Capa do livro: PESQUISA QUALITATIVA:<br>formação e experiências

PESQUISA QUALITATIVA:
formação e experiências

Autores: Maria Nobre Damasceno - Celecina de Maria Veras Sales - Nadja Rinelle Oliveira de Almeida (Ogs.)

Este livro é formado por uma coletânea de textos que tem como singular as experiências de pesquisadores(as) seniores e de jovens pesquisadores(as) realizadas no Ceará, no Piauí, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em Paris-França. São experiências com ênfase na utilização de procedimentos de pesquisa qualitativa, considerando os campos teórico e empírico. O elemento central que baliza e integra os textos que compõem a obra reside na caminhada do grupo de pesquisa Juventude, Cultura e Sociedade — vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), iniciado em 1993, e de outros/as pesquisadores/as desenvolvendo estudos que privilegiam a pesquisa qualitativa, visto considerarmos que se trata de um tipo de abordagem que permite aferir aspectos qualitativos de questões relevantes no campo socioeducacional, como percepção, expressões culturais, atitudes, motivações e saberes gestados nas práticas socioeducativas. Em suma, a metodologia apresentada pelos pesquisadores/as procura ser adequada aos sujeitos e ao tipo de estudo proposto, que, pela sua complexidade, requer o emprego de múltiplos procedimentos objetivando entender as razões expressas pelos nossos agentes para explicar a realidade social, suas visões de mundo e seus problemas. A publicação se destina em especial aos/às novos/as pesquisadores/as e também aos/às que estão na eterna busca de maneiras de caminhar.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1000-4
DOI: 10.24824/978854441000.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 384
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PESQUISA QUALITATIVA:<br>formação e experiências

ALESSANDRA OLIVEIRA DE ARAÚJO
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro do Grupo de Pesquisa Dialogicidade Formação Humana e Narrativas (DIAFHINA). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Jornadas Urbanas e Comunicacionais (JUCOM).

ALEXANDRE MARTINS JOCA
Professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (Campus de Cajazeiras), atuando na área de Arte Educação, relações étnicorraciais e diversidades. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Mestre e Doutor em Educação Brasileira pela mesma Universidade. Faz parte dos grupos de pesquisa "Formação de Professores, Educação, Cultura e Sociedade" (UFCG), "Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Identidade e Família - NEGIF (UFC)" e "Práxis, Educação e Formação Humana" (UFC/UECE). Atua principalmente nos seguintes temas: Gênero e diversidade sexual, políticas públicas e gestão educacional, educação sexual escolarizada, formação docente, juventude, movimentos sociais, pesquisa educacional e ensino da língua portuguesa. 

ANA PAULA NEVES LOPES
Mestra em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

CAMILA ALOISIO ALVES
Doutora e Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduada em Saúde do Trabalhador pelo Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP/FIocruz) e em Saúde Coletiva (modalidade residência) pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalha no campo da educação e da saúde com experiência nas seguintes áreas: saúde da criança, estudos de gênero e sexualidade, promoção da saúde, planejamento, gestão hospitalar e saúde do trabalhador.

CELECINA DE MARIA VERAS SALES
Professora Associada III do Curso de Graduação de Gestão de Políticas Públicas, do Mestrado em Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação Brasileira pela UFC, com Pós-Doutorado em Ciências Sociais Pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordena o Grupo de Pesquisa Juventude, Cultura e Sociedade e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família ambos da UFC.

CHRISTINE DELORY-MOMBERGER
Professora titular da Universidade de Paris 13 Sorbonne Paris Cité. Diretora adjunta do centro de pesquisa interuniversitário EXPERICE (Universidade de Paris 13 e de Paris 8), diretora da revista Le sujet dans la cité (Téraèdre, Paris). É uma das grandes referências na França e no Brasil em Pesquisa Biográfica na Educação.

CHRISTOPHE BLANCHARD
É Maitre de conférences em Ciências da Educação da Universidade de Paris 13 Sorbonne Paris Cité. Membro do centro de pesquisa interuniversitário EXPERICE (Universidade de Paris 13 e de Paris 8). Doutor em Sociologia com qualificação em Antropologia. Responsável pela coleção "Au coin de la rue" das edições Téraèdre. Sua mais recente publicação é o livro (2014), Les maîtres expliqués à leurs chiens. Paris: La Découverte. Collection « Zones ».

CÍCERA DE ANDRADE PONTES
Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Violência Doméstica Contra Criança e Adolescente pela USP (LACRI). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “Juventude, Cultura e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Faculdade de Educação (FACED) da (UFC). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

ERCÍLIA MARIA BRAGA DE OLINDA
Professora da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (UFC). Doutora e Mestre em Educação pela UFC e Pós Doutora em Ciência da Religião. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora dos Grupos de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA) e Religião, Mística e Espiritualidade (GERMINAR). Coordenadora do Projeto de Extensão Rede de Educadores em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (REEDUCA).

