Capa do livro: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br> diferentes olhares para os processos formativos<br> Volume 25

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
diferentes olhares para os processos formativos
Volume 25

Autores: Luiz Sanches Neto, Tiemi Okimura-Kerr, Luciana Venâncio, Elisabete dos Santos Freire

Nos últimos anos, inúmeras investigações têm explicitado a presença e a interconexão de diferentes elementos na construção da identidade do professor, tornando evidente que seu processo de formação é permeado por grande complexidade. Analisar este processo e os elementos que nele se apresentam, no contexto da Educação Física Escolar, foi o objetivo dos organizadores deste livro.
Nos 10 capítulos que o compõem, vários autores e autoras compartilham resultados de suas investigações e reflexões, construídas a partir de diferentes perspectivas e lugares. Dessa forma, trazem pistas para que se possa vislumbrar como as experiências pessoais, os cursos de formação inicial, a intervenção profissional, o cotidiano escolar, as políticas públicas e as perspectivas ideológicas de cada professor(a), entre outros aspectos, podem trazer implicações para sua formação profissional.
Merece destaque, ainda, o convite manifesto em alguns capítulos para que se conheça o trabalho em parceria, realizado por grupos de professores, bem como seu possível impacto no processo de formação docente. Nessa perspectiva, o livro convida o leitor a pensar caminhos para a formação inicial e a refletir sobre o papel da educação continuada na formação dos professores de Educação Física.

Impresso
de R$ 63,48 por
R$ 53,88
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 44,44

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1458-3
DOI: 10.24824/978854441458.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br> diferentes olhares para os processos formativos<br> Volume 25

ALAN PATRICK OVENS
Professor da University of Auckland. Associate Professor em Physical Education na School of Curriculum and Pedagogy, Faculty of Education and Social Work. Coordenou a School of Critical Studies in Education, o Health and Physical Education Group e liderou o Acting Programme of the Bachelor of Physical Education. Foi presidente da Physical Education New Zealand (2006-2012) e é Chair of the AIESEP TGfU Special Interest Group. É o Programme Co-Chair para a 2018 S-STEP Castle Conference na Inglaterra. Pesquisa: complexidade, pedagogia da formação de professores e metodologias para autoestudo.

MAURO HENRIQUE ANDRÉ
É Bacharel e Licenciado em Educação Física pela USP (2002 & 2003). Possui Mestrado em Educação Física (escolar)USP (2007) e Mestrado em Educação Física (currículos) pela Brock University, Canadá (2010). É Doutor em Educação Física pela Auburn University, EUA (2013). Já lecionou nos Estados Unidos por três anos na Illinois State University. Atualmente é professor na Inglaterra pela Leeds Beckett University. Atualmente, apresenta três linhas de pesquisa: estudo do jogo e a criação de jogos (Student-Designed Games); modelos de educação física centrados no aluno (ex. Sport Education, Teaching Games for Understanding); formação de professores à distância. Apresenta publicações em jornais nacionais e internacionais e apresentações em diversos congressos. Apresenta experiência docente de aproximadamente 16 anos, tendo lecionado nos níveis infantil, fundamental e superior.

CHERYL J. CRAIG
Professora da Texas A&M University, College Station. Foi Secretary of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), premiada com o Outstanding Service Award pelo ISATT e com o Lifetime Achievement Award em curriculum studies pela American Educational Research Association (AERA). Pesquisa: tecnologia educacional, teorias do currículo e métodos de ensino.

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2008). Especialista em Educação Física Escolar (2010) e em Pedagogia dos Esportes (2012) pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atuou como professor efetivo de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação (2010-13), na Secretaria Municipal de Educação (2010-15) e no Centro Paula Souza (2014-15) no Ensino Fundamental, Médio e Técnico em São Paulo. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atuando no Ensino Médio e no Ensino Superior.

MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). É professora Adjunta do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. Coordena Projeto de Extensão com ênfase na área de Formação de professores de Educação Física e Esportes. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Pesquisadora do Saberes em Ação e LEPPEF (UFC).

