Autores: Adriana Ferreira Gentil
Discutir a palavra no processo de alfabetização decorre da necessidade de compreensão das implicações da prática pedagógica no desenvolvimento cognitivo. Essa afirmação sustentamos tendo em vista os estudos embasados na Teoria Histórico-Cultural, que evidenciam a palavra mais do que forma de comunicação portadora de um significado, mas como célula da linguagem.
Dessa forma, aprender a ler e a escrever não significa apenas decodificar um registro, mas operar com conceitos que representam a realidade. Nesse estudo, buscamos evidenciar aos professores alfabetizadores e pesquisadores a relevância de se (re)pensar a organização do ensino como promotor do desenvolvimento cognitivo, atentando para um dos detalhes fundamentais desse processo: a palavra.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1076-9
DOI: 10.24824/978854441076.9
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 208
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
ADRIANA FERREIRA GENTIL
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2016) e Especialista em Teoria Histórico-Cultural pelo departamento de Psicologia na mesma universidade (2014). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2010). Tem experiência em Educação Infantil e alfabetização. Atualmente atua como supervisora pedagógica dos anos iniciais do Ensino Fundamental.