Capa do livro: NO PALCO DA INFÂNCIA:<br> movimento, ritmo e expressão corporal na educação infantil<br> Volume 27

NO PALCO DA INFÂNCIA:
movimento, ritmo e expressão corporal na educação infantil
Volume 27

Autores: Ida Carneiro Martins - Roberta Gaio (Orgs.).

No palco a infância e com ela o movimento, o ritmo, a expressão e as considerações de estudiosos/as distribuídas em nove Cenas (capítulos) que compõem dois atos desse espetáculo, a saber: I Ato – espaços da educação infantil e II Ato – repertório de atividades.
No primeiro Ato a criança é desvelada, os textos descortinam uma criança plural, autônoma, criativa, crítica e expressiva, que não deve ser olhada como um objeto a ocupar um lugar na sala junto aos demais brinquedos que lá estão.
No segundo Ato, os/as autores/as contemplam os/as leitores com propostas práticas pedagógicas, não como receitas de bolo, mas como dicas para o ensino-aprendizagem dos conteúdos propostos no Referencial Curricular Nacional.
São onze cenas (capítulos) com textos provocativos, reflexivos, descritivos e instigam os/as leitores/as a pensar na sua própria ação como docente e promover possíveis ajustes nas suas propostas pedagógicas. As luzes se acenderam, as crianças estão no palco da infância e o desafio está posto: vamos olhar com mais amor, afetividade e conhecimento a educação que se coloca em cada cena de vida desses pequeninhos.

Impresso
de R$ 65,88 por
R$ 57,48
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 46,12

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1487-3
DOI: 10.24824/978854441487.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

NO PALCO DA INFÂNCIA:<br> movimento, ritmo e expressão corporal na educação infantil<br> Volume 27

IDA CARNEIRO MARTINS
Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas na área de Pedagogia do Movimento e doutorado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba na área de Formação de Professores. Atualmente é professora do Curso de Educação Física da Universidade Nove de Julho é membro pesquisadora do grupo de pesquisa Pedagogia do Movimento da mesma universidade, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: práticas educativas na educação básica; brincar, jogos e brincadeiras; educação física escolar e movimento; formação de professores.

ROBERTA GAIO
Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Autora e organizadora de diversos livros na área da Educação e Educação Física. Desenvolve pesquisas relativas aos temas: Ginástica e Diversidade, Inclusão e Formação Profissional, e Manifestações Culturais em Ginástica e Dança na Escola. Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade Nove de Julho/SP e do Centro Universitário Salesiano de São Paulo/Liceu/Campinas.

ADEMIR DE MARCO
Professor Titular da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Possui Licenciatura em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1979) e Formação de Psicólogo pela mesma instituição em 1980. Especialização em Neuroanatomia e Órgãos Sensoriais pelo IB/Unicamp/CNPq em 1985, Mestrado em Anatomia Humana pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e Doutorado em Anatomia/Neuroanatomia Humana pelo ICB da Universidade de São Paulo (1990). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia/Neuroanatomia, atuando principalmente nos seguintes temas; neuropsicologia, mecanismos neurais da aprendizagem com ênfase ao desenvolvimento infantil na área da Educação Física. Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com objetivos de investigar a importância do movimento, nos seus mais variados tipos e contextos e em suas inter-relações com o desenvolvimento integral da criança. Pesquisa ainda, questões relacionadas com o crescimento, desenvolvimento, capacidades físicas e habilidades motoras no contexto escolar. É coordenador do GEEFIDI – Grupo de Estudos de Educação Física no Desenvolvimento Infantil – Departamento de Educação Física e Humanidades e Tutor do Programa de Educação Tutorial – PET/ FEF/UNICAMP.

ADEMIR GEBARA
Graduado em História e em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1970), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Economic History – London School of Economics And Political Science (1984). Professor aposentado da Unicamp
(tendo trabalhado no Departamento de Histór
ia IFCH e Faculdade de Educação Física), foi Professor da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE de Educação), Professor Visitante do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, foi Professor Visitante Nacional Sênior CAPES/UFGD Faculdade de Educação, atualmente é Pesquisador DCR-A FUNDECT/CNPq/UFGD.
Tem experiência na área administrativa, tendo sido Coordenador de Pós Graduação e Diretor de Faculdade na Unicamp, atualmente pesquisa, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, lazer, fronteiras e processos civilizadores.