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Licenciada (1990) e Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo e Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Atuou, também, com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, o que motivou a escolha da principal linha de pesquisa a qual se dedica: Educação Física, Escola e Currículo. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas sobre os saberes escolares a serem aprendidos nas aulas de Educação Física e, especialmente, sobre a construção de valores na escola. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo – GEPEFEC.

FÁBIO LUIZ D´ANGELO
Doutorando em Pedagogia do Movimento Humano pela EEFE – USP/SP; Mestre em Educação Motora pela FEF – UNICAMP/SP; Especialista em Psicomotricidade – CESIR – SP; Coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação; Professor dos cursos de pós-graduação em Educação Física Escolar da Estácio e FMU; Assessor pedagógico na Área da Educação Física – Escola Vera Cruz e Sesc/SP; Consultor Pedagógico na Área da Educação Física – Revista Nova Escola; Co-autor dos Livros “Jogos educativos: estrutura e organização da prática”; “Praticas pedagógicas reflexivas em esporte educacional” e “Oficinas do esporte: guia da prática pedagógica”.

GRACIELE MASSOLI RODRIGUES
Licenciada em Educação Física e Especialista em Educação Física para Pessoas com Deficiência (Universidade Federal de Uberlândia – 1994) possui Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e (2002). Tem experiência na área de Educação Física e Dança nos contextos escolares e não escolares atuando principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada, esporte adaptado, educação física inclusiva, envelhecimento e atividade física, grupos de convivência de idosos, deficiência e envelhecimento. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência na Universidade São Judas Tadeu. Atualmente é professora titular da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física e em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

JULIANA DO NASCIMENTO
Possui graduação em Educação Física pela FACULDADE DE EDUCACAO FISICA DE SANTO ANDRE (2007) e Direito pela UNIVERSIDADE BRÁZ CUBAS (1996). Especializada em Psicopedagogia Institucional (2013) e Exercício Físico Aplicado para Grupos Especiais (2010). Atuou 10 anos na área jurídica, 5 anos com Educação Física e Natação Adaptada em Escola Especial e a partir de 2009 como Profª de Educação Física Escolar na Prefeitura Municipal de Santo André.

LUCIANA VENÂNCIO
Professora da Universidade Federal do Ceará, no Instituto de Educação Física e Esportes. Licenciada em Educação Física (Unesp), Especialista em Educação Física Escolar (Unicamp), Mestre em Educação Física Escolar e Doutora em Educação (Unesp). Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot. Foi professora de Educação Física na rede municipal de São Paulo por 18 anos e coautora do currículo da rede estadual. É orientadora na Pós-Graduação e participa do grupo autônomo de “Professores-Pesquisadores” de Educação Física Escolar, ISATT e Repères.

LUIZ SANCHES NETO
Professor da Universidade Federal do Ceará, no Instituto de Educação Física e Esportes. Bacharel e Licenciado em Educação Física (USP), Mestre em Educação Física Escolar e Doutor em Pedagogia da Motricidade com Pós-Doutorado em Educação (Unesp). Foi estudante pesquisador visitante na Université de Montréal, Canadá, orientador na Pós-Graduação, professor da rede municipal e coautor do currículo de Educação Física da rede estadual paulista. Membro do grupo autônomo de “Professores-Pesquisadores” de Educação Física Escolar, NEPEF-FPCT, SINC, AERA e ISATT.

MAURÍCIO TEODORO DE SOUZA
Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1983). Mestre (1994) e Doutor (2001) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Cidade de São Paulo.

MAURO BETTI
Licenciado e Mestre em Educação Física (USP), Doutor em Educação (UNICAMP), Livre Docente em Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação Física (UNESP). Professor do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da UNESP-campus de Bauru, e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente.

MARIA LUIZA DE JESUS MIRANDA
Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente Coordena o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, níveis Mestrado e Doutorado. É docente, também, no mestrado em Ciências do Envelhecimento. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior e foi uma das idealizadoras da proposta de educação física para idosos baseada na educação dialógica de Paulo Freire e no ideário da Promoção da Saúde, implementada no projeto de extensão Projeto Sênior para a Vida Ativa. Tem experiência na área de Educação Física, nos contextos escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física e envelhecimento; educação física e promoção da saúde; programas de educação física com ênfase nos aspectos psicossociais e pedagógicos; música e bem-estar subjetivo; educação para o autocuidado com a saúde na velhice.

