Capa do livro: AS HISTÓRIAS DE TODOS E DE CADA UM:<BR> construindo um trajeto para a educação especial

AS HISTÓRIAS DE TODOS E DE CADA UM:
construindo um trajeto para a educação especial

Autores: Hildete Pereira dos Anjos

livro impresso
de R$ 45,90 por
livro digital
de R$ 45,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Começo a apresentação de “As histórias de todas e de cada uma: construindo um trajeto para a educação especial” com a epígrafe extraída de O narrador, em que Walter Benjamin nos coloca como questão a escassez das ações da experiência na sociedade moderna. Ele nos fala de como as pessoas estão cada vez mais pobres em experiência comunicável, sintoma das características de um mundo “que expulsa gradualmente a narrativa da esfera do discurso vivo” (BENJAMIN, 1994, p. 201); sintoma das transformações ocorridas não apenas no mundo físico, mas também no mundo ético, cada vez mais prenhe de experiências desmoralizadas, como aquelas produzidas pelos horrores das guerras, pelas questões econômicas, políticas e sociais.

Os trabalhos aqui trazidos parecem propor um percurso que vai na contramão da escassez da experiência de que fala Benjamin, trazendo sob diferentes preocupações as histórias de vida de professoras, reunidas sob a temática da deficiência. Estas preocupações se voltam para temas como: a compreensão da deficiência, noções de inclusão, as motivações para o trabalho, as práticas docentes, a formação, a questão identitária, os saberes docentes, a pesquisa-formação etc. Todos, temas urgentes e atuais na vida profissional do professor. Seria este um modo de escovar a história a contrapelo, como propõe Benjamin? Ou seja, um modo de cavar, num mundo cada vez mais veloz e ávido por informações ligeiras, um espaço para a experiência formativa?

Nilsa Brito Ribeiro (da “Apresentação”)

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-973-2
DOI: 10.24824/978858042973.2
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

AS HISTÓRIAS DE TODOS E DE CADA UM:<BR> construindo um trajeto para a educação especial

Autores

Antonélia Silva Cunha

Graduanda em Pedagogia, turma de 2009, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Membro do Núcleo de Educação Especial (NEES) do Instituto de Ciências Humanas (Faculdade de Educação) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Beatriz Amorim dos Santos

Graduada em Pedagogia (UEPA), especialista em Educação Especial em Atendimento Educacional Especializado (MEC). Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.

Câmelha Pereira dos Santos Souza

Graduada em Pedagogia (UFPA), especialista em Linguagem, Tecnologias e Educação Inclusiva (UFPA). Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional até 2013.

Edinalva Coelho

Graduada em Pedagogia (Metropolitana), especialista em Psicopedagogia. Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional até 2012.

Eleúza Sousa de Assunção

Graduada em Pedagogia (UNAMA), especialista em Psicopedagogia Educacional em Educação Especial Inclusiva. Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.

Eliana Silva

Graduada em Pedagogia (UFPA) e especialista em Psicopedagogia.  Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional em 2011.

Elitis Suzana da Silva Costa

Graduanda em Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e bolsista PIBEX no período 2012/2014, no Núcleo de Educação Especial da Faculdade de Educação, Instituto de Ciências Humanas, da mesma Universidade.

Emmanuele Pereira de Andrade

Graduada em Pedagogia pela UFPA. Especialista em Gestão Pública. Membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

 

Francisco de Paula Silva Cardoso

Graduado em Letras (Língua Portuguesa), pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Especialista em Psicopedagogia.

Francisco Pinheiro de Carvalho.

Graduado em Sistemas de Informação (UFPA/Campus de Marabá). Voluntário no Núcleo de Educação Especial da Faculdade de Educação, Instituto de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Francisca Maria Cerqueira da Silva

Graduada em Letras (UFPA), especialista Educação Especial e Inclusiva e mestranda em Letras (UFT/Araguaína). Instrutora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial.

Hannah Mohamad Birani Alexandre

Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e bolsista PIBIC/UFPA no período 2012/2014, no Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial.