BIANCA GRANZOTO
Mestranda em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep. Formada em Educação Física pela Universidade Hermínio Ometto – Uniararas, Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Estácio de Sá – Campinas. Trabalhou como professora especialista do ensino infantil e do ensino integral do Colégio Novo Acadêmico – COC. Atualmente é diretora do Colégio Van Gogh em Limeira-SP.

ELISÂNGELA OLIVEIRA DA SILVA
Graduada em Educação Física pela Universidade Nove de Julho, atualmente cursando o curso de Pós Graduação em Educação Física Escolar na Faculdade Metropolitana Unida. Com experiência na área de Educação Física, dedica-se a estudar, principalmente, aos seguintes temas: educação, educação física escolar e educação infantil.

LARISSA TEREZANI
Possui graduação (2003) e mestrado (2007) em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, integrante de 2000 a 2003 do grupo de ginástica e dança (G.G.D.) da UNIMEP pelo qual participou da Ginastrada Mundial de Lisboa – Portugal (2003). Especialista em Ginástica Rítmica (2007) pela Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR; especialista em Docência Universitária (2014) pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE e Doutoranda em Educação desde 2014 pelo Centro de Possui graduação (2003) e mestrado (2007) em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Especialista em Ginástica Rítmica (2007) pela Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR; Especialista em Docência Universitária (2014) pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE e Doutoranda em Educação desde 2014 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Atualmente é docente do curso de Ensino Superior de Educação Física em Licenciatura e Bacharelado da Universidade Nove de Julho – UNINOVE de São Paulo (SP) nas disciplinas de Atividades Rítmicas, Dança, Ginásticas e Trabalho de Conclusão de Curso desde 2008; na qual é integrante do grupo de Pesquisa em Pedagogia do Movimento Humano.

MAGDA SARAT
Doutorado em Educação (UNIMEP). Pós-Doutorado (UBA). Professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados com docência na graduação e na pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa ‘Educação e Processo Civilizador’ (CNPq). Pesquisadora com investigações a partir da História Oral e das leituras de Norbert. Entre as publicações destacam-se os livros: Educación y civilización: miradas desde a obra de Norbert Elias (2016); Leituras de Norbert Elias: educação, processo civilizador e fronteiras (2014); Sobre Processos Civilizadores: diálogos com Norbert Elias (2012); Tempos e Espaços Civilizadores (2009); Educação Infantil: pesquisas em história e gestão educacional (2007).

MARGARETE BERTOLO BOCCIA
Doutora em Educação PPGE UNINOVE (2016), área de concentração Teorias e Políticas em Educação. Mestre em Educação também pelo PPGE UNINOVE (2008). Possui graduação em Pedagogia e pós-graduação em Didática e Psicopedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo. Foi professora e diretora de escola, na rede pública e privada de ensino; coordenadora de curso da Graduação e Pós-Graduação. Atualmente é docente do curso de Pedagogia da Universidade Nove de Julho, no curso presencial e na modalidade educação a distância. Pesquisadora do grupo Formação de Professores: Contextos, Epistemologias e Metodologias (CNPq).

MARIA NAZARÉ DA CRUZ
Maria Nazaré da Cruz é psicóloga formada pela Universidade de São Paulo e Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba. Tem se dedicado ao estudo de questões relativas à linguagem, interações sociais e desenvolvimento infantil e a pesquisas nas áreas de educação infantil e formação de professores.

MELISSA CECATO DE MARCO
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2002), especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2003) e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Atualmente é professor – Universidade Nove de Julho/UNINOVE, ministrando as disciplinas de Crescimento e desenvolvimento humano, Prática de Ensino em Educação Física Infantil. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar Infantil e desenvolvimento. Cursando Doutorado em Educação, com ênfase na área Infantil, na Universidade Nove de Julho/UNINOVE-SP.

