Capa do livro: JOGOS E BRINCADEIRAS NA ESCOLA:<br>nada mais sério para a aprendizagem - Volume 18

JOGOS E BRINCADEIRAS NA ESCOLA:
nada mais sério para a aprendizagem - Volume 18

Autores: Luis André Pereira de Olivera (Org.) - Marília Amábile Guarizo (Org.) - Daniel Chris Amato (Org.) - Gisele Maria Schwartz (Org.)

livro impresso
de R$ 46,90 por
livro digital
de R$ 46,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Jogar e brincar nem sempre são devidamente valorizados na sociedade. Entretanto, as vivências de caráter lúdico não se resumem a atividade alienadas, que mascaram a realidade por seu poder de incentivo à imaginação e a um tempo fora das obrigações diárias. Ao contrário, são vivências que levam em consideração as expectativas humanas na busca da alegria e do prazer, sendo de grande importância para a saúde e para incentivar a aquisição de valores sociais mais justos.
Os jogos e as brincadeiras possuem o potencial de promoverem, de maneira simbólica, o encontro do ser humano consigo próprio, com o outro e com a cultura. Portanto, as atividades de caráter lúdico podem propiciar elementos de criação de identidades, uma vez que elas se transformam em um elo entre as realidades pessoal e social.
Os jogos, as brincadeiras e outras formas expressivas e lúdicas concentram um potencial de catalisar a imaginação e a criatividade, favorecendo, ao ser humano, estratégias diferenciais para a participação crítica e transformadora. Além disto, possibilitam a construção de novos códigos de aprendizados, os quais são próprios dessas atividades e que vão ao encontro de pessoas de todas as idades.
Não é fácil, ao Professor, ter que atender às exigências curriculares e, ao mesmo tempo, ir ao encontro das expectativas e necessidades de seus alunos. Portanto, este livro procura auxiliar nesse sentido, apresentando algumas reflexões sobre as diferentes fases do desenvolvimento humano, bem como, refletindo sobre a educação de valores. São apresentadas algumas sugestões de jogos e brincadeiras, discutindo-se a potencialidade de cada um desses recursos, na perspectiva de ampliar as estratégias de ação do Professor.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1121-6
DOI: 10.24824/978854441121.6
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 114
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

JOGOS E BRINCADEIRAS NA ESCOLA:<br>nada mais sério para a aprendizagem - Volume 18

Autores

LUIS ANDRÉ PEREIRA DE OLIVEIRA
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - DEF/IB/ UNESP – Campus de Rio Claro, Pesquisador do LEL- Laboratório de Estudos do Lazer, DEF/IB/ UNESP – Campus de Rio Claro. Licenciado e Bacharelado em Educação Física pela UNESP – Rio Claro. Proprietário da empresa de recreação FAVO DE MEL.

MARÍLIA AMÁBILE GUARIZO
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - DEF/IB/ UNESP – Campus de Rio Claro, Pesquisador do LEL- Laboratório de Estudos do Lazer, DEF/IB/ UNESP – Campus de Rio Claro. Bacharelado em Educação Física pela UNESP – Rio Claro. Recreadora da empresa de recreação FAVO DE MEL.

DANIEL CHRIS AMATO
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - DEF/IB/ UNESP – Campus de Rio Claro, Pesquisador do LEL- Laboratório de Estudos do Lazer, DEF/IB/ UNESP – Campus de Rio Claro. Especialista em Educação Musical e Licenciado em Educação Artística com habilitação em Artes (UNASP–EC). Bacharel em Adm. de Empresas (ASSER-São Carlos). Regente coral de vários grupos na região de Campinas e Professor (PEBIII-Arte) da Rede Municipal de Ensino de Campinas, onde desenvolve atividades no Projeto Cantando na Escola.

GISELE MARIA SCHWARTZ
Pós-Doutorado (Université du Québec à Trois-Rivières-Canadá. Visiting Fellow (University of Birmingham - UK. Estágio Sênior (Universidade de Lisboa). Livre Docência em Atividades Expressivas (UNESP). Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Mestrado em Educação Física (UNICAMP). Graduação em Educação Física (EEFUSP). Professor Adjunto no Departamento de Educação Física, IB/UNESP–Rio Claro. Orienta nos níveis de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade IB/ UNESP–Rio Claro, área Pedagogia da Motricidade Humana, linha de pesquisa Educação Física, Esporte e Lazer. Orienta nos níveis de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias IB/ UNESP–Rio Claro, linha de pesquisa Tecnologia, Corpo e Cultura. É autora e coautora de diversos artigos e de livros como: Webgames com o corpo - vivenciando jogos virtuais no mundo real; Dinâmica Lúdica: novos olhares; Aventuras na natureza; Inclusão Digital: estraté­gias de coparticipação de idosos no lazer virtual; Atividades Recreativas; Gestão da informação sobre Políticas Públicas de Esporte e Lazer: im­pactos social e científico da Rede CEDES; Educando para o lazer; Atividades rítmicas e expressivas; Não é só a torcida organizada: o que os torcedores organizados têm a dizer sobre a violência no futebol. Temas de interesse: Psicologia do Lazer, Atividades de Aventura, Lazer Virtual, Gestão da Informação, Gestão do Esporte e Lazer e Pesquisas sobre Lazer. Coordenadora do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer.