Autores: Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
Quarenta e oito anos após a promulgação da Gravissimum Educationis, no ano de 2013 foi publicado o Documento da Congregação para a Educação Católica e aprovado pelo Papa Francisco “Educar ao diálogo intercultural na escola Católica”. Desta forma, apelos e desafios realizados no século XX são revisitados nesta segunda década do século XXI. Este documento, composto por uma introdução, cinco capítulos e uma conclusão, realiza o seguinte percurso: inicialmente apresenta o contexto refletindo sobre a expressão e conceito da cultura e da pluralidade. A partir deste cenário, propõe dialogar sobre as atitudes diante desta pluralidade, pois localizamos compreensões diferenciadas para esta realidade tão diversificada. Exige estabelecer alguns fundamentos da interculturalidade, como os fundamentos teológicos, antropológicos e pedagógicos; pois a partir deste diálogo intercultural, orienta a ação da escola católica, uma realidade exigente e ampla no cenário de ensino-aprendizagem institucionalizado, finalmente com o registro da contribuição da escola católica neste contexto plural. Visando colaborar na leitura do cenário brasileiro propomos alguns textos para realizar a releitura deste documento na pluralidade cultural da escola católica deste imenso país. Para tal, esse texto que tenho o prazer de apresentar, é um esforço nesse sentido. Preocupa-se em lançar um olhar sincero sobre nossa realidade complexa e plural e de buscar fundamentos teóricos plausíveis que possam nos introduzir nesse processo educativo em direção à diversidade de forma consistente, sabendo reconhecer o essencial e o acidental.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0483-6
DOI: 10.24824/978854440483.6
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 76
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
ANDRÉIA CRISTINA SERRATO
Doutoranda em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Bolsista CAPES para doutorado sanduíche na Université Catholiqué de Lyon - France. Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Graduação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná. Leciona a disciplina de Teologia da Espiritualidade, Introdução à Teologia e Cultura Religiosa na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente, coordena o Eixo Humanístico na mesma Instituição.
CÉSAR LEANDRO RIBEIRO
Possui Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007), graduação em Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), graduação em Filosofia - Studium Ordem de São Basílio Magno (1996), graduação em Teologia - Studium Theologicum (2002) . Atualmente é assessor do Grupo Marista e Assessor Nacional da Pastoral da Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
JOÃO FERREIRA SANTIAGO
Possui graduação de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR - concluído no ano de 2005. Mestrado em Teologia pela mesma universidade no campo de Educação e Religião, participou do grupo de pesquisa Educação e Religião.74
LIDIA KADLUBITSKI
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010), possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007); Bacharelado em Ciências da Educação pela Universidade Pontificia Salesiana de Roma, Itália (2002); Curso em Ciências Religiosas - Pontifício Instituto Regina Mundi, Roma, Itália (2000), tem experiência na área de Educação, Educação Religiosa, Educação em Ambiente Hospitalar e de Cooperação Internacional Universitária. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa Educação e Religião de Curitiba e Professora do Colégio Bom Jesus e no Curso de Pedagogia da Faculdade Bagozzi.
SÉRGIO JUNQUEIRA
Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Doutor (2000) e Mestre (1996) em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Salesiana (Roma/Itália), especialista em Metodologia do Ensino Superior (CEPEMG-BH) e Metodologia do Ensino Religioso (PUCSP), graduado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1990), graduação em Ciências Religiosas pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas (1987). Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER-2000). Atuou como Professor do Programa de Mestrado em Educação da PUCPR (2000-2008). Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Teologia da PUCPR (2009...), Professor do Programa de Doutorado em Educação da Universidade La Salle de Bogotá (2013...), Coordenador da Linha de Investigação Escola, Religião e Sociedade da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2014...)
SONIA ITOZ
Possui graduação em Filosofia e Teologia; Mestre em Educação - Psicologia da Educação - PUC/SP; Coordenadora de Ensino Religioso e Pastoral Escolar Colégio Emilie de Villeneuve/SP; Consultora de Ensino Religioso e Pastoral Escolar da Rede Salesiana de Escolas. Tem publicações e trabalha com assessoria nas áreas de Ensino Religioso; Pastoral Escolar. Adolescência e Sexualidade; Filhos de Pais Separados.