Capa do livro: PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA

PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores: Sueli Teresinha de Abreu Bernardes (Org.)

Múltiplos são os caminhos e as metodologias para circunscrever as pesquisas em educação. Tanto o Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia, do PPGE-UNIUBE, como as investigações realizadas pelos autores, são exemplos dessa realidade enquanto espaço de cruzamento e de confluência entre várias concepções e abordagens que se abrem a novos enfoques.
Uma publicação decorrente desses princípios não pode senão espelhar as linhas de força apontadas. Dialogando com a filosofia, a sociologia, a antropologia, a história, a arte e as tecnologias, os trabalhos dos investigadores que agora vêm à lume refletem a estrutura bipartida de investigação, expressa nos dois eixos temáticos: “o Professor” e a “Educação Básica”.

Impresso
de R$ 79,08 por
R$ 68,28
Digital
de R$ 79,08 por
R$ 55,36

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1964-9
DOI: 10.24824/978854441964.9
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 376
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA

ALBERTO MATÍAS GONZÁLEZ
Doutor em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Girona, Pós-doutor em Educação pela UNIUBE. É pesquisador no PPGE da Universidad de Universitario de Sancti Spíritus José Martí Pérez, Cuba. Pesquisa questões sobre o pensamiento filosófico e social contemporâneo.

ALDA MARIA DO NASCIMENTO OSÓRIO
Doutora em Ensino na Educação Brasileira pela UNESP Júlio de Mesquita Filho; professora associada I da UFMS, membro da Redecentro. Tem experiência na área de educação, com ênfase em prática pedagógica, formação e profissionalização docente, alfabetização, educação de jovens e adultos.

AMANDA OLIVEIRA MAGALHÃES
Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos, na UFG. Especialista em Docência do Ensino Superior, Graduada em Gastronomia, Professora no Instituto Federal de Goiás. É pesquisadora sobre docência universitária e tecnologia de alimentos.

ÂNGELA NOLETO DA SILVA
Mestre em Educação pela UFG. Docente no curso de Pedagogia na UFT, campus Palmas. Membro da Redecentro e Coordenadora do curso de Especialização EJA na Diversidade e Inclusão Social (MEC/SECADI/UFT).

ANTÔNIO NETO FERREIRA DOS SANTOS
Doutorando em Educação na UFU, Pedagogo da UFU, membro da Redecentro. Pesquisa questões relacionadas à avaliação qualitativa da pesquisa acadêmica em educação, ao ideário pedagógico e à função social do professor, assim como o estudar, o aprender e o pesquisar no meio universitário.

CARLOS RODRIGUES BRANDÃO
Doutor em Ciências Sociais pela USP; Mestre em Antropologia pela UnB; livre docente pela Unicamp; com estágio pós-doutoral na Universidade de Perugia e na Universidade de Santiago de Compostela. Bolsista produtividade CNPq 1. Foi professor e, atualmente, é colaborador do PPGA da Unicamp e do POSGEO da UFU. Foi professor-pesquisador na USP, UFG, UNIMONTES e UNIUBE.

DÉBORA CRISTINA RODRIGUES
Graduanda em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Membro da Redecentro e do Observatório da Educação da FE/UnB/Capes e CEAM-NEAL/CForm/UnB nas áreas de alfabetização/letramento, formação de leitores e escritores

DENISE ELZA NOGUEIRA SOBRINHA
Mestre e doutoranda em Educação pela UFG; professora no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás; pesquisadora FAPEG e membro da Redecentro. Investiga questões sobre didática, formação profissionalização docente e pesquisa educacional.

EDER TEIXEIRA PIAU
É Mestre em Educação pela UNIUBE, sendo bolsista CAPES. Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UFU, graduação em Pedagogia pelUNIPAM. Foi membro da Redecentro, período 2009-2013 É Professor de Educação Física na rede municipal de Patos de Minas.

EDUARDO DE CARVALHO AZANK ABDU
Mestre em Educação, professor e vice-diretor no Curso de Direito da UNIUBE. Foi membro da Redecentro, período 2009-2011 e presidente da OAB/Uberaba – triênio 2007/2009. É integrante do conselho de redação da Revista Brasileira de Direito Processual.

ELSIENI COELHO DA SILVA
Doutora em Educação; Professora do Mestrado Profissional e Acadêmico e do Instituto de Artes da UFU. Coordena o grupo de Pesquisa “Formação, Prática Educativa e Pesquisa- ForPEP”; é membro da Redecentro e do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino.

