Capa do livro: O LUGAR DA EDUCAÇÃO NO INTERIOR DE GOIÁS:<br> práxis e teorias na (re)construção sócio-espacial

O LUGAR DA EDUCAÇÃO NO INTERIOR DE GOIÁS:
práxis e teorias na (re)construção sócio-espacial

Autores: Claudia Cleomar Ximenes - Manoel Carlos Barretos Teixeira - Mariza de Lima Nascimento - Mônica Batista Pinheiro - Érica de Lima Nascimento - Izabel Liandra Pereira Meireles (Orgs.)

O objetivo desta obra é de apresentar o lugar da Educação no interior do estado de Goiás, com o olhar sobre a (re)construção sócio-espacial. Este foco é o que concerne as relações sociais, a práxis didática, pedagógica e metodológica no espaço escolar, por isso a proposta de construção e reconstrução deste espaço. É importante compreender que a divisão em duas seções se dá ao fato de que a prática é apresentada com a proposta de transformação. Na primeira seção, são oito capítulos com experiências realizadas no município de Padre Bernardo e um em Flores de Goiás, e trata, portanto, do lugar da práxis na educação. A segunda seção aborda a teoria enquanto lugar de busca do conhecimento. São dez capítulos que apresentam temas que contribuem com a construção sócio-espacial, levando a compreender o lugar no qual se encontra a Educação. Os 20 autores são professores-pesquisadores.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-746-7
ISBN DIGITAL:978-65-5868-751-1
DOI: 10.24824/978655868746.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 248
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O LUGAR DA EDUCAÇÃO NO INTERIOR DE GOIÁS:<br> práxis e teorias na (re)construção sócio-espacial
ANNA CAROLINE COSTA DE ALMEIDA SAMPAIO
Mestrado em andamento em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol em Ciudad Del Este, Paraguai (2019 –). Graduação em enfermagem pela Universidade Evangélica de Anapolis, UniEvangélica, Goiás, Brasil (2009). Graduanda em segunda licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Paiva, Padre Bernardo, Brasil (2018 –). Especialização em andamento em Enfermagem em Oncologia pela FAVENI, EAD (2018 –). Atualmente docente do curso técnico em enfermagem na escola Cetep, Padre Bernardo, Goiás, Brasil.

APARECIDA DE FREITAS BATISTA
Mestrado em andamento em Ciências da Educação pela Faculdad Del Sol, UNADES, Paraguai (2018-). Especialização em Educação Infantil pela Faculdade do Noroeste de Minas – Finom (2009). Graduação em Pedagogia PELA Faculdade Jesus Maria José, FAJESU, Brasil (2006). Atualmente é Professora da rede municipal de Padre Bernardo, Goiás.

CLAUDIA CLEOMAR ARAUJO XIMENES CERQUEIRA (ORGANIZADORA)
Doutorado em Andamento em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestre em Geografia (2016/UNIR) (CAPES 4); Especialista em Administração Pública (2007); em Gestão Financeira (2007); em Docência do Ensino Superior (2007) e em História Regional (2017) todas as especializações pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Bacharel em Ciências Contábeis pela UNIR/RO (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar, sob a coordenação da Dra. Núbia Caramello. Membro fundador da APECs-Brasil. Membro do Grupo de pesquisa em ordenamento do território na Amazônia GOT-AMAZÔNIA, sob a orientação da professora Dra.Maria Madalena de Aguiar Cavalcante – PPGG/UNIR, desenvolve o projeto a guisa de doutorado “A Geografia do Café em Rondônia”. Membro do Projeto “A formação de pesquisadores/educadores e de educadores/pesquisadores: desmistificando a ciência durante as Semanas Polares Internacionais” fomentado pelo CNPq, sob a coordenação da professora Dra. Erli Schneider Costa. Professora do curso de graduação de Ciências Contábeis da FACIMED/Cacoal. Experiência em Docência do Ensino Superior; em administração pública; Orientação Assistência e Consultoria em pesquisas Geo-Contábeis e Educação. Trabalho Técnico realizado em Perícia Contábil Judicial. Palestrante com Foco na Contabilidade, Gestão e Educação Ambiental, Contabilidade Rural, Controladoria, Auditoria, Perícia, Custo de Implantação de SAFs, Gestão Ambiental, Geografia Econômica, Economia Brasileira, Responsabilidade Socioambiental, ética e legislação contábil e Desenvolvimento Regional.

