Capa do livro: EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA:<br>ações e estratégias pedagógicas no ensino básico e superior

EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA:
ações e estratégias pedagógicas no ensino básico e superior

Autores: Suzi Samá - Mauren Porciúncula Moreira da Silva (Orgs.)

livro impresso
de R$ 38,90 por
livro digital
de R$ 38,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro reúne trabalhos com um objetivo comum: socializar investigações que vêm sendo desenvolvidas em Educação Estatística por pesquisadores de diversas instituições educacionais brasileiras. A partir deste propósito, teoria e prática se congregam, no intuito de intensificar a reflexão acerca dos aspectos que permeiam a sala de aula de Educação Estatística. As propostas apresentadas nesta obra buscam oportunizar a criação de ambientes educacionais que potencializem o ensino e a aprendizagem da Estatística e da Probabilidade, tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior. 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0628-1
DOI: 10.24824/978854440628.1
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA:<br>ações e estratégias pedagógicas no ensino básico e superior

Autores

AIDA CARVALHO VITA
Graduada em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1984) e Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de São Paulo (2010). Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2003). Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Professora Adjunta da UESC com experiência no magistério na área de Didática e Metodologia do Ensino da Matemática, Cálculo e Geometria com ênfase em Educação Matemática. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UESC, orientando mestrandos em pesquisas com os seguintes temas: aprendizagem de Matemática e Probabilidade do aluno deficiente visual, análise instrumental de maquete tátil.

AILTON PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR
Estatístico pela ENCE e Matemático pela UCB. Mestre em Pesquisa Operacional pelo IME-RJ. Doutor em Educação pela USP-SP. Pós-doutorado em Educação pela USP-SP. Áreas de pesquisa: Educação Estatística, Formação de Professores na Educação Básica e Superior e Atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Estatística. Coordenador Subprojeto PIBID Matemática/UFTM desde 2010. Coordenador do projeto FAPEMIG/CAPES: Concepção e Prática de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas em Uberaba no Triângulo Mineiro em Relação à Matemática e à Estatística. Professor adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desde 2009 e Professor titular e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM.

AMARI GOULART
Licenciado em Matemática pela USP em 2001. Foi professor efetivo do ensino público estadual paulista e da prefeitura municipal de Itapevi por três anos. Obteve seu mestrado em Educação Matemática, intitulado “O discurso sobre os conceitos probabilísticos para a escola básica”, pela PUC-SP em 2007. Em 2015, obteve o seu doutorado em Educação Matemática, intitulado “Um estudo sobre a abordagem dos conteúdos estatísticos em cursos de Licenciatura em Matemática: Uma proposta sob a ótica da Ecologia do Didático”, também pela PUC-SP. Atualmente é professor efetivo, nível D402, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia do IFSP atuando nos cursos de Engenharias, na Licenciatura em Matemática e no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT.

BEATRIZ D’AMBROSIO
Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre e Doutora em Educação Matemática pela Indiana University. Atualmente é Professora Titular de Educação Matemática na Miami University de Ohio, nos Estados Unidos. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática (GEPEEM), certificado pela Universidade Cruzeiro do Sul. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática, Currículo, Formação de Professores, Equidade e Diversidade no Ensino e Aprendizagem de Matemática.

BETÂNIA EVANGELISTA
Possui graduação em Pedagogia e especialização em Psicopedagogia pela FUNESO. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Município de Olinda - Pernambuco desde 2007. Participa do Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental – GREF da Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação.

CELI ESPASANDIN LOPES
Graduada em Matemática pela Universidade de Taubaté e em Pedagogia pela Faculdade de Guaratinguetá. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia e na Miami University. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Coordenadora do CEPEME – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística. Líder do GEPEEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 –Educação. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística.

CILEDA DE QUEIROZ E SILVA COUTINHO
Bacharel e licenciada em Matemática, mestre em Educação Matemática pela PUC-SP e doutora em Didática da Matemática pela Université Joseph Fourier, Grenoble I, França. Atualmente é professora no Departamento de Matemática da PUC-SP, vinculada ao Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática dessa universidade onde orienta mestrados e doutorados em Educação Estatística e Educação Financeira: estatística, probabilidade, combinatória e matemática financeira. Participa do grupo de pesquisa PEA-MAT, com projeto em desenvolvimento em colaboração com a PUC-Peru, que trata da utilização de ambientes informatizados para o ensino e a aprendizagem da matemática.

CLAUDIA BORIM DA SILVA
Graduada em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu (1993), mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado na mesma área pela PUC-SP (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade São Judas Tadeu, onde leciona Estatística na graduação de Psicologia, Biologia e Nutrição e na Pós-Graduação _Stricto Sensu_ em Educação Física. Em pesquisa, tem atuado nas seguintes áreas: didática da probabilidade e estatística, psicologia da educação matemática, validação de instrumentos. 

DAIANE LEMOS DE SÁ
Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2012). Mestre em Educação em Ciências pela FURG (2015). Atua na área de pesquisa sobre o Letramento Estatístico. Atualmente, trabalha no apoio secretarial da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP, na região Sul do Rio grande do Sul.