MÔNICA DE ÁVILA TODARO
Foi bailarina, atriz e coreógrafa. Possui graduação em Pedagogia e doutorado em Educação pela UNICAMP. É professora adjunta do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del Rei (MG) e docente convidada do Programa de Mestrado em Gerontologia da Each-USP. Possui experiência em instituições públicas como professora, coordenadora pedagógica, diretora de escola e chefe de seção. Pesquisa os temas: Corpo e educação; Ludicidade; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Relações intergeracionais; e prática educativa. É líder do grupo de pesquisa PEDAGOGIA DO CORPO CONSCIENTE (CNPq) e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Corpo, Cultura, Expressão e Linguagens (NECCEL), da UFSJ.

NEIDE DE OLIVEIRA CAMPOS QUINTANA
Fisioterapeuta pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCamp, especializada no método Bobath pela Associação Brasileira de Fisioterapia em Neurologia para o Desenvolvimento e Divulgação dos Conceitos Neurofuncionais – ABRAMINE. Atuação nas disfunções neuromotoras em Clinicas de Fisioterapia, Hospitais e Instituições de Educação Especial entre 1979 até 2008. Formação e aprofundamento em yoga para criança pela Metodologia Yoga com Histórias – SP, 2012. Formação em Hatha Vinyasa Yoga com Camila Reitz, 2015. Trabalha como Professora de yoga infantil no Espaço de Aprendizagem – O Quintal.

PALOMA TAVARES FERREIRA ROCHA
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora mestre em Educação e especialista em Educação Física Escolar. Atualmente é docente no curso de Educação Física da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, atuando na disciplina de Prática de Ensino. Tem experiência no âmbito da Educação, com ênfase Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas.

PRISCILA DE LIMA DA SILVA
Graduada em Educação Física (licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Nove de Julho e Especialização em Pós-Graduação em Educação Física Escolar Faculdade Metropolitanas – FMU.

TAMARA ARETTA MAUERBERG TECHE DE FARIAS
Possui graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Camilo Castelo Branco (2006), graduação em Pedagogia, Pós--Graduação Lato-sensu em Educação Física Escolar Preventiva e Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação, e em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense (2015), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), com o foco na formação inicial do Professor de Educação Física e o trabalho docente. Trabalhou como Gestora de uma Escola de Apoio ao Atendimento Integral a Criança (EMAIC), Professora na Rede Municipal de Ensino de Leme e na Autarquia Estadual – Centro de Educação Tecnológica Paula Souza. Professora da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação de Pirassununga (FATECE), no curso de Pedagogia. Atualmente é militar da Força Aérea Brasileira, atuando no Magistério do Desporto Superior (MDS). Tem experiência na área de Educação, Educação Física, Gestão e Formação.

TATIANA PEREIRA DE FREITAS
Doutoranda em Educação na Universidade Nove de Julho, Mestre em Educação pela PUC-SP e Especialista em Educação Física Escolar pela FMU. Licenciada em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro (2005). Atualmente é professora no curso de Educação Física da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, políticas educacionais, sistematização de conteúdos, Educação Física, prática de ensino, didática, história, autonomia e identidade profissional.

VANY ZACHARIAS
Graduada em Educação pela Faculdade de Educação Física de Santo André-FEFISA, especialista em Recreação industrial e hoteleira pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em Recreação e Lazer pela Faculdade de Educação Física de Santo André – FEFISA e especialista em Educação Física Escolar pelo Centro Universitário Clarentiano. Mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano e Coautora do livro “Trabalhando com recreação”. Professora do ensino superior desde 1991, atuando neste momento na Universidade Nove de Julho-UNINOVE.

VIVIAN IWAMOTO
Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD (2013); Especialização em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Estácio de Sá – SP (2014); Mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD (2016). Atualmente, está professora Substituta da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Participa do grupo de pesquisa Educação e Processo Civilizador, pela mesma universidade. Possui experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em Dança, Jogo, Infância, Memória, Imigração e Cultura Japonesa.