Capa do livro: FORMAÇÃO DOCENTE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS:<br>entre o vir a ser, o saber e o ser professor

FORMAÇÃO DOCENTE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS:
entre o vir a ser, o saber e o ser professor

Autores: Elda Silva do Nascimento Melo - Erika dos Reis Gusmão Andrade (Orgs.)

Este livro visa apresentar as contribuições de estudos desenvolvidos e coordenados pelas Profas. Dras. Erika dos Reis Gusmão Andrade e Elda Silva do Nascimento Melo que, pertencentes na época dessa produção, a Linha de Formação e Profissionalização Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, construíram, em parceria, uma metodologia participativa e colaborativa de construção do conhecimento, envolvendo doutorandos e mestrandos com estudos sobre a formação docente. Tal metodologia permite ultrapassarmos o modelo tradicional e individualista de produção do conhecimento científico, para uma postura de reflexão coletiva qualificada sobre os fenômenos estudados proporcionando uma melhor compreensão da realidade, em nosso caso a formação docente. Mais ainda, amadurece o grupo de orientadoras e orientandos na apropriação da teoria que os embasa, a Teoria das Representações Sociais, possibilitando a qualificação do olhar interpretativo e o aprofundamento analítico de um fenômeno tão caro ao grupo: a formação de professores no Brasil, em específico, no nordeste de nosso país.

Profa. Dra. Erika dos Reis Gusmão Andrade
Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRN

Impresso
de R$ 55,08 por
R$ 47,88
Digital
de R$ 55,08 por
R$ 38,56

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0938-1
DOI: 10.24824/978854440938.1
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DOCENTE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS:<br>entre o vir a ser, o saber e o ser professor

ADEMÁRCIA LOPES DE OLIVEIRA COSTA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre – UFAC (2000). Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Varzeagrandense de Educação – IVE (2001), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2009), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do norte – UFRN (2014). É professora na Universidade Federal do Acre – UFAC – no Centro de Educação Letras e Artes – CELA, no Curso de Pedagogia e demais licenciaturas, ministrando as disciplinas de Estágio Supervisionado, Didática, Investigação e Prática Pedagógica. Desenvolve pesquisas e atua principalmente com os temas: formação docente – inicial e continuada –, educação inclusiva, Teoria das Representações Sociais e trabalho e saberes docentes. É autora do livro: Educação inclusiva: uma reflexão sobre representação social e formação docente.

ANTÔNIA MAÍRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com pós-graduação lato-sensu em Psicopedagogia clínica e Institucional (FVJ) e em Língua Portuguesa e Matemática numa abordagem transdisciplinar (IFRN). Mestra em Educação (UFRN), na linha de pesquisa formação e profissionalização docente. Possui experiência na Educação à distância (tutora/professora) e Educação Básica (professora).  Atualmente leciona como professora contratada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atua como pesquisadora, principalmente, nas seguintes áreas: Formação de professores, representação social, habitus, e inclusão, possuindo trabalhos publicados em todos os temas citados.

CAMILA RODRIGUES DOS SANTOS
Pedagoga pela Universidade Potiguar (UnP). Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela UnP.  Mestranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Coordenadora Pedagógica na rede Municipal de Natal, professora na Educação Infantil na rede Municipal de Parnamirim, professora da pós-graduação lato sensu em Educação na UnP. Desenvolve pesquisas sobre formação de professores, profissionalização docente, representações sociais e políticas educacionais.

CARLINEIDE JUSTINA DA SILVA ALMEIDA
Graduada pela Universidade do Estado do Rio Grande - UERN, Especialista pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Atua como Coordenadora dos Programas Sociais do Governo Federal na Secretaria de Assistência do Município de Angicos e no Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, como Supervisora pela Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Seus interesses na área da pesquisa, compreendem os seguintes temas: a relação de professores da educação infantil com ambientes virtuais de aprendizagem, as representações sociais de elementos na área educacional, a biblioteca como um lugar de ensino-aprendizagem, a importância do bibliotecário enquanto mediador educativo, economia solidária, formação docente e relação com o saber, educação de jovens e adultos na perspectiva freireana, capital cultural e habitus.

