ARTES, MUSEU E EDUCAÇÃO

ARTES, MUSEU E EDUCAÇÃO

Autores: Janina Sanches - Marcos Ferreira-Santos - Rogerio Almeida (orgs.)

livro impresso
de R$ 64,38 por
livro digital
de R$ 64,38 por

Disponibilidade: 1 Dia(s)

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este é um livro que trata o museu como espaço de conhecimento e cultura. Expandindo as possibilidades museológicas, os autores sustentam que o museu é também local de sensibilidades, diversidades, fluxos de comunicações e posições políticas. Frente aos desafios propostos pelas mudanças na contemporaneidade para a educação, a museologia e a estética, esta é uma leitura fundamental para professores, mediadores, artistas, educadores, arquitetos, sociólogos, antropólogos, curadores, produtores culturais, comunicadores, profissionais cuja motivação para o trabalho sejam as artes de ensinar e aprender.

 

Alguns textos têm caráter mais crítico e formal, outros tratam de desvelar o que se apresenta como futuro possível das complexidades em debate.  Todos falam das práticas, das construções, de pesquisas, observações e até mesmo de algumas tensões contemporâneas. Expondo deliberadamente interfaces e confrontos, os autores reforçam as suas paixões por seus trabalhos e fundamentos.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-297-9
DOI: 10.24824/978858042297.9
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ARTES, MUSEU E EDUCAÇÃO

Autores

Andrea Cavinato é doutora em Educação pela FEUSP com a tese “Processos de Criação: Teatro e Imaginário”. Atriz e contadora de histórias atua com o grupo Caixa de Fuxico desde 1999. Mestre e Especialista em Arte Educação pela ECA.

 

 

 Cesar Zamberlan é mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo com graduação em Jornalismo e Letras. Professor da pós-graduação e da graduação do Centro Universitário Ibero-Americano. Pesquisador das relações entre Literatura e Cinema (adaptações e questões de linguagem), é pesquisador do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) da FEUSP, e editor do site www.cinequanon.art.br, no ar desde agosto de 2005.

 

 

 Cristina Carvalho é doutora em Educação pela PUC-Rio, Professora do Departamento de Educação da PUC-Rio, onde também coordena o Curso de Especialização em Educação Infantil. Atua na Fundação Casa de Rui Barbosa para elaboração de um Plano Educacional para a Biblioteca Infantojuvenil. Desenvolve pesquisa sobre formação de professores, infância, cultura e relação entre museus/centros culturais e escola.

 

 

 Daniel Dobrigkeit Chinellato possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e mestrado em Filosofia pela University College London (2009). Atualmente é doutorando em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolve pesquisas na área de Fundamentos Teóricos e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: experiência estética, fenomenologia da percepção, filosofia analítica (estética), educação do sensível, fundamentos filosóficos da Arte-Educação.

 

 

 

 Emerson Dionisio Gomes de Oliveira possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Historia da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (2009). Professor Adjunto do Departamento de Artes Visuais, Instituto de Artes da Universidade de Brasília, e professor consorciado do Curso de Museologia na mesma universidade. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, história da arte, acervos e memória.

 

 

Louis José Pacheco de Oliveira é doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo, pela qual é mestre (1999). É professor adjunto-II da Universidade de Santo Amaro e pesquisador do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) da FEUSP. Atua nas áreas de Educação e Filosofia, com pesquisas sobre Pós-Modernidade, Teoria do Sujeito, Filosofia Trágica, Itinerários de Formação e Pedagogia da Escolha. É autor de Simplicitate, Dos Homens, Blefe: o gozo pós-moderno e Coisas.

 

Janina Sanches é Pós-Doutora em Filosofia da Educação intercultural, pela FE-USP (2010); possui Doutorado em Educação: currículo, pela PUC-SP (2006), Mestrado em Educação: formação de professores, pela Faculdade de Educação – FE/USP (2003), Especialização no ensino da arte e da cultura pela ECA-USP (1998) e graduação em Comunicação Social pela FACHA-Rio de Janeiro (1989). Ensina em programas de Mestrado e Doutorado no Brasil e no exterior, propondo uma teórica, instrumental conceitual e práticas que unem a Comunicação à Educação, Arte e Saúde Pública.

 

 

Maria Christina de Souza Lima Rizzi possui graduação em Educação Artística Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2000). Foi educadora da Pinacoteca do Estado e do Museu da Casa Brasileira. Foi docente dos seguintes museus da USP: Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arqueologia e Etnologia e vice-diretora do Museu de Ciências. Atualmente é professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte-Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem da Arte, Ateliê de arte para crianças, Formação de professores, Arte-Educação Ambiental , Museologia e História do Ensino da Arte no Brasil.

 

 

Marcos Ferreira-Santos é Livre-docente em Cultura & Educação – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP); Professor de Mitologia Comparada e Professor visitante de Mitohermenéutica nas Universidad Complutense de Madrid, Autónoma de Madrid, Universität Ramón Llull (Barcelona), Universidad San Buenaventura-Cali (Colombia), Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (Chile), Universidad del Gobierno (Ecuador). Coordenador do Lab_Arte – Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura, FE-USP.

 

 

 

Rogério de Almeida é professor na Faculdade de Educação da USP. Lidera o GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) e participa como pesquisador do Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura) e do CICE (Centro de Estudos sobre Imaginário, Cultura e Educação). Graduado em Letras (1997) e doutor em Educação (2005), ambos os títulos pela Universidade de São Paulo. Trabalha com temas ligados à Antropologia do Imaginário, à Pedagogia da Escolha, à Literatura como processo de formação e à Filosofia Trágica.

 

 

Sirlene Giannotti é Mestre pela Faculdade de Educação da USP (2008), autora da dissertação: “Dar forma é formar-se”; é antropóloga (PUC-SP); pesquisadora sobre os processos criativos da arte. Atua em cursos de capacitação na área de arte-educação e na monitoria de exposições em Museus em SP. Paralelamente formou-se como ceramista. Em seu próprio ateliê, é mestre e desenvolve trabalho expressivo em arte cerâmica participando de salões e exposições. Com artigo: “Arte e Experiência”, fez parte da publicação “Brincar: um baú de possibilidades”. Integra o Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação da ECA-USP.

 

 

Sonia Kramer é professora do Departamento de Educação da PUC-Rio, onde coordena o Curso de Especialização em Educação Infantil, o Curso de Especialização em Estudos Judaicos, o Grupo de Pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura/INFOC. Tem inúmeras publicações, entre elas: "Por entre as pedras: arma e sonho na escola" (Atica); "Alfabetização, leitura, escrita: formação de professores em curso" (Atica); Infância, educação e direitos humanos" em co-autoria com Luiz Bazílio (Ed. Cortez); "Política, cidade e educação: itinerários de Walter Benjamin" em co-autoria com Solange Jobim e Souza, org. (Contraponto).