Capa do livro: A ATIVIDADE DO JOGO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA DA CRIANÇA NA ESCOLA

A ATIVIDADE DO JOGO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA DA CRIANÇA NA ESCOLA

Autores: Rodrigo de Lima Nunes - Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho

Refletir sobre as implicações do jogo no processo de desenvolvimento da consciência das crianças na escola, levando em consideração as relações alienadas e alienantes engendradas sob a base das relações de produção e exploração da sociedade atual, torna-se condição imprescindível para todos os profissionais que atuam no campo educacional, sobretudo aqueles que, como nós, se preocupam em efetivar uma educação efetivamente emancipatória para todos. Dessa forma, na busca pela superação das desigualdades sociais e no rompimento com os entraves colocados pelas relações de propriedade privada, que por consequência acabam impossibilitando nossas crianças de se apropriarem dos objetos culturais construídos pela humanidade, objetos estes imprescindíveis ao seu processo de humanização, o presente livro se coloca ao lado das discussões e reflexões atuais que buscam elucidar acerca de uma educação que promova mudanças significativas nos alunos, desvelando as nuances que caracterizam a atividade do jogo na infância, bem como a relação desta atividade com o processo de desenvolvimento da consciência da criança, configurando-se assim como um instrumento educacional que trás no conjunto de sua exposição conceitual uma discussão rica e acurada sobre uma faceta importante na escolarização e do seu papel na formação de sujeitos críticos dentro da atual sociedade. Assim, em tempo de muitas revisões bibliográficas e de produtivismo sob a feição de ciência, o presente trabalho se pautou na práxis, sendo construído a partir de uma pesquisa com grupo de crianças em situações concretas, nas quais as marcas da alienação emergiam como forma de comportamento e ações, o que nos permitiu enfrentar cara a cara o nosso objeto de estudo e produzir conhecimentos concretos, não idealistas da realidade.

Impresso
de R$ 46,68 por
R$ 40,68
Digital
de R$ 46,68 por
R$ 32,68

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1336-4
DOI: 10.24824/978854441336.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 126
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A ATIVIDADE DO JOGO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA DA CRIANÇA NA ESCOLA

RODRIGO LIMA NUNES
Estudante do curso de doutorado do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente-SP (ingresso em 2015). Mestre em educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente-SP (2013). Licenciado em Educação Física também pela Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP-Presidente Prudente-SP (2010). Atualmente é docente da Faculdade de Presidente Prudente (FAPEPE/UNIESP) no Curso de Educação Física e faz parte do GEIPEE-Thc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria Histórico-cultural) da FCT/UNESP-Presidente Prudente como pesquisador

IRINEU ALIPRANDO TUIM VIOTTO FILHO
Possui Pós-doutorado em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano pela University of Bath (Inglaterra/2011-2012); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Graduação em Psicologia pela UNESP-Bauru (1997) e Graduação em Educação Física pela UNESP-Bauru (1990). Atualmente é Coordenador do Curso de Pós-graduação em Educação e docente do Departamento de Educação Física da UNESP-Presidente Prudente. Coordenador do GEIPEE-Thc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria Histórico-cultural) da FCT/UNESP-Presidente Prudente