FRANCISCA LIDIANE ARAÚJO DE SOUZA
Doutoranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação Brasileira pela UFC. Graduada em Economia Doméstica pela UFC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “Juventude, Cultura e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Faculdade de Educação (FACED) da (UFC). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

INAMBÊ SALES FONTENELE
Doutoranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação Brasileira pela UFC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “Juventude, Cultura e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Faculdade de Educação (FACED) da (UFC). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

IVNA DE HOLANDA PEREIRA
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-Doutora pela UFF-RJ. É professora Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis – GEPECJU, com estudos e pesquisas sobre Juventude Rural; do Grupo de História e Memória Social da Educação e Cultura-MEDUC e da Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários - IEES-UVA.

JAIANE DE ARAÚJO OLIVEIRA
Doutoranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “Juventude, Cultura e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Faculdade de Educação (FACED) da (UFC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

KAMILA COSTA DE SOUSA
Doutoranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação Brasileira pela UFC. Graduada em Economia Doméstica pela UFC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “Juventude, Cultura e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Faculdade de Educação (FACED) da (UFC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

KELMA SOCORRO LOPES MATOS
Professora Associada III do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (UFC). Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela UFC. Pós-Doutora em Educação e Cultura de Paz (UFBA). Trabalha com Cultura de Paz, Escola, Juventudes, Educação Ambiental e Espiritualidade.

KRÍCIA DE SOUSA SILVA
Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Desenvolve estudos com ênfase nos seguintes temas: juventudes, sociabilidades, corpo e movimento na Educação, dentro da linha de pesquisa Educação, Políticas públicas e Movimentos Sociais. É membro do Observatório de juventudes, violência e cultura de Paz - OBJUVE e do Núcleo de pesquisas e estudos em “Educação, Gênero e Cidadania” - NEPEGECI, ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação, da (UFPI). É tutora das disciplinas de Filosofia, Ética e Cidadania e Metodologia Científica, na Faculdade Maurício de Nassau – Campus Parnaíba.

LUÍS ANTÔNIO GROPPO
Professor da Unifal-MG (Universidade Federal de Alfenas), pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Doutor em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). É autor de livros e artigos sobre juventude, movimento estudantil e educação.

MARIA ISABEL SILVA BEZERRA LINHARES
Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), e Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia e de Especialização em Gestão Educacional pela mesma Universidade. Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculada à linha de pesquisa Processos de Trabalho, Estado e Transformações Capitalistas. Pesquisadora e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis (GEPCJU), coordenando a linha de pesquisa "Juventude, Trabalho e Políticas Públicas".

MARIA NOBRE DAMASCENO
Doutora em Educação. Professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), aposentada, com longa experiência como pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/UFC) atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Faculdade de Educação (FACED), da (UFC). Integrante do corpo de Assessores do CNPq – Área de Educação. Coordenadora de Grupos de Pesquisas. Com larga produção no campo da Educação, composta por vários livros e artigos.

NADJA RINELLE OLIVEIRA DE ALMEIDA
Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “Juventude, Cultura e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Faculdade de Educação (FACED) da (UFC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis – GEPECJU vinculado a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

SAHMARONI RODRIGUES DE OLINDA
Doutorando e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fez estágio de doutorado sanduíche pela Universidade Paris 13 Sorbonne Paris Cité. Graduado em Letras pela UFC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “Juventude, Cultura e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Faculdade de Educação (FACED) da (UFC). Publicou seu primeiro livro de contos (Cantos) pela editora Substânsia mas publica em outros suportes desde 2009 quando fez parte do coletivo artístico projeto cadaFalso.

SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Professora Adjunto da Universidade Federal do Piauí/UFPI, com vínculo permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEd. Cientista Social. Doutora em Educação.  Especialista em História do Piauí. Sociopoeta. Formação em arte-terapia e na arte do palhaço. Integra o Observatório das juventudes, cultura de paz e violências na escola/OBJUVE. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em "Educação, Gênero e Cidadania"/NEPEGECI. Debruça-se sobre práticas educativas, processos de criação e de resistências de jovens como outros modos de educar no contemporâneo. 

 

SILVIA MARIA VIEIRA DOS SANTOS
Professora de História da Faculdade Latino Americana de Educação – (FLATED) e do ensino médio na Rede Pública Estadual (CE). Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Juventude. Especialista em Metodologias do Ensino de História. Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “Juventude, Cultura e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Faculdade de Educação (FACED) da (UFC). Pesquisa sobre Jovens candomblecistas; Juventude e Religião; Juventude e Educação.