DANÚBIA ZANOTELLI SOARES (PREFÁCIO)
Mestre em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia? UNIR, sob a linha de pesquisa Território e Sociedade na Pan-Amazônia – TSP, Membro do Grupo de Pesquisa em Geografia: “Mulher e Relações Sociais de Gênero – Gepgênero” Coordenado pela Profa. Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva; Membro do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar, Sob a coordenação da Profa. Dra. Nubia Caramello. Graduada em Geografia – Faculdades Integradas de Ariquemes (2009). Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Atualmente integra o quadro docente efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia.

EDNA SOUSA NUNES
Mestranda em ciências da Educação, pela Universidade Del Sol, no Paraguai. Graduada em Geografia, pela universidade UEG, em 2007. Especialização em gestão ambiental, pela Universidade Finon.

ENRIQUE LÓPEZ
Bachiller en Ciencias y Letras. Colegio Nacional “Presidente Strossner” de Lima. Año. 1978-1983; Profesor de Educación Primaria. Instituto de Formación Docente de San Pedro del Ycua Mandyyu. Año 1986-1987; Profesor Guía (Orientación Educacional y Vocacional): Instituto Superior de Educación. Asunción. Año: 1996; Evaluador Educacional. Instituto Superior de Educación. Asunción. Año: 1997-1998; Licenciado en Ciencias de la Educación. Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). San Lorenzo. Año 2000-2002; Profesor de Lengua Guaraní. Ateneo de Lengua y Cultura Guaraní. Año 2001 – 2003; Curso de Post Grado en Didáctica Universitaria. Universidad Tecnológica Intercontinental. Año 2004; Máster en Ciencias de la Educación, Universidad Tecnológica Intercontinental. Año: 2004 – 2006; Doctor en Ciencias de la Educación, Universidad San Carlos. Año: 2007 – 2010; Evaluador de los aprendizajes (Evaluación Educativa) organizados por la OEI, desde su Centro de Altos Estudios Universitarios (CAEU) y el Ministerios de Educación y Cultura. 2011 (Curso de postgrado en línea); Especialista en Tecnologías Aplicadas a la Educación TIC, año 2017.

ÉRICA DE LIMA NASCIMENTO (ORGANIZADORA)
Mestranda em Ciência da Educação pela Universidad Del Sol em Ciudad Del Este, Paraguai. Especialização em Psicopedagogia por Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil (2008). Graduação em pedagogia pela Faculdade Jesus Maria José, FAJESU, Brasil (2006). Atualmente é professora Municipal na Escola Municipal Diogo Botelho no Município de Padre Bernardo, Goiás.

EVA DE LOURDES MACHADO LIMA PEREIRA
Mestrado em andamento em ciências da Educação. Pela Universidade Del Sol em Ciudad Del Este, Paraguai (2019 –); Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, Padre Bernardo Goias Brasil (2013). Especialização Psicopedagogia Institucional, pela faculdade APOGEU- Centro Integrado de Educação Superior Ltda, (2014) Atualmente professora na rede municipal de Padre Bernardo Goias Brasil.

GLAUCILENE TORRES ARRUDA BARRETO
Mestra em Ciência da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, Paraguay (2018-2020). Especialização em: 1) Coordenação Pedagógica pela Universidade de Brasília, UnB, Brasil (2013); 2) Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil (2005). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2002). Atualmente ocupa o cargo de Gestora Escolar da Escola Municipal Diogo Botelho, do Distrito de Trajanópolis, de Padre Bernardo, Goiás, professora da rede publica municipal desde 1998. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, família e escola.

IZABEL LIANDRA PEREIRA MEIRELES
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Graduação em Geografia / Universidades Estadual de Goiás (2002); Pós-graduação em: Orientação Educacional/ Universidade Cândidos Mendes (2007).

LUANA DE FREITAS BATISTA
Pós graduada em Advocacia Tributária pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Rio de Janeiro (2020). Graduação em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (2017). Atualmente é Advogada inscrita no quadro da seccional da OAB/DF.

MANOEL CARLOS BARRETOS TEIXEIRA
Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, Paraguay (2018-2020). Graduação em Ciências Habilitação Plena em Matemática pela Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil (2003). Atualmente é professor de Matemática na rede de ensino municipal de Padre Bernardo, e na rede Estadual de Goiás.

