Capa do livro: DOCÊNCIA E FORMAÇÃO:<br> perspectivas plurais na pesquisa em educação

DOCÊNCIA E FORMAÇÃO:
perspectivas plurais na pesquisa em educação

Autores: Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro - Giovana Carla Cardoso Amorim - Hostina Maria Ferreira do Nascimento (Orgs.)

Pensar e fazer pesquisa em educação remete a diferentes possibilidades e opções teóricas e metodológicas que nos levam a determinados procedimentos e interpretações do fenômeno pesquisado. Este livro traz como perspectiva fundante a ideia de que a pesquisa em educação se tece em meio à complexidade das relações humanas e das consequentes redes de conhecimento que formam os sujeitos nela envolvidos. A diversidade dos fenômenos educativos e das relações aí imbricadas não cabe em uma única perspectiva epistemológica de fazer ciência, mas em possibilidades plurais de tessitura do conhecimento. A pesquisa, com o rigor da implicação e da autoria, é, para nós, política de sentido para uma formação que busca, em devir, a construção de práticas emancipatórias, inacabadas e transformadoras da/na educação, seja do ensino infantil à pós-graduação.
Esta publicação reúne discussões epistemológicas e metodológicas da pesquisa em educação, considerando perspectivas de abordagens desenvolvidas em estudos e orientações por professores da pós-graduação em educação de universidades públicas de diferentes regiões/lugares do Brasil e de professores/pesquisadores de Portugal, França e Reino Unido. Essa diversidade permite aos interessados na pesquisa em educação se aproximarem dos textos percebendo a polifonia de ideias de professores e alunos pesquisadores de diferentes programas formativos e instituições de ensino superior, podendo também cada leitor se perceber na condição de autor de suas escolhas e bricolagens teórico-metodológicas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1825-3
DOI: 10.24824/978854441825.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DOCÊNCIA E FORMAÇÃO:<br> perspectivas plurais na pesquisa em educação

SOBRE OS AUTORES

ALEXANDRA LILAVATI PEREIRA OKADA
Pós doutora pela The Open University United Kingdom OU-UK (2008). Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1988), especialização em Licenciatura Formação de Professor Ens. Fund. Médio pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Curso de Pós-Graduação Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é pesquisadora professora do Knowledge Media Institute (KMi OU-UK) e coordenadora da comunidade internacional de pesquisa CoLearn OU-UK, professora visitante do curso de MBA online da Fundação Getúlio Vargas - RJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Educação com ênfase em Tecnologias de Comunicação e Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cartografia Cognitiva, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Conhecimento em Rede.

ALTINA RAMOS
É docente e investigadora no Instituto de Educação – Universidade do Minho, onde lecciona várias disciplinas de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento na área das TIC na Educação e Metodologia de Investigação em TIC.
Tem Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Diplôme d’Etudes Approfondies (D.E.A.) em Multimédia et Didactique des Langues pela Universidade de Toulouse-le Mirail, França, e Doutoramento em Estudos da Criança – Tecnologias de Informação e Comunicação pela Universidade do Minho com a tese Crianças, Tecnologias e Aprendizagem – contributo para uma teoria substantiva. Tem pós-doutoramento em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Brasil. Os seus atuais interesses de investigação são: tecnologias e processos de aprendizagem; integração curricular das TIC; investigação com crianças; grounded theory e análise qualitativa de dados com apoio NVivo. Tem vários textos publicados nestas áreas.

ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR
Graduada e Licenciada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrado em Sociologia pela mesma Universidade e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Departamento de Educação, da Faculdade de Educação, (FE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória, (Auto) Biografia e Inclusão (GEPEMABI)/FE/UERN.

ANTÔNIA BATISTA MARQUES
Doutora em educação, professora adjunto 4, lotada do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Enfoque Histórico-Cultural, atua principalmente nos temas: formação de professores, formação de habilidades, aprendizagem e desenvolvimento humano. Leciona as disciplinas: Estágio Supervisionado, Didática e Ensino de História, na Curso de Pedagogia. É pesquisadora dos grupos de estudos e pesquisas em: Educação e Subjetividade; Currículo e Ensino.

ANTÔNIO ROBERTO COELHO SERRA
Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Pós-doutorado pela Open University do Reino Unido. Vivência de mais de quinze anos em Instituição de Ensino Superior com atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com experiência em planejamento, implementação e avaliação de ações em EaD nos seus diferentes domínios. É Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, no departamento de Administração. Exerceu até agosto de 2013 a Coordenação Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão, representando-a junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil e à Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitor de Planejamento da UEMA.