ELTON ANTÔNIO ALVES PEREIRA
Doutorando e Mestre em Educação pela UNIUBE; especialista em Controladoria e Finanças pela FUNDACE. Professor efetivo do IFTM – Campus Uberaba. É membro do Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia-NEPAFi, da SE&PQ, e da Redecentro, com apoio CNPq/FAPEMIG; foi integrante do Observatório da educação: interdisciplinaridade na educação básica – CAPES/OBEDUC.

ETTORE FONSECA SCALON
Mestrando em Psicologia pela UFTM, onde desenvolve a pesquisa “A compreensão do adoecimento psíquico na perspectiva de médiuns da Umbanda: estudo etnopsicológico em comunidades religiosas de Uberaba”, na UFTM; graduado em Psicólogia pela UNIUBE; foi pesquisador em projeto financiado pela CAPES/OBEDUC, na modalidade Iniciação Científica na UNIUBE.

FERNANDA TELLES MÁRQUES
Doutora e Mestre em Sociologia pela UNESP, com pós-doutorado em Estudos Culturais pela UFRJ. É professora no PPGE, na graduação e especialização na UNIUBE. É líder do Grupo de Pesquisa Espaços Plurais da Educação, coordenadora do Grupo de Estudos da Violência Escolar e do Grupo de Estudos da Educação na Diversidade para a Cidadania. É membro da ABA e da ABPS.

GUSTAVO ARAÚJO BATISTA
Doutor em Educação pela Unicamp; estágio pós-doutoral em Educação pela UFU; docente e pesquisador no programa de Pós-Graduação em Educação e em cursos de graduação da UNIUBE; professor na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Monte Carmelo. Suas pesquisas concentram-se nas relações entre a educação e a filosofia, com publicações tanto nacionais quanto internacionais.

HELENA DE ORNELLAS SIVIERI-PEREIRA
Doutora em em Psicologia pela FFCLRP-USP; Mestre em em Psicologia Escolar pela PUCAMP. É professora adjunta e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM.

HÉLIO SIQUEIRA
Escultor, pintor, desenhista, ceramista, cantor, participou de inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior. É formado em Letras e em Ação Cultural pela Eca. Foi professor de arte na UFU; é agente de projetos culturais na Fundação Cultural e coordenador do Museu de Arte Sacra de Uberaba.

JOAMAR ZANOLINI NAZARETH
Mestre em Educação e professor no Curso de Direito na UNIUBE. Na área de Direito, atua com ênfase em Direito de Família, Direito Civil e Direito Eletrônico. Também é conferencista e escritor. Participou da Redecentro, período 2009-2012, e do Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia-NEPAFi, da SE&PQ.

LEILA CHALUB MARTINS
Doutora em Antropologia Social pela Unicamp; estagio pós-doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França; Professora Associada e Coordenadora do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa na UnB. Atua na área de Educação, com ênfase em Antropologia Educacional, pesquisando questões sobre educação, sustentabilidade, complexidade, cultura e juventude.

LEONICE MATILDE RICHTER
Doutora e Mestre em Educação pela UFU, com Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho/PT. Professora efetiva da Escola de Educação Básica e do do 3º grau da UFU, atuando no Campus do Pontal, Ituiutaba/MG.

LEONORA DE ABREU BERNARDES
Graduada em Direito pela UNIUBE; especialista em Direito Processual Civil; aluna do IFTM-campus Uberaba. É membro do Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia-NEPAFi, da SE&PQ e da Redecentro, com apoio CNPq/FAPEMIG. Foi integrante do Observatório da Educação CAPES-OBEDUC e bolsista FAPEMIG de iniciação científica na UNIUBE.

LÍLIAN MARA DELA CRUZ
Doutora e Mestre em Educação pela UFMS; professora da Secretaria Municipal de Educação, CG, MS, Professora Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/MEC/UFMS. Professora Titular na Anhanguera Educacional e docente na UNIDERP. Tem experiência na área de Educação, na modalidade EAD, Ensino Superior e Alfabetização.

MARIA CÉLIA BORGES
Doutora em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação pela UFU; Pós-doutorado em educação pela FEUSP. Professora-pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFU e da UFTM. Docente no curso de Pedagogia da UFU.

MARIA JOSÉ DE PINHO
Doutorado em Educação e Currículo, pela PUC-SP; Mestrado em Educação pela UFP; professora Associada na UFT, pesquisadora no PPGE e no PPG de Ensino de Língua e Literatura na UFT; Bolsista Produtividade CNPq 2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, formação de professores e profissionalização docente.

MARLY DE JESUS SILVEIRA
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP; pós-doutorado em Educação e Imagem na UFRJ. É professora adjunta na UnB e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículos, Redes Educativas e Imagens da UERJ, da Redecentro e do CERTD, SP. Desenvolve estudos sobre gênero, raça/etnia, formação e profissionalização docente.

