Capa do livro: SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE MATEMÁTICA<br>COLEÇÃO SEQUÊNCIA FEDATHI

SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE MATEMÁTICA
COLEÇÃO SEQUÊNCIA FEDATHI

Autores: Hermínio Borges Neto (Org.)

livro impresso
de R$ 38,90 por
livro digital
de R$ 38,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro “Sequência Fedathi no ensino de Matemática” faz parte da Coleção Sequência Fedathi e apresenta uma coletânea de trabalhos de pesquisadores vinculados ao Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará. Busca aprofundar questões ligadas ao ensino e à aprendizagem da Matemática no tocante à proposta de ensino Sequência Fedathi.
A Sequência Fedathi é caracterizada, principalmente, por ter um olhar mais atento para as ações do professor dentro e fora da sala de aula, favorecendo a autonomia do aluno, que é estimulado ativamente durante este processo de ensino. A Sequência Fedathi tem como foco principal o professor, sua intencionalidade, seu comportamento, participação e interação com os alunos em sala de aula.

Ao todo, são oito capítulos que discutem questões atuais do ensino e da aprendizagem da Matemática nos diversos níveis de ensino a partir das experiências dos pesquisadores. Cada capítulo apresenta aspectos significativos da vivência da Sequência Fedathi nos quais os autores debruçaram-se para, de maneira simples e clara, apresentar um texto de interesse dos profissionais da área.

Esperamos que esta publicação possa, efetivamente, contribuir com novos projetos para a promoção e divulgação da proposta de ensino Sequência Fedathi e que sirva como uma referência para outros professores de Matemática que não temem desafios.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1323-4
DOI: 10.24824/978854441323.4
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE MATEMÁTICA<br>COLEÇÃO SEQUÊNCIA FEDATHI

Autores

ADRIANA FERREIRA MENDONÇA
Mestranda em Educação no eixo Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Coordenação e Supervisão escolar (FLATED) e licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Professora da Educação Básica da Secretaria do Estado do Ceará (SEDUC)

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), tem mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de Matemática da Universidade Aberta do Brasil, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática

ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2010) na Área de Concentração em Formação de Professor, Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2001), Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2005). Atua como Professora Universitária (UECE) e Formadora Educacional em programa de formação continuada de professores

JOELMA NOGUEIRA DOS SANTOS
Atualmente é professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Tem experiência na área de Ensino, com ênfase em Formação de Professores de Matemática. Concluiu o mestrado profisional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) cuja formação está direcionada para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática. É Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a qual está voltada para a Gestão do Currículo

DANIEL BRANDÃO MENEZES
Cursou Licenciatura em Matemática (2009-2012) na Universidade Estadual do Ceará seguido do Mestrado em Matemática (2012-2014) na Universidade Federal do Ceará; doutorando na Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação na Linha Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática. Atualmente professor Assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Área de concentração de estudos: Educação Matemática.

FRANCISCA CLÁUDIA FONTENELE
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2013), especialização em Ensino de Matemática (2012) e Licenciatura Plena em Matemática (2007), ambos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente, é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, atuando no eixo Ensino de Matemática, no qual faz parte do Laboratório de Pesquisa Multimeios – MM e do Grupo de Estudos em Educação Matemática do Multimeios - GEM²

FRANCISCO EDISOM EUGENIO DE SOUSA
Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da UECE, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/Quixadá-CE), e professor do Ensino Fundamental na cidade de Quixadá. Pesquisador em Educação Matemática, no Grupo de Educação Matemática do Multimeios (GEM²-UFC) e Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM-FECLESC/UECE)

HERMÍNIO BORGES NETO (ORGANIZADOR)
Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Pós-doutor em Matemática pela Université Paris Diderot, PARIS VII. Coordenador do Laboratório de Pesquisas Multimeios, atua nas áreas de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital, e em Ensino de Matemática

TÂNIA SARAIVA DE MELO PINHEIRO
Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Especialização em Educação a Distância e em Comunicação em Mídias Digitais. É professora da UFC Campus Quixadá. Área de interesse: métodos e técnicas de pesquisa em educação e computação

VIRLANE NOGUEIRA MELO PEDROSA
Mestranda em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Especialização em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Área de interesse: métodos e técnicas de pesquisa em educação e em específio, Ensino de Matemática

VIVIANE SILVA DE ANDRADE
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino. É professora de Matemática da rede estadual cearense de educação