ARACELI SOBREIRA BENEVIDES
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, professora adjunta do Curso de Ciências da Religião da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Natal. Sua atuação volta-se para a da formação docente e para o estudo de memórias e práticas leitoras de textos literários no âmbito da Educação e das Ciências da Religião. Atualmente é coordenadora de área do Subprojeto PIBID Ensino Religioso/Ciências da Religiião do Campus de Natal/UERN. É líder do grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Fenômento Religioso (UERN) e membro do Grupo de Pesquisa Discursivas na Contemporaneidade (UFRN). Membro do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso – FONAPER, responsável pela área de Ensino Superior. Poetisa e contista. Mantem o blog Pedra do Sertão.

CRISTINA D’AVILA
Graduada em Pedagogia, possui Mestrado em Educação e concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia em 2001. É pós-doutora pela Universidade de Montréal, Quebec, Canadá, na área de formação docente (2006-2007). É Pós-doutora na Université Sorbonne, Paris-Descartes, França (2015-2016). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Bahia e Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. É pesquisadora associada do CRIE - Sherbrooke - Canadá (Centre de recherche sur l’intervention éducative) e CRIFPE - Montreal - Canadá (Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante). É pesquisadora do grupo GREAS-CEAQ (Sorbonne, Paris-Descartes). Publicou oito livros, um como autora principal na área educacional, dois livros de literatura infantil, um livro de poemas e outros livros na área educacional em coautoria. Organizou duas outras coletâneas. Publicou mais de 20 artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos. Possui 3 processos ou técnicas e outros 24 itens de produção técnica. Participou de mais de 100 eventos no exterior e no Brasil. Orientou mais de 30 dissertações de mestrado na área de Educação. Orientou 04 teses de doutorado e várias monografias em curso de especialização e na graduação. Em 2003 coordenou 1 projeto de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área da Didática, Docência no ensino superior, formação de professores e ludicidade. Coordena o Grupo de Estudos e pesquisas em Educação e Ludicidade (GEPEL), pelo Programa de pós-graduação em Educação da UFBA. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 20 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Prática pedagógica, Mediação docente, Formação de professores, Docência na educação superior, livro didático, formação continua, Tecnologias da informação e da comunicação, Educação à distância e Material didático.

EDMÉA SANTOS
Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutorada em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT. Professora adjunto da Faculdade de Educação da UERJ. Atua no PROPED - Programa de Pós-Graduação em Educação. Linha de Pesquisa: “Cotidianos, redes educativas e processos culturais”. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Membro do GT 16 “Educação e Comunicação” da ANPED e da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: educação e cibercultura, formação de professores e pesquisadores, informática na educação, educação online, EAD, currículo, didática, pesquisa e práticas pedagógicas.

EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Doutorando em Educação, na Linha de Pesquisa “Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação”, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2010), Especialização em Educação, no campo temático “Formação de Professores” (2012) e Mestrado em Educação, na área de concentração “Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente” (2013), ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA. É Pesquisador dos Grupos de Pesquisa Formação Docente da Universidade Federal do Ceará – UFC e Educação, Discursos e Sociedade - UFERSA. Exerceu as funções de Coordenador do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – LEDOC/UFERSA (2014 - 2016) e de Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE/UFERSA (2014 - 2016). Atuou como Membro do Conselho de Curso e do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – UFERSA (2014 - 2016). Tem experiência em Educação. Desenvolve pesquisas com ênfase em Formação de Professores, Educação do Campo, Interdisciplinaridade, Histórias de Vida, Saberes da Tradição, Movimentos Sociais do Campo e Desenvolvimento Profissional em Educação. A pesquisa construída no Mestrado em Educação (2013) – UERN, culminou em uma Dissertação, a qual foi “Aprovada com Louvor” por unanimidade pelos membros que compuseram a Banca de Defesa.

FERNANDO JOSÉ FRAGA DE AZEVEDO
Professor Associado com agregação no Instituto de Educação da Universidade do Minho/Portugal. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) do Instituto de Educação da Universidade do Minho e do Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Minho com orientações de pós-doutorado, doutorado e mestrado.

GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Atualmente, é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PosEdud). Atua no grupo de pesquisa de Formação e profissionalização docente. Seus estudos e pesquisas referem-se as seguintes áreas: formação de professores, educação infantil, processos de aprendizagem e alfabetização da criança e inclusão.