CÍCERA ROMANA CARDOSO
Graduada em Pedagogia (1993), pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte/UERN (com habilitação no Ensino das Disciplinas e Atividades Pedagógicas/EDAPE; graduada em pedagogia (com habilitação em Administração Escolar (1998); Especialista em Educação (2001) - área de Educação Infantil, Mestre em Educação (2007) todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. É professora do Ensino Fundamental – anos iniciais – da rede pública de Natal e Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN. Realiza estudos e pesquisas nos temas: Teoria das Representações Sociais, Educação de Jovens e Adultos e Praxiologia de Pierre Bourdieu. Atualmente é doutoranda no PPGEd - Centro de Educação/UFRN.

DANIELLE OLIVEIRA DA NÓBREGA
Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas/Unidade Educacional de Palmeira dos Índios, doutoranda  do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, graduação em Psicologia - licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, educação inclusiva, deficiência, ensino superior, formação docente e formação do psicólogo.

ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Professora com Pós-doutoramento na Universidade de Valencia/Espanha; lotada no Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e credenciada ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN; participa de grupos de pesquisa na área de Educação e coordena projetos envolvendo temas como a Formação Docente, Teoria das Representações Sociais e Ensino de Sociologia. Ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado no curso Ciências Sociais e atua como avaliadora de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

ERIKA DOS REIS GUSMÃO ANDRADE
Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Associação Cultural Educacional da Bahia (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Especialização em Psicopedagogia pela Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Currículo e Pró-Reitora Adjunta de Graduação da UFRN (2015-2019). Já tendo atuado como: Vice-Coordenadora (2005/2007) e Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFRN, Modalidade Presencial Campus Central (2007/2009); Coordenadora do Projeto de Elaboração e Monitoramento dos Planos de Ações Articuladas dos Municípios do Rio Grande do Norte (PAR) na UFRN (2007/2008); Coordenadora Pedagógica do Programa Complementar de Apoio ao Ensino Médio (2007/2009); Co-Coordenadora do Projeto PRODOCÊNCIA/UFRN (2008/2010); Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia da Terra da UFRN/INCRA (2010/2011); Coordenadora do Subprojeto PIBID/CAPES - Pedagogia (2009/2013) e Chefe do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (2013/2015). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Teoria das Representações Sociais, formação do professor, formação profissional e superior, processos de ensino-aprendizagem no adulto em formação e construção de conceitos.

KARLA MICHELLE DE OLIVEIRA
Mestra em Educação e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora de Sociologia da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC-RN). Autora de “Dimensões do ensinar Sociologia: representações de licenciandos/as estagiários/as” e “Formação de professores em Ciências Sociais: identidades e representações”.

MARIA DAS DORES DUTRA XAVIER
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte –UFRN (2013), atuou como bolsista PIBID (2010, 2011, 2013) e PIBIC (2012). Atualmente é mestranda do Curso de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também, professora da educação básica na Secretaria Municipal de Educação (SME) – Natal/RN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos e pesquisas voltados para formação docente, representação social e construção da identidade docente; atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação inicial, docência, ensino-aprendizagem.

MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA DE CARVALHO
Professora aposentada pela UFRN. Graduada em Pedagogia, Mestre em Psicologia Cognitiva, Doutora em Educação. Tem produção acadêmica sobre Alfabetização e Formação Docente, com o respaldo teórico da Psicolinguística, Sociolinguística, Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e Representações Sociais.

SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA
Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2012), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Instituto de Ensino Superior Natalense – IESN (2014) e Mestranda em Educação, também pela UFRN. Professora de Sociologia no Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Ênfase de trabalhos nas áreas de ensino/aprendizagem, ensino de Sociologia e formação docente.

SILVIA REGINA PEREIRA DE MENDONÇA
Professora de Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Graduada em Ciências com Licenciatura Plena Em Matemática pela Faculdades Integradas Castelo Branco (1991), Especialista em Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes (2000) e em Pré Escolar e Alfabetização pela Escola Normal Carmela Dutra (1981), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Doutoranda em Educação (UFRN) com ingresso em 2013.1. Atua nos seguintes temas: Educação Matemática, Teoria das Representações Sociais, formação de professores e educação à distância.

VALMARIA LEMOS DA COSTA SANTOS
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - (2012), atuou como bolsista PIBID e PIM. Atualmente é Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na educação, Educação à Distância e Formação Docente.

VERIDIANO MAIA DOS SANTOS
Graduado em Educação Artística - UFRN; Especialista em EJA - UFRN; Mestre em Educação - UFRN e Doutorando em Educação - UFRN. É professor do Ensino de Arte na Educação de Jovens e Adultos do município do Natal e Servidor da UFRN.