MAURÍCIO DOS REIS BRASÃO
Doutorando e Mestre em Educação pela UNIUBE; Especialista em Linguística pela UFU; Informática em Educação, pela UFLA. Professor Adjunto na Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Uberlândia – FEESU/UNIPAC. É membro do Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia-NEPAFi, da SE&PQ, e do projeto interinstitucional Perspectivas Interdisciplinares na Educação. Experiência na área de Línguas e Educação.

NORMA LÚCIA NERIS DE QUEIROZ
Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela UnB; Profissional da Educação da SEE-DF; Professora na UnB; Pesquisadora da Redecentro; do Observatório da Educação da FE/UnB/Capes e CEAM-NEAL/CForm/UnB nas áreas de alfabetização/letramento, formação de leitores e escritores; formação de professores, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

ORLANDO FERNÁNDEZ AQUINO
Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior Pedagógico Félix Varela de Villa Clara, Cuba e Pós-doutor em Educação pela PUC-Goiás. É membro da International Study Association on Teachers and Teaching e professor-pesquisador do PPGE-UNIUBE. Desenvolve estudos sobretudo sobre métodos e metodologias na perspectiva dialética, didática desenvolvimental e formação de professores.

OSVALDO FREITAS DE JESUS
Doutor e Mestre em Educação pela Unicamp; mestre em Literatura Inglesa pelo Boston College-USA; em Teologia pelo Weston College-USA. Atualmente é professor aposentado pela UFU e docente no PPGE e PMPE UNIUBE. Tem experiência acadêmica na área de Linguística Aplicada e Fundamentos da Educação, com foco especial na função da linguagem e nas políticas educacionais.

PAULO DANTE FORNAZIER LELES FILHO
Mestrando em Educação pela UNIUBE; graduado em Letras pela FUCAMP. É membro do projeto interinstitucional Perspectivas Interdisciplinares na Educação, em parceria com o IFTM-campus Uberaba, apoio CNPq/FAPEMIG. Atualmente, é professor FUCAMP de Literatura Espanhola e Língua Inglesa. Atua também como professor de Língua inglesa e Literatura brasileira na educação básica.

ROBERTO LINS MARQUES
Mestre em Educação pela UNIUBE. Advogado com ênfase em Direito Civil. Especialista em Direito Civil e Direito do Consumidor. Presidente da Comissão de Direito das Famílias da OAB/Uberaba – 2013/2015. Professor no Curso de Direito e em cursos EAD na UNIUBE.

RUTH CATARINA CERQUEIRA RIBEIRO DE SOUZA
Doutora em Psicologia pela Université Paul Valéry (França); professora associada na UFG. É coordenadora geral da Redecentro. Dedica-se sobretudo aos seguintes temas: formação, profissionalização, trabalho e prática docente, inovação e criatividade pedagógica, ensino, aprendizagem e novas tecnologias, avaliação da produção acadêmica, e pesquisa educacional.

SOLANGE MARTINS OLIVEIRA MAGALHÃES
Doutora em Educação pela UFG; professora na graduação e no PPGE UFG; professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, da Universidad Nacional de Jujuy, Argentina; coordenadora/UFG da Redecentro. Pesquisa as temáticas: formação, profissionalização e trabalho docente, docência universitária, epistemologias e perspectivas críticas da pesquisa educacional.

SUELI HELOISA DORIGUETTO FERREIRA
Mestre em Educação pela UNIUBE, Especialista em Didática do 3º grau, Metodologia de Ensino, Psicopedagogia, Orientação Educacional, Supervisão Educacional e Educação a Distância. Atualmente é docente do curso de Pedagogia Presencial e EAD da UNIUBE. Desenvolveu pesquisa no Observatório da Educação Interdisciplinaridade na educação básica-CAPES-OBEDUC/FAPEMIG.

SUELI TERESINHA DE ABREU BERNARDES
Doutora em Educação pela UFG; pesquisadora no PPGE-UNIUBE, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia e do grupo de pesquisa da UNIUBE/Redecentro; editora da Revista Profissão Docente, na UNIUBE; membro do Círculo Latinoamericano de Fenomenología, da Association Internationale Gaston Bachelard e da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos. Investiga questões sobre interdisciplinaridade, fenomenologia, pesquisa e fundamentos da educação.

TELMA APARECIDA DA SILVA SANTOS
Mestre em Educação pela UNIUBE e Especialista em Gestão escolar. Trabalhou em vários projetos ligados às redes públicas de ensino nas esferas municipal, estadual e federal em Uberaba, MG e São Paulo, SP. Atualmente, é Técnica em Assuntos Educacionais e professora no curso de Letras e suas literaturas no IFTM. Participa do Grupo de Estudos da Violência Escolar – UNIUBE.