Hildete Pereira dos Anjos

Graduada em Pedagogia (UFPA), mestra em Psicologia da Educação (PUCSP) e doutora em Educação (UFBA). Docente do Instituto de Ciências Humanas (Faculdade de Educação e Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial.

Ingrid Fernandes G. Pereira Brandão

Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e Inclusiva. Coordenadora do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Marabá a partir de 2012. Membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial.

Iracelma Silva Costa

Graduada em Pedagogia (URCA), especialista em Educação Especial em Atendimento Educacional Especializado (MEC). Instrutora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.

Joseane Maria dos Santos Soares

Graduada em Pedagogia (UFPA), especialista em Educação Especial Inclusiva. Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.

Kátia Regina da Silva

Graduada em Pedagogia (UFPA), mestra em Educação (UNB) e doutoranda em Educação (UFMG). Docente do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (Faculdade de Matemática) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial.

Keyliane Muniz

Graduanda em pedagogia pela UNIP e, na época da pesquisa (2011), professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.

Lúcia Chaves Santos

Graduada em Pedagogia (URCA), especialista em Educação Especial Inclusiva. Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.

Luciana Barbosa de Melo

Graduada em Educação Especial, com ênfase em Deficiência Mental (UEPA), Especialista em Psicologia Educacional (UEPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial.

Lucilene Silva de Souza

Graduada em Pedagogia (URCA), especialista em Educação Especial Inclusiva. Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.

Marcelo Almeida Araújo

Graduado em Pedagogia (UFPA). Professor substituto da Faculdade de Educação, Instituto de Ciências Humanas da UNIFESSPA. Coordenador da equipe de Educação Especial da 4ª URE-SEDUC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial.

Maria Elena Carlot

Graduada em Pedagogia (URCA), especialista em Educação Especial Inclusiva. Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.

Maria Lucideane Paixão Batista

Graduada em Pedagogia. Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.

Melice Marinho Santana

Graduada em Pedagogia (URCA), especialista em Educação Especial Inclusiva. Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.

Mirian Rosa Pereira

Graduada em Pedagogia (UFPA), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Técnica do Núcleo de Acessibilidade, Educação e Saúde (Universidade do Estado do Pará, Campus de Marabá). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial e professora da rede municipal de Marabá, atuando no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual. Membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Noeme Silva do Nascimento

Graduada em Letras (UFPA), especialista em Educação Especial em Atendimento Educacional Especializado (MEC). Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.

Rosane Rodrigues Lima

Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e bolsista PIBEX no período 2012/2014, no Núcleo de Educação Especial da Faculdade de Educação, Instituto de Ciências Humanas, da mesma Universidade.

Rosilene da Conceição Machado

Graduada em Pedagogia (URCA), especialista em Psicopedagogia Educacional em Educação Especial Inclusiva. Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.

Rosimar de Aquino Dias

Graduada em Pedagogia (UVA), especialista em Educação Especial em Atendimento Educacional Especializado (MEC). Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.

Sandra Maria de Castro Souza

Graduada em Pedagogia (UNIASSELVI). Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional até 2012.

 

Sandra Teixeira Lopes

Graduada em Pedagogia (URCA), especialista em Educação Especial Inclusiva. Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional até 2013.

Sebastiana Silva Santos

Graduada em Pedagogia (UNAMA), especialista em Educação Especial em Atendimento Educacional Especializado (MEC). Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.

Selma Azevedo Gonçalves

Graduanda em Pedagogia, turma de 2009, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Luterana do Brasil.. Membro do Núcleo de Educação Especial (NEES) do Instituto de Ciências Humanas (Faculdade de Educação) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Sidiléia Bonfim Sales

Graduada em Pedagogia (UNAMA), especialista em Educação Especial em Atendimento Educacional Especializado (MEC). Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.

Suelene Miranda de Sousa

Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial (UEPA), especialista em Tecnologia, Linguagem e Educação Inclusiva. Coordenadora do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Marabá no período 2009/2012. Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial.

Walkyria de Araújo Milhomem

Graduada em Letras (UFPA), especialista em Educação Especial e Inclusiva. Professora da rede municipal de Marabá, atuando em Sala de Recursos Multifuncional.