação (DCIE) da UESC. Docente do mestrado profissional em educação e do Profletras, UESC. Coordenadora da área de Estágio do DCIE/UESC. Coordenadora do grupo de pesquisa Currículo, Formação e Prática docente. Experiência com gestão da educação básica e superior, coordenação de curso de formação de professores, gerência acadêmica e presidência de comissões técnicas e administrativas.

ROSILANE MACIEL DA SILVA
Mestra pela Universidade Estadual de Santa Cruz, no curso, Formação de Professores da Educação Básica – Mestrado Profissionalizante no ano de 2013 discutindo: O processo de formação da Identidade étnico-cultural das crianças negras: Um diálogo com a escola. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2000). Atua como professora há mais de 27 anos na educação básica nas Unidades de Ensino: Colégio Municipal Alice Fuchs de Almeida, e Colégio Estadual Menandro Minhaim no município de Una. Possuindo Especialização em Administração da Educação, curso de Gestão escolar. A mesma tem texto publicado no livro Educação Infantil em Debate. Crianças, linguagens e formação docente. Editora CRV, 2019.

SOLANGE FRANÇA OLIVEIRA VIANA
Mestra em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGE-UESC), graduada em Pedagogia (UESC), especialista em Alfabetização (UESC), Coordenação Pedagógica (UFBA) e Educação Especial e Inclusiva (Fael). Atuou na rede municipal de Itabuna-BA como Coordenadora Municipal do Programa Mais Educação. Encerrou sua carreira na rede municipal como professora da Sala de Recursos Multifuncional-SRM. Continua como coordenadora pedagógica da rede estadual da educação de Bahia do EPI- Ensino Médio Integrado a Educação Profissional e do Proeja

VIVIANE BRICCIA
Possui graduação em Física – Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012), com um estágio na Universidade de Valência (Espanha). Atualmente é professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na Educação básica como professora de Física nos Ensino Médio e Fundamental. Tem atuado no Ensino Superior, com a formação inicial de professores no curso de Pedagogia, e também em propostas de Formação Continuada nos municípios da região de atuação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Realiza pesquisa em: ensino de ciências, alfabetização científica, ensino por investigação e formação de professores.