Capa do livro: AS DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS DO SABER MATEMÁTICO:<br>ensino e aprendizagem

AS DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS DO SABER MATEMÁTICO:
ensino e aprendizagem

Autores: Maria José Costa dos Santos - Fernanda Cíntia Costa Matos - Elisângela Bezerra Magalhães (Orgs.)

Este livro apresenta a organização de textos fundamentados na prática, nas vivências em sala de aula, do professor que leciona Matemática na educação básica. Os autores preocuparam-se em destacar como pressuposto a prática docente. A partir de uma linguagem simples e clara, os autores discorrem sobre a formação docente, teorias e metodologias. Todos os textos tem como ponto de fulcro a comprovação dos resultados. Convidamos aos leitores, de forma entusiástica e persuasiva, para lerem todos os capítulos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0989-3
DOI: 10.24824/978854440989.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

AS DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS DO SABER MATEMÁTICO:<br>ensino e aprendizagem
ORGANIZADORES

MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS
Foi coordenadora do curso de Graduação em Pedagogia - vespertino/noturno (2014-2015), orientadora, pesquisadora e professora Adjunta na graduação e pós-graduação, na Faculdade de Educação/FACED da Universidade Federal do Ceará/UFC. Professora e orientadora no programa de pós-graduação Mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática na UFC. Atua nas áreas de Educação, Educação Matemática, Formação matemática do Pedagogo e do licenciando em Matemática, Ensino de Matemática, Currículo, formação de professores, Integração das Tecnologias ao Currículo, Psicologia Educacional e do desenvolvimento cognitivo, Tecnologias, EaD e Informática Educativa. Artigo premiado, livro e capítulos de livros publicados nas áreas de Educação, Educação Matemática, envolvendo Ensino e Aprendizagem, Formação Inicial e continuada do professor de Matemática que leciona nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Projeto de pesquisa CNPq/PIBIC sobre a relação da Pós-graduação com a Graduação, e o projeto PIBITI. Coordena o grupo de estudos que agrega a todos esses projetos, o Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem - G-TERCOA.

FERNANDA CÍNTIA COSTA MATOS
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com o Instituto UFC Virtual.

ELISÂNGELA B. MAGALHÃES
Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC com ênfase no ensino da Matemática - Mestre em Educação Brasileira pela UFC Com ênfase em Educação, Currículo e Ensino. Psicopedagoga Clinica e Institucional UVA-Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Vale do Acarau (2001). Autora dos livros: “Antes de P E B escrevemos...” e “Adaptações na matemática na engenharia com breve analise de erro”. Pesquisadora sobre matemática e a deficiência visual. (1) Metodologia FEDATHI e aprendizagem matemática pelos deficientes visuais, (2) O QVL como instrumento facilitador para aprendizagem do Soroban. Pesquisadora pela CAPES, participando de grupo de estudo pelo CNPQ.


AUTORES

BRUNO D’AMORE
Nació en Bologna el 28 septiembre de 1946, hijo de dos emigrantes de la región de Abruzo a Bologna en los años ’30. Realizó todos sus estudios en Bologna; obtuvo, en primer lugar, el título de matemático, después de pedagogo y por último de filosofo; se perfeccionó en Matemática elemental desde un punto de vista superior; la Universidad Filósofo Constantino de Nitra (Eslovaquia) le otorgó el PhD en Mathematics Education, la Universidad de Chipre le confirió el PhD honoris causa en Ciencias sociales y Educación por la importancia internacional de sus investigaciones en Didáctica de la Matemática. B D’A es padre de Pier Luigi; está casado con Martha Isabel Fandiño Pinilla, mamá de José Leonardo y Oscar Humberto, su coautora en numerosas investigaciones y textos. Viven parte del año en Bogotá y parte en Lido Adriano (Ravenna, Italia).

DANIEL MENEZES BRANDÃO
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutorando em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, currículo e ensino no eixo ensino de matemática.

ANTONIO MARCOS DE SOUZA
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFC-CE. Possui graduação em Ciências (com habilitação em Matemática e Física) pela UECE-CE e especialização em: Matemática e Física pela URCA-CE, em Gestão da Educação Pública pela UFJF-MG e em Gestão Escolar pela UESC-SC. É professor da rede pública de ensino do estado do Ceará.

JOSÉ ROGÉRIO SANTANA
Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba, na linha de Pesquisa História da Educação. Mestre acadêmico e doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Também desenvolve trabalhos sobre a relação Imagem e Memória na perspectiva da Pedagogia das Imagens Culturais. Em 2010 iniciou estudos de graduação em Biomedicina pela Faculdade de Tecnologia Intensiva do Ceará. É participante e colaborador do Labicult/UECE (Universidade Estadual do Ceará) que trabalha com estudos em fisiologia do exercício. Além de realizar estudos sobre desenvolvimento em software educacional e práticas educativas digitais que envolve Educação Biomédica através de recursos digitais e Bioinformática. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC (FACED/UFC), bem como, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC).