HÉLIO JÚNIOR ROCHA DE LIMA
Doutor em Estudos da Linguagem (UFRN), mestre em Artes Cênicas (UFRN) especializado em Pedagogia do Teatro e coordenação de jogos com fundamentação pedagógica pela Theaterpädagogische Akademie BuT - Bundesverband Theaterpädagogik e. V., Heidelberg/Alemanha e graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor Adjunto I da UERN, atuando nas áreas de Corporeidade e Ensino de Arte. Tem experiência na educação formal e não-formal, no litoral e no campo, atuando com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Discute aspectos de processos criativos de leitura e escrita através do texto dramático, de jogos e exercícios teatrais atravessados por teorias instigadoras de ações emancipadas (Augusto Boal) e de redistribuição da ordem do sensível (Rancière) associadas ao plano de pensamento de Deleuze e Guatarri no que tange aos planos territoriais, as desterritorializações e reterritorializações como desdobramentos políticos da pedagogia e da arte.

HOSTINA MARIA FERREIRA DO NASCIMENTO
Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, graduada em pedagogia (1989) e doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Experiência na área de educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, abordando principalmente os seguintes temas: o pensamento de Paulo Freire, formação de professores, história de vida, educação popular e educação do campo. Tutora do PET Pedagogia da UERN. Coordenadora da atividade de extensão Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular.

LAURIZA QUINA BARRETO DO NASCIMENTO
É Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, mestre em Pedagogia do Elearning - MPeL – Universidade Aberta de Portugal, Pós-graduada em Designer Instrucional para Ambiente Virtual: Tecnologias, Técnicas e Metodologias pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI; EAD: Concepção e Planejamento – Pontifícia Universidade Católica – PUCMINAS.
Atualmente, é Técnica Pedagógica na Secretaria de Educação – SE / Departamento de Ensino Fundamental – DEF, Supervisão de Educação de Jovens e Adultos – SEJA, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, MG/Brasil. Tem como interesse a formação de professores e a utilização das tecnologias em contextos educacionais. É e-Mentora no Mestrado em Pedagogia do Elearning integrado no Projeto e-Mentoria. É investigadora no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) Universidade Aberta, Portugal.

LINA MARIA GASPAR MORGADO
É professora na Universidade Aberta de Portugal desde 1991onde ensina em cursos de doutorado, mestrado e graduação. Atua na área da educação aberta e a distância de nova geração e da inovação metodológica em ambientes e pedagogias emergentes em sistemas de educação a distância, onde investiga e publica. No âmbito das suas atividades profissionais foi fundadora do mestrado em Pedagogia do eLearning em 2006 e sua coordenadora. Foi coautora do Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta (2007). Coordenou vários programas de inovação pedagógica e de mudança institucional, entre os quais, o programa de inovação para a Formação dos Docentes em Elearning na Universidade Aberta (formação interna) e, formação externa a outras universidades. Atualmente coordena o projeto TC+Inova- Transferência de Conhecimento + Inovação. Tem participado em vários projetos nacionais e internacionais financiados no âmbito da inovação em educação a distância e educação aberta e formação de professores do ensino superior e outros agentes educacionais (REA, MOOCs, OpenProf, Mobilidade Virtual, etc.). É investigadora no Laboratório de Educação a Distância & eLearning (LE@D) da qual é membro fundador. É graduada em Psicologia Educacional, mestre em Comunicação Educacional Multimedia e Doutora em Educação.

LUCIELTON TAVARES DE ALMEIDA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010). Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2015). Mestrando em Educação, na linha de Formação Humana e Docente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Trabalha como professor das séries iniciais pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação do Campo, na qual constrói suas pesquisas, Ensino Fundamental I e II, Alfabetização e Literatura.

LUIZ ANTONIO BATISTA LEAL
Mestre (2012) e doutorando em educação pela Universidade Federal da Bahia, realizou doutorado Sanduíche como bolsista Capes na Université Paris Nord – Paris XIII na França (Processo PDSE 99999.006808/2015-08) no período 08/2015 a 05/2016, possui graduação em Música (Instrumento) pela Universidade Federal da Bahia (2004). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música: direção, arranjo e instrumentação musical (violão e guitarra). Professor de violão e guitarra, harmonia, teoria e percepção musical. Atualmente, tem-se dedicado também ao estudo e à pesquisa em Educação e Ludicidade e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ludicidade - GEPEL/Faculdade de Educação/UFBA- cadastrado no CNPQ.

MARIA CLEONICE SOARES
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – POSEDUC/UERN. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UERN. Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Tem como principal linha de investigação a Formação Inicial de professores para atuar no âmbito escolar; estudos relacionados a psicologia da educação e psicologia sócio-histórica. Estágio Supervisionado Curricular obrigatório e não obrigatório e, pesquisa formação. Participa do Grupo de Pesquisa Formação Humana e Profissionalização do Professor e, também é membro do Grupo de Pesquisa Educação e Subjetividade – GEPES.

