CORPOALÍNGUA:<br>performance e esquizoanálise

CORPOALÍNGUA:
performance e esquizoanálise

Autores: Clarissa Alcantara

livro impresso
de R$ 84,54 por
livro digital
de R$ 84,54 por

Disponibilidade: 1 Dia(s)

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Nascer do esquecimento é uma operação, o modus filosofante de um teatro desessência, uma filosofia que só pode funcionar no acontecimento.

 

Filosofia do desejo. (...)

 

Experimentar agenciamentos: ‘‘procurem agenciamentos que lhes convenham’’; é o que sai da voz plácida e rouca de Deleuze fazendo tremer muitos corpos. São quatro dimensões, quatro componentes de agenciamento por onde corre o desejo. Eis a ‘‘alegria prática do diverso’’, único motivo para filosofar, e isto funciona, como funciona! Mas será que pode funcionar como quando se brinca no briquitar da bricolagem?  O mesmo que dizer: para passar o tempo, entreter, distrair, discutir, brigar, trabalhar pesado, pelejar, exigindo ocupar-se com rigor de pequenas coisas e, ainda, ficar pensativo, preocupado, cismado, traçando diretrizes, arquitetando, pensando demoradamente sobre um trabalho, um fazer intermitente; bricolar, num movimento de ir e vir de uma arte de inventar, de fabricar algo que, na prática, forma aí seu conceito. Assim mesmo é que filosofia e teatro se atravessam maravilhosamente, e, transversos, riscam a linha por onde vai escapar esse teatro  desessência, produzido em semiótica mista, à resistência de corpos que não aguentam mais.

 

 

Veja no Youtube:  http://www.youtube.com/watch?v=VY6MklAdVc0

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-150-7
DOI: 10.24824/978858042150.7
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 262
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

CORPOALÍNGUA:<br>performance e esquizoanálise

Autores

Clarissa Alcantara

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1977), Mestrado e Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999-2005), orientação de Alckmar Luiz dos Santos; Stage Doctorat - Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot (2004), com Christophe Bident, pós- doutorado pela UFSC (NUPILL), Teoria do texto digital (2006) com auxílio do CNPQ e Capes; Pós-doutorado em Psicologia Clínica/PUC-SP, especialidade Teatro, Núcleo de Estudos da Subjetividade, supervisão de Peter Pelbart, com auxílio da FAPESP; Pós- graduação Lato Sensu Análise Institucional, Esquizoanálise, Esquizodrama: Clínica de Indivíduos. Grupos, Organizações e Redes Sociais, pela Fundação Gregório Barembiltt, Belo Horizonte/MG.

 

Atua na área de Filosofia, Teatro, Literatura e Esquizoanálise, com ênfase em Arte da Performance e vídeo-performance com a pesquisa: Teatro Desessência/Corpoemaprocesso. Coordenadora do Núcleo Permanente de Pesquisa e Performance (N3Ps), em Casa Branca, Brumadinho/MG.