RAPHAELL MOREIRA MARTINS
Licenciado em Educação Física (UEVA). Especialista em Educação Física escolar (FANOR). Mestre em Educação Brasileira (UFC). Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP). Professor da Secretária de Educação do Ceará e da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Pesquisador do Saberes em Ação (UFC) e LETPEF (UNESP).

SAMUEL DE SOUZA NETO
Graduação em Educação Física, Graduação em Letras, Graduação em Pedagogia, Especialização em Educação Física, Especialização em “A formação acadêmica em Educação Física, Mestrado em Educação, Doutorado em Educação, Pós-Doutorado. Université de Montreal, UdeM, Canadá. Professor Adjunto II – Depto Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade.
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade (CAPES-6) IB UNESP/RC Filho (UNESP), gestão 2013-2017; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (CAPES-4) IB – UNESP/RC; Chercheur Associe Internacional – CRIFPE/Montréal Pesquisador CNPq – 1D, Membre Externi Scuola Abba Roma, Membro do Grupo de Pesquisa: NEPEF: FPCT e Membro do Grupo de Pesquisa: DOFPPEN.

TATIANA PEREIRA DE FREITAS
Doutoranda em Educação na Universidade Nove de Julho, Mestre em Educação pela PUC-SP e Especialista em Educação Física Escolar pela FMU. Licenciada em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro (2005). Atualmente é professora no curso de Educação Física da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, políticas educacionais, sistematização de conteúdos, Educação Física, prática de ensino, didática, história, autonomia e identidade profissional.

TIEMI OKIMURA-KERR
Possui bacharelado e licenciatura em Educação Física (1998 e 1999) e mestrado em Pedagogia do Movimento Humano (2005) pela Universidade de São Paulo. É professora do ensino médio na Escola Estadual Dona Ana Rosa e do ensino superior no Centro Universitário Unisant’anna. Foi educadora on-line do curso EAD de especialização em Educação Física pela Redefor-Unicamp e tutora no curso semi-presencial de Pedadogia pela Unesp. Tem experiência nos diferentes ciclos da educação básica, avaliação física em academia e educação física para idosos. Atualmente pesquisa a educação física escolar e é integrante do grupo de professores pesquisadores.

UIRÁ DE SIQUEIRA FARIAS
Possui graduação em Bacharel em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009) e graduação em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Diadema (2008). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais, instituição Universidade Gama Filho – SP (2011). Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Universidade Estácio de Sá (2015). Atua a seis anos na área da Educação Física Escolar. Atualmente realiza o mestrando na Universidade São Judas Tadeu em Educação Física. É professor de Educação Física das redes de Educação das cidades de Santo André (SP) e de São Paulo, atendendo a educação infantil, fundamental I e II. Trabalhou nas redes de educação das cidades de Suzano (SP) e de São Bernardo do Campo (SP), nesta última, atendia a modalidade EJA.

VINÍCIUS DOS SANTOS MOREIRA
Professor de Educação Física escolar efetivo das redes municipais de Santo André e São Paulo com experiência na educação infantil e ensino fundamental. Mestrando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Especialista em Educação Física escolar pela Universidade Estácio de Sá (2015), licenciado em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (2008) e Bacharelado pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UNIÍTALO (2010).

WALTER ROBERTO CORREIA
Livre Docente da Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFEUSP). Doutor em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1999). Formação em Psicanálise pelo CEP – Centro de Estudos Psicanalíticos (2010). Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade de Educação Física de Santo André /FEFISA (1994). Pedagogo pela Universidade São Marcos (1992). Licenciado em Educação Física pela FEFISA (1987). Mestre Qualificado em Ving Tsun/Kung Fu (Arte Marcial Chinesa) pela International Moy Yat Ving Tsun Federation (2010). Têm experiências nas
áreas de Educação e Educação Física com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores; Dimensões Psíquicas e Emocionais na Docência Educação Física Escolar; Educação Física no Ensino Médio; Dimensões Socioculturais do Movimento Humano. Atualmente é docente do Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano da EEFEUSP.