GUTTENBERG SERGISTÓTANES SANTOS FERREIRA
Professor graduado em Ciências (habilitação em Matemática), pós-graduado (lato sensu) em Matemática e Física, ambas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e pós-graduado (stricto sensu) pelo programa de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), eixo temático de Matemática e linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática.  Atualmente é professor efetivo, com dedicação exclusiva, junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (Campus de Juazeiro do Norte). Coordena disciplinas no curso de Licenciatura em Matemática, modalidade semipresencial, na Universidade Aberta do Brasil (UAB-IFCE) na condição de professor formador. Atua como avaliador ad hoc junto ao MEC/SETEC para cursos FIC e cursos Técnicos no âmbito do PRONATEC, e também junto à Revista Conexões - Ciência e Tecnologia do IFCE. Atua também como pesquisador junto ao Grupo de Estudo Educação, Tecnologia e Formação Docente e ao Grupo de Pesquisa e Investigação no Ensino de Matemática, ambos juntos ao CNPq e certificados pelo IFCE. Realiza pesquisa em Educação Matemática, com foco em Metodologias de Ensino, Resolução de Problemas e História da Matemática.

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC. Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - MACIMAT/IFCE (acadêmico). Coordenador Institucional do projeto DINTER entre IFCE - UNIAN/SP em Educaçáo Martemática 2015/2018.

ANA PAULA RODRIGUES ALVES SANTOS
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2005) e mestrado em Ensino da Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2011). Professora de Matemática de escolas particulares, preparando alunos para as escolares militares e olimpíadas de Matemática. Trabalha na construção de objetos educacionais destinados ao ensino e aprendizagem em Matemática. Atualmente é integrante do grupo GEMM - Grupo de pesquisa em Educação Matemática do Laboratório de Pesquisa Multimeios (Faculdade de Educação-UFC).

JORGE CARVALHO BRANDÃO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Matemática pela UFC (1996), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela UFC (2001). Atualmente é professor de Matemática para Engenharias do Centro de Tecnologia (CT) da UFC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) Matemática adaptada para pessoas com dificuldades de aprendizagem; (2) Geometria e Física (Ensino Médio) para pessoas com deficiência visual; (3) Avaliação de ensino e de aprendizagem; (4) Análise de Erros e (5) Tecnologias adaptadas para pessoas com deficiência visual. Participa do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UFC e ministra aulas para os mestrados acadêmicos do CT. Coordena Grupo de estudos em métodos e técnicas de ensino de Matemática e Física para engenharias. A partir deste grupo, faz adaptações a partir de vivências tanto de conjuntos difusos quanto de fenômenos de transportes (conteúdos típicos das engenharias) para pessoas com deficiência visual. Com efeito, deve-se respeitar os limites de cada pessoa, todavia, pode-se explorar suas potencialidades.

EMÍLIA LIMA DA COSTA
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Tem experiência na área de Química, com ênfase em ENSINO DE QUIMICA, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais, multisseriação, informática, escolas do campo e classes multisseriadas.

JOELMA NOGUEIRA DOS SANTOS
Professora de Matemática do Instituto Federal do Ceará - IFCE, Campus Camocim. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Concluiu o mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) cuja formação está direcionada para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática. É Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a qual está voltada para a Gestão do Currículo.

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
é licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atua na formação de professores de Matemática com ênfase na área de História da Matemática.

EUGENIANO BRITO MARTINS
e graduado em Estatística (UFC), Licenciado em Matemática (UECE), Especialista em Ensino de Matemática (UECE) e Planejamento Educacional (UVA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Campus Jaguaribe. Orientador de bolsas IC-Junior. Com pesquisas voltadas para História da Matemática, Resolução de Problemas, Modelagem/Simulação/Jogos Estratégicos e Histórias em Quadrinhos.

FRANCISCO ALVES BEZERRA NETO
Licenciado em Matemática e Física pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM)/UECE (2001), especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF (2007), com mestrado em Educação e Ensino na linha Educação, Escola, Ensino e Formação Docente pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE)/UECE (2016). Professor da Educação Básica desde 1987, redes pública e privada. Atualmente é professor efetivo da rede pública estadual, lecionando no Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio, em Russas/CE.

MARIA GILVANISE DE OLIVEIRA PONTES
é professora da UECE, licenciada em Matemática (1975) e Pedagogia (1976) por esta universidade, com especialização em EAD pela UnB (2000), mestrado e doutorado em educação pela UFC (1986) e UNICAMP (1996), respectivamente. Atua em formação de professores, pela UECE, na área de Matemática, desde 1995. Na FAFIDAM, coordenou dois importantes projetos de investigação: Formação de grupos de pesquisa em Ciências e Matemática, com financiamento do SPEC/PADCT/CAPES e Integração entre a Matemática e a Língua Materna, com apoio do CNPq e da FUNCAP. Atuou na PROGRAD, como assessora técnico-pedagógica, coordenou várias turmas do Curso de Especialização em Ensino de Matemática e a área de Matemática no Programa de Formação de Professores do NECAD/CED/UECE, faz parte do corpo docente do Curso de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação FAFIDAM/ FECLESC da UECE e do Mestrado em Informática Educativa – MPCOMP.

MÉRCIA DE OLIVEIRA PONTES
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2000), especialista em Ensino de Matemática - UECE (2002), com mestrado em Educação na linha de Ensino de Ciências e Matemática - UECE (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2010), na linha de Educação Matemática. Experiência como professora formadora dos programas federais Gestar e Pró-letramento. Professora da Educação Básica por 19 anos. Atualmente é professora Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, com atuação nos Estágios Supervisionados dos Cursos de Matemática presencial e à distância - SEDIS. Coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID de Matemática da UFRN. Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Professora colaboradora do OBEDUC 2012 (21053) intitulado Linguagem e desenvolvimento sustentável: integrando ciências, língua portuguesa e matemática. Coordenadora do Prodocência 2013. Atividades desenvolvidas na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ensino de Matemática, Laboratório de Ensino de Matemática e Leitura e Escrita em Matemática.