MARTA MARIA CASTANHO ALMEIDA PERNAMBUCO
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). É professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN.

MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO
É Pedagoga pela UFRN, Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERN, atuando no Mestrado em Educação – POSEDUC/UERN e na graduação no curso de pedagogia e outras licenciaturas, integrante dos grupos de Pesquisa Formação e Profissionalização do Professor – UERN e Docência e Cibercultura – UERJ. Estuda e pesquisa, inspirada nas epistemologias multirreferencial e com os cotidianos, a formação docente no contexto da cibercultura.

NORMÂNDIA DE FARIAS MESQUITA MEDEIROS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores, atuando principalmente nos temas: Estágio Supervisionado, Pesquisa Educacional, Prática de Ensino, Didática, Currículo e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é professora adjunta II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – Curso de graduação e vice coordenadora do programa de pós-graduação em educação (POSEDUC), integra (líder) o grupo de pesquisa em formação e profissionalização do professor (Faculdade de Educação/UERN).


SILVAR FERREIRA RIBEIRO
Pós-Doutorado na Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), com apoio da CAPES (Processo 7537/2015-08). Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA/UNEB/UEFS/LNCC/IFBA/SENAI/UFABC), Mestrado em Engenharia de Produção da Linha de Pesquisa Mídia e Conhecimento, com ênfase em Educação a Distância (UFSC, 2002). Especializações Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superior pela FEBA (1986) e Psicopedagogia pela UFRJ (2001). Graduação em Pedagogia com Habilitações em Supervisão e Administração Escolar pela Universidade Católica Do Salvador (1983), Técnico em Administração. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XIX da UNEB de Camaçari. Experiência em Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa e inovação responsáveis, tecnologias da informação e gestão educacional, difusão do conhecimento, inclusão digital, recursos educacionais abertos e educação a distância.

SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1982), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2006) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, é membro do Grupo de Pesquisas em Formação e Profissionalização do Professor.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, autoconfrontação, mediação, atividade docente, subjetividade.

SONIA MARIA DA CONCEIÇÃO PINTO
Pós-Doutorado pela Open University – UK (2017), Doutora em Difusão do Conhecimento – UFBA (2010). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB (2003). Especialista em Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação – UNEB (1999). Pedagoga, graduada pela Universidade Católica do Salvador (1997). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia? Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias. Atuou como Coordenadora de Formação do Programa de Inclusão Sociodigital – PISD, da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia, SECTI-BA (2004 a 2011). Coordenou projetos de extensão universitária, voltados para a formação de monitores do Programa Telecentros.BR – Ministério das Comunicações (2009 a 2014). Atuou como professora pesquisadora, responsável pela coordenação pedagógica da GEAD: Gestão de Educação a Distância da UNEB (2008 a 2012). Pesquisas nas áreas de Educação a Distância, Inclusão Digital, Literacia Digital e CiFormação em Rede.

STÉPHANIE GASSE
É professora, doutora em Cie?ncias da Educac
?a?o pela Universidade de Rouen-Normandie, Franc?a (2008). Tem experie?ncia na a?rea de educac?a?o e formac?a?o de adultos (ONG, Instituto de desenvolvimento social, UNESCO, Organização International da Francofonia). Laureada em 2015 e 2016 pela Cátedra Francesa na UERJ – Pesquisadora Visitante Sênior Internacional (Embaixada da França no Brasil-UERJ). Áreas de pesquisa: educação e formação de adultos, educação não formal, Educação comparada e abordagens internacionais; dispositivos inovadores (presencial e a distância).

VALDICLEY EUFLAUSINO DA SILVA
Graduado em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Mestre em Educação pela UERN, professor Assistente do Curso de Ciências da Religião da UERN, Campus de Natal. Sua atuação volta-se para pesquisas relacionadas as Identidades, Formação Docente e Memória do Ensino Religioso. É membro do grupo Educação, Cultura e Fenômeno Religioso.

VERÔNICA MARIA DE ARAÚJO PONTES
Professora Adj. IV. Pós-doutora pela Universidade do Minho-Portugal, Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho/ Portugal revalidado pela UNICAMP como doutorado em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Consultora Ad hoc da Revista Agália, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista Linha Mestra, Revista Conexão e da Revista Psicologia em Estudo. Membro editorial da Revista RECEI. Líder do Grupo de Pesquisa em Literatura, Tecnologias e Novas Linguagens. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras / CAMEAM-UERN e do POENSINO/UERN/IFRN/UFERSA.