MARIA DOS REIS DE SOUZA FERREIRA LEAL
Mestrado em andamento em Ciências da Educação – Universidad Del Sol – UNADES – Cidade Del Est – Paraguay. Bacharelado em Serviço Social –Universidade de Uberaba-MG – UNIUBE- Polo- Formosa GO (2015); Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás – Unidade: Posse – GO (2002). Especialização em Educação Especial/Inclusiva e Orientação Educacional – Faculdade JK/Serrana e Núcleo de Atendimento e Formação Profissional e Educacional – NAFPE – Formosa-GO (2013). Professora efetiva da rede municipal de Educação de Flores de Goiás, desde 1990 e da Rede Estadual de Educação de Goiás desde 1993. Prefeita Municipal de Flores de Goiás ano de 2005-2008.

MARIA IVANÚBIA DE QUEIROZ
Mestrado em andamento em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES, Paraguai (2018/2020); Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – SESPA (2017); Bacharela em Administração pela Faculdade Mauá de Brasília (2013); Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado de Goiás – UEG (2007); Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental pela Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM (2009). Atualmente ocupa o cargo de professora da rede municipal de Padre Bernardo – GO;

MARIZA DE LIMA NASCIMENTO (ORGANIZADORA)
Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, Paraguay (2018-2020). Especialização em: 1) Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil (2013); 2) Orientação Educacional pela Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil (2005). Graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2002). Atualmente: É gestora escolar da rede estadual no Colégio Estadual João Alves de Castro e Professora na rede municipal na escola Municipal Diogo Botelho, ambas em Padre Bernardo-GO.

MONICA BATISTA PINHEIRO
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, Paraguay (2018-2020). Especialização em: 1) Orientação Educacional pela Faculdade Apogeu, ACIE PPROV, Brasil (2014); 2) Gestão Escolar pela Universidade de Brasília, UnB, Brasil (2012); 3) Especialização em Magistério das Séries Iniciais do Ens. Fundamental e Educação Infantil: Pedagogia pela Faculdade Jesus Maria José, FAJESU, Brasil (2006). Há 31 anos tem serviços prestados ao Município de Padre Bernardo- Goiás. Como professora, Gestora da Escola Municipalizada Alfredo Nasser no período de 2009 a 2010 de onde saiu para ser Secretária Municipal de Educação no período de novembro de 2010 a dezembro de 2012. Atualmente é proprietária de Pólos da Associação de Docentes da Universidade Estácio de Sá e Gestora na Escola Municipal Benedito Camello desde 03 de janeiro de 2017.

ROSILENE TELES DUARTE MENEZES
Mestrado em andamento em Ciências da Educação UNIVERSIDADE DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS, UNIDA, (2019) Paraguai. Graduada em Geografia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC (2009). Especialização em Gestão Ambiental pela faculdade Apogeu (2012) licenciada em Pedagogia pela Faculdade IESA – Instituto De Educação E Ensino Superior de Samambaia (2018) Especialização em andamento em Interprete Tradutor e docência em libras pela Uníntese. Especialização em Interprete Tradutor e Docência em libras pela universidade Uníntese – Paraná 2020 Atualmente é presidente da APAE – Associação de Pais Amigos dos Excepcionais de Padre Bernardo-GO. Atualmente é professora no Colégio Est. Professor José Monteiro Lima, tem experiência na área de Educação Inclusiva.

SANDRA MARIA DE ALMEIDA PINTO
Mestrado em andamento em Ciências da Educação – Universidad del Sol – UNADES – Cidad Del Este – Paraguay. Especialização em: 1) Psicopedagogia Clinica e Institucional – Faculdade FAMATEC -Brasília – DF (2014). Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás – Unidade: Posse – GO.

SHAYENE KELLY BARRETO SANTOS
Graduação em Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil (2013). Graduanda em licenciatura em Pedagogia pela Faculdade CERRADO, Padre Bernardo, Brasil (2019). Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Educação e Tecnologias – INET, Semipresencial (2015 –). Atualmente sou docente do curso de Pedagogia em extensão universitária pelo Instituto Edu Paiva, Colinas do Sul- Goiás.

VILANIR FERREIRA DE SOUZA
Mestrado em andamento em Ciências da Educação UNIVERSIDADE DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS, UNIDA (2019) Paraguai. Graduação em licenciatura parcelada em Química pela universidade Estadual de Goiás (2001). Especialização em Ensino de Química pela UEG – Universidade Estadual de Goiás. Atualmente e professora no Colégio Est. José Monteiro Lima, tem experiência na área da educação com ênfase em educação.