FABIANO DOS SANTOS SOUZA
Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Assistente II da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Coordenador Adjunto na IES (UFF) do Curso de Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead) - Escola de Gestores. É integrante da equipe de professores da Especialização em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da UFF – IME. Participa do grupo de pesquisa Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática (PEA-MAT) da PUC-SP. Faz parte do GT12 – Ensino de Probabilidade e Estatística (Educação Estatística), grupo que desenvolve pesquisas sobre Educação Estatística, filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM. Secretário da SBEM - RJ gestão (2013-2015).

GILDA GUIMARÃES
Pedagoga pela PUC/SP, com Mestrado e Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou pós-doutorado na Universidad de Burgos/Espanha e, posteriormente, na Université Laval/Quebec. É professora da Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco. É líder do grupo Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental – GREF registrado no CNPQ. Vem realizando pesquisas com alunos e professores do Ensino Fundamental relativas ao ensino e aprendizagem de Estatística.

IRENE MAURICIO CAZORLA
Doutora em Educação pela UNICAMP e Pós-doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, do Mestrado em Educação Matemática e de Licenciaturas. De 2011 a 2014 foi Diretora Geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Vice-presidente do Fórum Permanente Estadual de Apoio a Formação Docente, Forprof-BA, coordenando a Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica na Bahia. É autora dos livros Tratamento da Informação para o Ensino Fundamental e Médio e Do tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Foi Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Bahia, SBEM-BA de 2007 a 2013, organizando quatro edições do Encontro Baiano de Educação Matemática e cinco edições do Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática. Faz parte do GT12: Educação Estatística da SBEM.

LISBETH KAISERLIAN CORDANI
Bacharel e licenciada em Matemática, mestrado em Estatística e doutorado em Educação, todos pela USP. Professora aposentada do IME USP (1971-1996). Professora plena do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (1997-2011).  Membro da Diretoria e do Conselho da ABE (2002-2008). Membro da Diretoria e do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (2005-2015).  Vice-presidente da International Association for Statistical Education (2001-2005). Coordenou um projeto de capacitação de professores da escola básica UNESCO & ABE em 2007 e um projeto FAPESP (“ESTATÍSTICA PARA TODOS”), ambos envolvendo escolas públicas do Estado de São Paulo (2005 - 2007). Desde 2002 até o presente momento tem se dedicado à formação de professores da escola básica, oferecendo oficinas de estatística com atividades para sala de aula e material didático. Faz parte desde 2012 do grupo de orientadores do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME-USP, na área de Educação Estatística.

MÁRCIA LOPES VIEIRA
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba (2004) e especialização em Inspeção Escolar pela FINOM (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014). Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, avaliação institucional, direitos do servidor, concepções e atitudes de professores no ensino da Estatística e Matemática, violência/trote escolar, diversidade, práticas pedagógicas, Ensino Médio integrado a educação profissional.

MARCOS NASCIMENTO MAGALHÃES
Professor do Departamento de  Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Licenciado e Mestre em Estatística pelo IME-USP e Doutor em Engenharia Industrial e Pesquisa Operacional pela Virginia Polytechnic Institute and State University, Virginia, EUA. Sua área de pesquisa é Teoria das Filas, Processos Estocásticos Aplicados e Educação Estatística.

MÁRIO MARCOS ARAÚJO MORENO
Licenciado em Matemática, Mestre em Educação Matemática e Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.  É professor há mais de 18 anos, atuando desde as séries iniciais e finais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Leciona Matemática no Município de Ubaitaba e na Rede Estadual de Ensino da Bahia.

MAUREN PORCIÚNCULA MOREIRA DA SILVA
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1999) e doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009). Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF/FURG. Atua no Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão em Educação Estatística. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística – FURG/CNPq. Responsável pelo Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística - LabEst. Coordenadora do Programa de Extensão Letramento Multimídia Estatístico - LeME. Tutora do PET Conexões de Saberes Estatísticos - SabEst. Coordenadora da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP/RS-05. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática – FURG (2015-2016). Membro do Grupo de Trabalho de Educação Estatística – GT-12 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. Membro da International Association for Statistical Education – IASE.

SUZI SAMÁ
Licenciada em Matemática (1997), mestre em Engenharia Oceânica (2001) e doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física na área de Estatística – IMEF/FURG. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e do Mestrado em Administração. Professora Pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil UAB/FURG. Integrante da equipe proponente do Programa Novos Talentos. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística FURG/CNPq, Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia FURG/CNPq e do Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística – LabEst. Autora dos livros Estatística I e Estatística II.

VERÔNICA YUMI KATAOKA
Graduada em Agronomia pela Universidade do Estado da Bahia (1991) e em Matemática (Esquema I - 2000) pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Agronomia/Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2005) e doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária nesta mesma Universidade (2009). Atualmente, é professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), ministrando disciplinas relacionadas á Estatística e Probabilidade para os cursos de graduação, além de ser Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), orientando mestrandos em pesquisas de Educação Estatística e Educação Matemática Inclusiva.