Capa do livro: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO CAMPO:<br>saberes ditos, experiências lidas e cunhadas em letras<br>Volume I

NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO CAMPO:
saberes ditos, experiências lidas e cunhadas em letras
Volume I

Autores: Zélia Maria de Arruda Santiago - Zuleide Maria de Arruda Santiago Guimarães (Orgs.)

O livro NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO CAMPO: SABERES DITOS, EXPERIÊNCIAS LIDAS E CUNHADAS EM LETRAS, insere-se na área de História da Educação brasileira no Campo (interior da Paraíba). Registra histórias de vida fotografadas e narradas de prática docente de professoras que atuaram/atuam na Educação Campesina, período que compreende as décadas de 40-90 (século XX) as iniciais do século XXI. Um legado educacional por elas arquitetado no passado e lembrado pelas gerações seguintes. 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1247-3
DOI: 10.24824/978854441247.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO CAMPO:<br>saberes ditos, experiências lidas e cunhadas em letras<br>Volume I
IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA
Graduação em História (UFPB). Mestrado em História (UFPE). Doutorado em História (UFPE) e pós-doutorado em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz-Rio de Janeiro. Pesquisador do CNPq e membro do conselho editorial das Revista Mneme (1518- 3394), Temporalidades (UFMG) e Revista de Humanidades da Universidade de Fortaleza. Professor Associado III da UFCG. Coordenador do Curso de Mestrado em História da UFCG. Faz parte do quadro de avaliadores institucionais e de curso do BASIs/INEP/MEC. Autor de livros didáticos na área de História. Autor de livros de Metodologia da Pesquisa e do Ensino. Tem experiência na área de metodologia da pesquisa e do ensino. Atua nos seguintes temas: ensino de história, história e saúde, educação médico-escolar, arquitetura escolar, espaço, cultura e cidade, saúde e ambiente. Desenvolve projeto na área de história e saberes médicos; educação e saberes médicos; saúde e ambiente; trabalho e saúde; educação e discurso protestante; identidades, cartografia escolar e discursos médicos, sanitarização e higienização
 

SILVANA ELOISA DA SILVA RIBEIRO
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais (UFPE). Mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Docente da UFCG. Pesquisadora do Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (PIATI/UFCG), vinculado ao Programa de Especialização em Educação (PPGE/UFCG), atuando na linha de pesquisa Educação para Diversidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, Sociologia do Meio Ambiente, Sociologia Rural e Sociologia do Desenvolvimento. Temas pesquisados: Meio ambiente, Sustentabilidade, Educação ambiental, Memória coletiva, Envelhecimento e Alfabetização   de adultos e idosos

PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO ARAÚJO
Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora titular da Universidade Estadual da Paraíba, atuando no curso de História, no Mestrado Profissional em Formação de Professores e no Mestrado de Serviço Social. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História prática pedagógica e Formação de Professor. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Juvenil, História e Cultura Afro-Brasileira, Literatura de Cordel, Interculturalidade, ensino de história, História da Educação, Migrações, Formação de Professor e Educação do campo. É Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indigena Neabí – UEPB, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Comunitários da Infância e Juventude (Nupecij), Sócio da Anped, Anpuh e Sociedade Brasileira de História da Educação

ZÉLIA MARIA DE ARRUDA SANTIAGO
Graduação Curso Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (1986). Graduação Curso Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (1997). Especialização em comunicação educacional (1991-UEPB) Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade (UEPB/2001). Doutorado em Educação (UFPB/2010). Professora do Departamento de Educação (UEPB), professora Curso Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar (UEPB), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Ciências (PPGECEM/UEPB), professora na Universidade Aberta à Maturidade (UAMA/UEPB). Coordena Projeto Pesquisa Educação no/do Campo (PIBIC/UEPB). Coordena Projeto Extensão Educação Intergeracional e alfabetização com idosos(as). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Ciências (PPGECEM/UEPB). Atua nas áreas de Linguística Aplicada e Educação com ênfase nos temas: formação continuada, alfabetização, multiletramentos, leitura e escrita, oralidade em sala de aula, intergeracionalidade

ZULEIDE MARIA DE ARRUDA SANTIAGO GUIMARÃES
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras (habilitação língua inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba, graduação em Licenciatura Plena em Letras (habilitação língua portuguesa) - UFCG. Especialista em Educação (UFCG). Mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Realiza pesquisa sobre leitura, ensino, letramento e educação especial. Professora do Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste, exercendo o trabalho de ledora, professora itinerante da Escola Estadual de Ensino Fundamental Haroldo Cruz e professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA