Capa do livro: GEOGRAFIA NA SALA DE AULA:<br>linguagens, conceitos e temas

GEOGRAFIA NA SALA DE AULA:
linguagens, conceitos e temas

Autores: Jussara Fraga Portugal - Simone Santos de Oliveira - Mariana Martins de Meireles - Hanilton Ribeiro de Souza (Orgs.)

livro impresso
de R$ 65,88 por
livro digital
de R$ 65,88 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)
 
Consultar frete e prazo de entrega

Sinopse

GEOGRAFIA NA SALA DE AULA: linguagens, conceitos e temas” é uma coletânea composta por dezenove artigos que versam sobre importantes temas que se entrecruzam entre a Geografia Escolar, o ensino de Geografia e a formação docente
Dividida em duas partes – a primeira intitulada “Diversas Linguagens na sala de aula: ensino e pesquisa” é composta por oito artigos que destacam diferentes modos e possibilidades de realizar práticas de ensino de Geografia ancoradas nas diversas linguagens, enquanto dispositivos didático-pedagógicos.  A segunda parte, composta por onze artigos, denominada “Práticas de Ensino e Formação: conceitos e temas na sala de aula” contempla temáticas que perpassam pelo debate sobre as relações entre a Geografia Acadêmica e a Geografia Escolar, as contribuições do estágio supervisionado na formação docente em Geografia, e, também, destaca estratégias metodológicas na abordagem de conceitos e temas da Geografia em sala de aula, em diferentes contextos de formação.

Os organizadores

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0802-5
DOI: 10.24824/978854440802.5
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 362
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

GEOGRAFIA NA SALA DE AULA:<br>linguagens, conceitos e temas

Autores

JUSSARA FRAGA PORTUGAL
Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI / Serrinha.  Licenciada em Geografia. Especialista em Supervisão Escolar e em Avaliação. Mestre e Doutora em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa Geo(BIO)grafar: Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores e pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral – GRAFHO/PPGEduC/UNEB. Coordena o subprojeto de Geografia “Formação docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES na UNEB, Campus XI. Sócia efetiva e secretária adjunta da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica – BIOgraph.

SIMONE SANTOS DE OLIVEIRA
Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI. Licenciada em Geografia, Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade – PPGDCI/UEFS. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Geo(BIO)grafar:  Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores. É membro dos Grupos de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral – GRAFHO/PPGEduC/UNEB e do Grupo Estudos Interdisciplinares em Desenho – PPGDCI/UEFS. Sócia da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica – BIOgraph.

MARIANA MARTINS DE MEIRELES
Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia / Centro de Formação de Professores – CAF/UFRB. Doutoranda e Mestre em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XI). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO). Membro da equipe de pesquisa “Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem” (CNPq e FAPESB). Membro do Observatório em Educação do Vale do Jiquiriçá (OBSERVALE). Membro da Associação brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

HANILTON RIBEIRO DE SOUZA
Professor Assistente de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Campus V – Santo Antônio de Jesus). Doutorando em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC (UNEB), Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional, Especialista em Desenvolvimento Regional Sustentável, Licenciado em Geografia e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB).   Membro do grupo de Pesquisa AS CIDADES E O URBANO (UNEB- Campus V), Grupo de Pesquisa GEO(BIO)GRAFAR:  Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores e   Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO).