Capa do livro: DENTRO OU FORA DA SALA DE AULA?<br>O lugar da Pedagogia Social

DENTRO OU FORA DA SALA DE AULA?
O lugar da Pedagogia Social

Autores: Arthur Vianna Ferreira (Org.).

O presente livro coletivo surge do anseio de professores, pesquisadores, educadores sociais e graduandos em licenciaturas em continuar a discussão sobre práticas educativas em espaços não escolares iniciados na I Jornada de Educação Não Escolar e Pedagogia Social (JENEPS) acontecida na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/FFP em 2016. Esse evento foi promovido pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão “Fora da Sala de Aula” que se reúne, sistematicamente, nas dependências da UERJ em São Gonçalo e faz parte do Projeto de Extensão registrado na SR3/DEPEXT – UERJ. Projeto que se dedica a estudar as relações entre a formação docente, as Representações Sociais de pobreza e as práticas educativas não escolares no município de São Gonçalo e regiões adjacentes.
Assim, com este livro cumprimos o nosso objetivo de articular artigos, pesquisas e relatos de experiências de professores, educadores sociais, graduandos e pesquisadores na área de educação em geral, que buscam sentidos e significados sociais nas práticas educativas não escolares cotidianas, constituindo-se, assim, em um material complementar para a formação docente, inicial e continuada, para o campo teórico – e prático – da Pedagogia Social no estado do Rio de Janeiro. E – por que não dizer? – em todo o país. Eis o convite a você que tem este livro em mãos. Boa leitura!
Dr. Arthur Vianna Ferreira
Coordenador do Projeto de Extensão Fora da Sala de Aula – FFP/UERJ

 

Impresso
de R$ 65,88 por
R$ 57,48
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 46,12

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2005-8
DOI: 10.24824/978854442005.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 288
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DENTRO OU FORA DA SALA DE AULA?<br>O lugar da Pedagogia Social

ADRIANA DE ALMEIDA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Professora Adjunta da Universidade do Estado Rio de Janeiro/FFP e da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Pesquisadora do Diretório de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação: Memória, História e Formação de Professores.

ARTHUR VIANNA FERREIRA
Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professor Adjunto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (UERJ/FFP). Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula – SR3/DEPEXT – UERJ/FFP. Pesquisador Associado da CIERS-ed – Fundação Carlos Chagas-SP.

BRUNA MOLISANI
Doutora em Educação pela UFRJ, mestre em Educação pela UFF e graduada em Pedagogia pela UFF. Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e Orientadora Pedagógica no município de Duque de Caxias/RJ. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagem, Infância e Formação (GLIFo – UERJ/FFP) e pesquisadora do LEDUC/UFRJ.

DENIZE SEPULVEDA
Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ/PROPED. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ/PROPED. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGedu) da UERJ/FFP. Professora Adjunta da Universidade do Estado Rio de Janeiro no DEDU/FFP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diversidades nos Vários EspaçosTempos Cotidianos da UERJ/FFP. Sub-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Conservadorismo e Educação Brasileira da UFF.

 

FLÁVIA ALVES DE SOUSA
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores – FFP (UERJ). Tem estudado infância e juventude, na perspectiva da sociologia e antropologia da educação, discutindo, principalmente, identidade e diferença, infâncias e práticas escolares, sociabilidade juvenis e educação escolar indígena.

GISELE BASTOS TAVARES DUQUE
Mestra em Educação (PPGEdu/UNIRIO); Especialista em Saberes e Práticas na Educação Básica – Enfase em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares (UFRJ); Pedagoga (Unigranrio); Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Mesquita e Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO).

JACY MARQUES PASSOS
Licenciatura em Pedagogia – Educador Social: Projetos Sociais de abordagens de Rua. “Sai da Rua Menino” e “Na rua não!” – PETI (2000/2003) – Abrigos: Casa de Apoio às Adolescentes (2001 a 2005) – Centro de Acolhimento e Cidadania (2009 a 2016) da SMDSIA da PMSG-RJ e Territórios Livres (2007) do MMSG, Professor no Projeto PIPAS UFF – NITERÓI (2015/2017) E NUFOCCO (2016) e Coord. do Núcleo de Formação Continuada e Comunicação (2017).

JOÃO VITOR DE ANDRADE SILVA
Graduando de Geografia da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo – FFP/UERJ. Ex-bolsista do PIBIC Formações, Representações e Práticas educativas não escolares em São Gonçalo – SR2/UERJ.

LARA CRISTINA VEIGA BERNARDO
Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Bolsista UERJ desde 2016 do Projeto de Extensão Fora da Sala de Aula – SR3/DEPEXT. Coordenadora do grupo de pesquisas e estudos sobre População em Situação de Rua da Arquidiocese de Niterói. Voluntária desde 2014 com população em situação de rua pela Arquidiocese de São João Batista e Nossa Senhora Auxiliadora de Niterói.

LUCIANA FERREIRA CORTES
Mestra em Políticas Públicas e Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Unirio/PPGEdu. Graduada em Letras Português e Espanhol pela UFRJ e Pedagogia pela UERJ. Participante do grupo de pesquisa NEEPHI – Núcleo de Estudos de Educação Pública em Horário Integral. Professora concursada e membro de equipe da Gerencia de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Professora regente de Língua Espanhola do Pré Vestibular Construção/ Fiocruz.

MARCIO BERNARDINO SIRINO
Mestre em Educação (PPGEdu – UNIRIO); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF – Angra dos Reis); Pedagogo (UCB); Servidor Público da Prefeitura Municipal de São Gonçalo – Professor Docente II (Anos Iniciais do Ensino Fundamental); Membro do Núcleo de Estudos – Tempo, Espaços e Educação Integral (NEEPHI – UNIRIO) e, ainda, Pesquisador Convidado do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão (GEPE) Fora da Sala de Aula (UERJ-FFP).

MARINA ANDRADE DE ABREU
Graduanda em Pedagogia no Instituto Superior Anísio Teixeira. Possui curso em Questão Indígena e Quilombola (Sesc- SG) e de Juventude e Resistência na cidade (Sesc -SG). Coautora em um artigo sobre ensino de ciências através de jogos publicado em revista periódica on-line (Revista ISAT).

PATRICIA ELAINE PEREIRA DOS SANTOS
Doutora e Mestra em Educação pela UFRJ. Licenciada em Pedagogia pela PUC-Rio. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na unidade da Faculdade de Formação de Professores em São Gonçalo. (UERJ/FFP). Desenvolve estudos sobre juventude, mais especificamente sobre jovem de origem popular e espaços educativos. Têm experiência na área de educação, com ênfase da educação em periferias, atuando em projetos sociais e educacionais.

PATRICIA FLAVIA MOTA
Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP); Bacharel e Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Professora da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias; Tutora de EaD; Integrante do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI – UNIRIO); Pesquisadora Convidada do Projeto de Extensão Fora da Sala de Aula: formações, representações e práticas educativas não escolares (UERJ/FFP).

PHELLIPE PATRIZI MOREIRA
Graduando do curso de licenciatura em História pela UERJ/FFP. Atuou como professor da mesma em turmas de pré-vestibulares sociais em São Gonçalo. Atualmente está em envolvido com práticas de visitas mediadas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e exerce a função de docente da disciplina História na rede particular em Nova Iguaçu. Seus estudos se concentram na área das memórias das escolas de samba cariocas e de uma instituição escolar em São Gonçalo.

RENAN CORRÊA
Graduando do curso de Licenciatura em Geografia UERJ/FFP. Bolsista do PIBIC na pesquisa “A esbofobia e a homofobia nos cotidianos das escolas: a religião interferindo nas práticas de professoras e professores”, orientado pela prof. Drª. Denize Sepulveda, UERJ/FFP. Membro do Grupo de Pesquisa “Gêneros, Sexualidades e Diversidades nos Vários EspaçosTempos Cotidianos (GESDI)” da FFP/UERJ e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa “Conservadorismo e Educação Brasileira” da UFF.