Capa do livro: ETNOMATEMÁTICAS PELO BRASIL:<br>aspectos teóricos, ticas de matema e práticas escolares

ETNOMATEMÁTICAS PELO BRASIL:
aspectos teóricos, ticas de matema e práticas escolares

Autores: Francisco de Assis Bandeira - Paulo Gonçalo Farias Gonçalves (Orgs.)

Este livro consiste numa coletânea de investigações realizadas por 13 pesquisadores, de oito Estados brasileiros, de três regiões do país que visa apresentar ao leitor a experiência de desbravar os diversos Brasis e sua diversidade sociocultural, à luz das perspectivas teóricas, metodológicas e pedagógicas do Programa Etnomatemática.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0987-9
DOI: 10.24824/978854440987.9
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 236
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ETNOMATEMÁTICAS PELO BRASIL:<br>aspectos teóricos, ticas de matema e práticas escolares

ANTONIO FERREIRA NETO
Doutorando do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – PGECEM/REAMEC/UFMT. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

DANIEL CLARK OREY
Professor Emérito de Educação Multicultural e Matemática na California State University, em Sacramento, Estados Unidos, na qual exerceu a profissão docente de 1987 a 2011. Em 1998, a convite do Professor Ubiratan D´Ambrosio, atuou como Fulbright Scholar na PUC de Campinas, na qual realizou pesquisas em salas de aula, ministrando também cursos na área de Etnomatemática e Modelagem. Durante o ano escolar de 2005-2006, atuou como professor-pesquisador visitante com patrocínio do CNPq, na área de Educação Matemática em Etnomatemática na UFOP. Em 2007, atuou como Senior Fulbright Specialist em Kathmandu University, no Nepal, realizando palestras sobre temas relacionados com a Educação Matemática e lecionando Etnomatemática e Modelagem. Publicou livros, artigos e capítulos de livro em português, inglês e espanhol. Ministrou workshops e cursos, realizando apresentações orais e proferindo palestras em eventos nacionais e internacionais. Em março de 2011, tornou-se professor de Educação Matemática do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto. Também atua como professor e orientador no Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP.

FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA
Graduado em Licenciatura em Matemática (1988) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado (2002) e Doutorado (2009) em Educação, também pela referida universidade. Atualmente, é professor adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua na área de Educação, em específico, em Educação Matemática com ênfase em Etnomatemática, História da Matemática, Resolução de Problemas e Formação de Professores de Matemática. Faz parte também do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Terra – UFRN/Brasil.

GELINDO MARTINELI ALVES
Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (2005), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei (2010) e Mestrado Profissional em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014). Atualmente é professor de matemática da Educação Básica na Escola Municipal Jeliomar Brandão e na Escola Estadual Dr. Arthur Bernardes- Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, atuando principalmente no seguinte tema: História da Matemática, Etnomatemática e Educação Financeira.

GILBERTO CUNHA DE ARAÚJO JÚNIOR
Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Especializou-se no Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa abordagem transdisciplinar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – UAB/IFRN e possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - CERES/UFRN. Tem experiência na área de Matemática na Educação Básica e Superior, com ênfase no Ensino de Matemática e Estatística. Atualmente é Professor assistente III da Faculdade Estácio de Natal, colégio e curso Êxito e do Contemporâneo.

JORGE RICARDO CARVALHO DE FREITAS
Graduado (2001) e Especialista (2003) em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL, Palmares PE.  Mestrado (2010) em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – PPGEA/ UFRRJ, Brasil. Doutorando (2013) do PPGEM da Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN/SP. Prof. de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco  IFPE - Campus Barreiros, Brasil.

JOSÉ RICARDO E SOUZA MAFRA
Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1999), Mestrado (2003) e Doutorado em Educação, área de concentração em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Brasil. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Metodologia do Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação matemática, Etnomatemática e Estágios Supervisionados em Matemática.

JOSÉ ROBERTO LINHARES DE MATTOS
Pós-doutor em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professor do Departamento de Geometria do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – PPGEA/UFRRJ. Professor colaborador do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM/REAMEC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura – GEPEC. Líder do Grupo Brazilian Urban Boundaries. Membro do GT 5 da SBEM.

MARGER DA CONCEIÇÃO VENTURA VIANA
Professora Adjunta do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em Matemática pela UnB e Doutora em Ciências Pedagógicas pelo ICCP-CUBA. Linhas de pesquisa: Currículos e Formação de Professores de Matemática.

MILTON ROSA
Professor Milton Rosa é doutor em Educação e Liderança Educacional pela California State University (2010), em Sacramento, Califórnia, e Pós-doutor em Educação pela USP (2014). Atualmente, é professor adjunto do CEAD e do Mestrado Profissional em Educação Matemática do DEMAT, na UFOP. Na Califórnia, foi professor titular de matemática na escola Encina High School, de setembro de 1999 a fevereiro de 2011. É parecerista de vários periódicos nacional e internacional. Escreveu vários artigos, livros e capítulos de livro em português, inglês e espanhol. Participou em congressos nacionais e internacionais sobre a Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação Matemática, Liderança Educacional e Ensino a Distância, atuando principalmente nas seguintes áreas: etnomatemática, currículo e instrução, linguística e matemática, modelagem matemática, etnomodelagem e história da matemática. Em 2010, Prof. Milton Rosa recebeu o prêmio Dr. Carlos J. Vallejo Memorial Award for Emerging Scholar conferido pelo Multicultural and Multiethnic Education: Theory, Research and Practice Special Interest Group do American Educational Research Association, em Denver, Colorado, Estados Unidos.

PAULO GONÇALO FARIAS GONÇALVES
Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011) e Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). É professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo-CE e Coordenador do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática dessa mesma instituição. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Ciências e Mídias Digitais (Grupo EDUCMÍDIA). Tem experiência na área de Educação Matemática, como professor e pesquisador atuante nas seguintes linhas de pesquisa: Formação de Professores, Métodos de Ensino-aprendizagem de Matemática, Etnomatemática.

PAULO MARCELO PEDROSO PEREIRA
Possui Pós-graduação stricto sensu (Mestrado) em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA, 2015); pós-graduação lato sensu em Planejamento e Gestão Escolar pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES, 2005); graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2003). Atualmente é docente do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), atuando nas áreas de Educação Matemática, Matemática e Estatística. Realiza estudos nas áreas de Educação Matemática, com ênfase em prática docente, Etnomatemática e nos Processos de aquisição de conhecimento. Atualmente, é pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Interdisciplinaridade na Amazônia (UFOPA).