Capa do livro: PEDAGOGIA SOCIAL:<br> lugar de (re)existência

PEDAGOGIA SOCIAL:
lugar de (re)existência

Autores: Arthur Vianna Ferreira (Org.)

Esse livro é resultado das reflexões do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula – UERJ/FFP que se dedica ao estudo das práticas educativas em ambientes não escolares, suas formas de organização e as diferentes formas de (re) existência educacional dos sujeitos em situação de vulnerabilidade social.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2885-6
DOI: 10.24824/978854442885.6
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PEDAGOGIA SOCIAL:<br> lugar de (re)existência
ADRIANA ALMEIDA
 Professora Adjunta da UERJ. Doutora em Educação pela UFF. Integra o Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação. 

ANDERSON DAMIÃO COSTA
 Formado em História pela Universidade Salgado de Oliveira, Pós-Graduação em Patrimônio e Monumentos Históricos do Estado do Rio de Janeiro (ISEP), Pós-Graduação em Pedagogia Social para o Século XXI (UFF) e Coordenador da Unidade de Acolhimento Institucional Infanto-Juvenil Lisaura Ruas – da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

ANGÉLICA CRISTINA BEZERRA
 Autora, Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Celso Lisboa (CEUCEL), Licencianda em Pedagogia (CEDERJ/UERJ), pós-graduada em Orientadora Educacional e Supervisora Escolar (UCAM) e estudante do Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Social para o Século XXI da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Curso de Pós-Graduação de Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade da Universidade Federal de Itajubá (UNUFEI).

ARTHUR VIANNA FERREIRA
 Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professor adjunto do departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/ FFP. Coordenador- Pesquisador do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas Fora da Sala de Aula – UERJ/FFP.

DENIZE SEPULVEDA
 Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGedu) da UERJ/FFP. Professora Adjunta da Universidade do Rio de Janeiro no Departamento de Educação – FFP. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ /PROPED (2014 - 2016). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003). É bacharel e licenciada em História (1993). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos Cotidianos da UERJ/FFP. Sub-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa e do Diretório Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira da UFF. Sub-líder do Diretório “Diálogos Escolas-Universidade: Processos Formativos, Currículos e Cotidiano” da UERJ/FFP.

GISELE CARDOSO CORDEIRO
Professora de Ciências da Rede Municipal Carioca com 26 anos de Experiência , mestre em Tecnologia Educacional pelo NUTES-UFRJ, Especialista de EAD e Dificuldades de Aprendizagem, Professora Universitária na área de Tecnologia Educacional e Prática de Ensino, colunita do Site de Educaçã QEdu e  atualmente ocupa o cargo de gerente de Inovação e tecnologia educacional da SME RJ.

HIRAN PINEL
 Professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação – UFES/ CE. Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia – USP-IP.

JACYARA SILVA DE PAIVA
Professora Adjunta as Universidade Federal do Espírito Santo, Cento de Educação – UFES/CE. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Presidente da Associação Brasileira de Educação Social/Pedagogia Social – EDUSOBRASIL.

JOSÉ ANTONIO SEPULVEDA
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto III da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Especialista em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Possui Licenciatura e Bacharelado em História (1991). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história, política e políticas educacionais. Líder do Diretório e do Grupo de Estudos e Pesquisa: Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira da UFF. Subcoordenador do Grupo de Pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTemposCotidianos da UERJ/FFP. 

LUCIANA FERREIRA CORTES
 Possui graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2008) e Mestrado em Educação, na linha de Políticas Públicas Educacionais, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2017). Atualmente, é professora de Português e Espanhol do Pré-vestibular Construção, da ENSP – Fiocruz; professora de Espanhol da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e, ainda, assistente na Gerência de Formação Continuada do Professor Regente, da Escola de Formação Paulo Freire. Foi da equipe da Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e, também, professora de Língua Portuguesa do PEJA- Manguinhos.

MARCELO JOSÉ DERZI MORAES
 Filósofo de formação nos bailes funks do Rio de Janeiro, doutor em Filosofia. Aluno cotista da UERJ que resiste hoje no lugar de professor universitário na UERJ. Estudioso de Derrida, do pensamento descolonial, do racismo epistêmico e do epistemicídio. Coordena o projeto “A lei 10.639 nos cursos de licenciatura”.

MÁRCIA DE MACEDO ALVES
 Especialista em Gestão escolar Educacional; Universidade Maria Tereza- Progredir Projetos Educacionais LTDA; São Gonçalo, Rio de Janeiro –Brasil; Professora regente na rede particular de Ensino Fundamental I (São Gonçalo/ Rio de Janeiro- Brasil).

MARCIO BERNARDINO SIRINO
 Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu – UNIRIO); Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF – Angra dos Reis); Pedagogo (UCB); Servidor Público da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (PMAR); Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI – UNIRIO) e Pesquisador Integrante do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas Fora da Sala de Aula – UERJ/FFP. 

MARCO ANTONIO XAVIER
 Especialista em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Estácio de Sá. Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docência do Ensino Fundamental e Médio em Educação Física pela Universidade Cândido Mendes/AVM. Professor de Musculação na Academia de Ginástica do Tijuca Tênis Clube e da Bodytech.

MARIA APARECIDA AZEVEDO
 Militante e defensora dos Direitos Humanos, Educadora Social na Fundação Criança de São Bernardo do Campo. Graduada em Letras pela Universidade do Grande ABC – UNIABC, pós-graduanda lato sensu em Políticas Públicas.

PATRICIA ELAINE PEREIRA DOS SANTOS
 Mulher preta, professora universitária da UERJ, doutora em educação, mãe de gêmeas, na luta (e por horas em luto) diante de um mundo de injustiças sociais e raciais. Coordena o projeto de pesquisa e extensão “Trajetórias de jovens de origem popular e sentidos de pertencimento nos espaços educativos: diálogos com a escola, socioeducação e universidade”. 

PATRICIA FLAVIA MOTA
 Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu - UNIRIO); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu – UERJ/FFP); Bacharel e Licenciada em Letras – Português/Espanhol (UFRJ); Professora da Rede Municipal de Duque de Caxias/RJ; Pesquisadora e Tutora em EAD no Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas Fora da Sala de Aula – UERJ/FFP; Integrante do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI – UNIRIO) e Integrante do Grupo de Pesquisas Políticas, Gestão e Financiamento da Educação (UNIRIO).

RENAN CORRÊA
 Bolsista do PIBIC na pesquisa “A lesbofobia e a homofobia nos cotidianos das escolas: a religião interferindo nas práticas de professoras e professores”, orientado pela prof. Drª. Denize Sepulveda, na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa “Gênero, Sexualidades e Diversidades nos Vários EspaçosTemposCotidianos (GESDI)” da FFP/UERJ.Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa “Conservadorismo e Educação Brasileira” da UFF. Graduando do curso de Licenciatura em Geografia na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

THIAGO FORTUNATO
 Possui Graduação em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores (UERJ) (2013), pós-graduando do Programa de Especialização em Docência (PED Brasil) pela Universidade Veiga de Almeida. Atualmente e é professor de Matemática da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal de São Gonçalo.

WILLIAM VINICIUS PINTO
 Mestrando em Educação pela Universidade Nove de Julho, graduado em Pedagogia e Gestão Escolar pela Universidade do Grande ABC – UNIABC. Especialista em Intervenção e Prática Sistêmica com Famílias - Terapia Familiar e de Casal pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Psicopedagogia Clinica, Intervenção Psicossocial no Contexto de Políticas Públicas e Administração Educacional/Gestão do Terceiro Setor pela Faculdade Campos Elíseos. Educador Social na Fundação Criança de São Bernardo do Campo.

YURI SEPULVEDA
 Mestre em Estudos Cinematográficos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Cinema. Diretor e Roteirista do Curta “Abyss”, classificado para participar do Festivalul International de film Dakino, Romênia 2016. Codiretor e Coroteirista do filme “A anatomia de uma história”. Segundo lugar no júri técnico do Prêmio Curtas Esclerose Múltipla, Portugal 2016.  Produtor Júnior da MITTV. Diretor do CTAV (Centro Técnico Áudio Visual) da PUC-RIO. Segundo Assistente de Direção da Série “Mais Vinícius Por Favor” e da Série “Enredo de Bamba”.