Capa do livro: ESTUDOS SOBRE O BULLYING:<br>família, escola e atores

ESTUDOS SOBRE O BULLYING:
família, escola e atores

Autores: Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira - Altemir José Gonçalves Barbosa - Lélio Moura Lourenço (Orgs.)

Queres saber mais sobre as relações entre o bullying e o contexto familiar? A intenção é aprofundar conhecimentos sobre bullying, aprendizagem e educação escolar? Teu desejo é entender as características psicossociais dos atores principais do bullying? Esta obra pode ajudá-lo.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0904-6
DOI: 10.24824/978854440904.6
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 258
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESTUDOS SOBRE O BULLYING:<br>família, escola e atores

ORGANIZADORES

ALTEMIR JOSÉ GONÇALVES BARBOSA
Psicólogo, mestre em Psicologia Escolar e doutor em Psicologia. Atualmente é professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Desenvolve pesquisas, projetos de extensão e atividades de ensino com ênfase em Psicologia Escolar, adotando principalmente os seguintes temas: Tecnologia Educacional; Desenvolvimento Psicossocial e Educação; Educação Inclusiva; Desenvolvimento Humano e Novas Tecnologias; Informática e Psicologia, Dotação e Talento, Avaliação Psicológica. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

BEATRIZ PEREIRA
Professora Catedrática da Universidade do Minho (UM), Portugal e Doutora em Estudos da Criança. Atualmente é professora dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Educação da UM e é membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)  sendo coordenadora da linha de investigação “Saúde e Educação Física”.  Tem desenvolvido investigação na área do bullying na escola, lazer e atividade lúdica das crianças. É autora de várias obras, capítulos de livro e artigos. Orientou 11 teses de doutoramento concluídas e inúmeras teses de mestrado. É autora da 1ª tese de doutoramento realizada em Portugal sobre o bullying na escola e do 1º livro sobre o bullying intitulado “Para uma escola sem violência”, publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian e FCT.

LÉLIO MOURA LOURENÇO
Pós Doutor em Estudos da Criança pelo Instituto da Criança da Universidade do Minho - Braga, Portugal. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Possui Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (1993). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista de Produtividade CNPq. Membro da APICSA - Asociación Psicológica Iberoamericana de Clínica y Salud. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Relações Interpessoais, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, violência, crenças, trabalho e saúde. Coordena o Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (NEVAS) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.


AUTORES


AMÁLIA REBOLO MARQUES
Licenciada em Educação Física (ISEF-UTL), Mestre em Desenvolvimento da Criança e Doutora em Motricidade Humana (FMH-UTL). Coordenadora da Licenciatura em Motricidade Humana e do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (Instituto Piaget, campus de Almada). Áreas de interesse: desenvolvimento motor, bullying, jogo de luta, recreio escolar.

ANA MARIA EYNG
Possui Doutorado em Pedagogia pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Atualmente, é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da PUCPR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas curriculares, políticas de avaliação institucional, formação de professores, gestão educacional, formação de professores.

BEATRIZ ARAÚJO
Doutora em Ciências de Enfermagem. Professora no Instituto de Ciências da Universidade Católica Portuguesa. Investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da UCP. Peer Review em Revistas de Enfermagem e de Ciencias da Saúde.

DANIEL ALEXANDRE GOUVÊA GOMES
Psicólogo. Doutorando e Mestre em Processos Psicossociais em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF, Brasil. Membro do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (NEVAS) da UFJF.

ELIZETH HELDT
Professora Adjunta da Escola de Enfermagem (EENF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) e do Programa em Psiquiatria da Faculdade de Medicina (FAMED), ambos da UFRGS. Enfermeira especialista em Enfermagem Psiquiátrica, Mestre e Doutora em Psiquiatria pela FAMED/UFRGS.

FELLIPE SOARES SALGADO
Psicólogo. Doutorando pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP-USP).

FRANCESCA STEPHAN
Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Processos Psicossociais e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Membro do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social – NEVAS. Possui especialização em Terapia Familiar. Possui experiência em Psicologia Clínica e em Psicologia Social e Saúde Coletiva e atualmente desenvolve pesquisas nos seguintes temas: ansiedade social, bullying, mobbing\assédio moral.

GRAZIELA ALINE HARTMANN ZOTTIS
Enfermeira da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Mestre em Ciências Médicas: Psiquiatria pela UFRGS. Aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFRGS. Atua nas áreas de saúde pública e mental. Realiza pesquisas sobre comportamento agressivo na infância e adolescência, punições corporais, abusos físicos e negligência.

JORGE LUIZ DA SILVA
Doutorando em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo e Psicólogo pela Universidade de Uberaba. Membro do Grupo de Estudos, Ensino e Pesquisa do Programa de Atenção Primária de Saúde do Escolar (PROASE/EERP-USP). Bolsista FAPESP.

JULIANA CÉLIA DE OLIVEIRA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Mestrado em Psicologia (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Psicologia (2016) pela Universidade Federal de Juiz de Fora na linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Socioeducativos. Tem experiência em Psicologia Cognitiva Comportamental e Psicologia Escolar/Educacional. Participa de pesquisas nas seguintes áreas: desenvolvimento socioemocional; dotação / talento / superdotação / altas habilidades; e violência escolar / bullying.

JULLIANE MESSIAS CORDEIRO SAMPAIO
Doutora em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Enfermeira pela Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia. Membro do Grupo de Estudos, Ensino e Pesquisa do Programa de Atenção Primária de Saúde do Escolar (PROASE/EERP-USP). Bolsista CNPq.

LARA CAROLINA DE ALMEIDA
Doutora em Psicologia Social (2016) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui o título de especialista em Psicologia do Desenvolvimento Humano no Contexto da Saúde e da Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

LUCIANA XAVIER SENRA
Psicóloga. Mestre e Doutoranda em Processos Psicossociais e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF; Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social – NEVAS e Professora Adjunto da Faculdade de Minas - FAMINAS, MG.

FERNANDO MARCELO ORNELAS MELIM
Professor. Doutorado em Estudos da Criança, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal, Professor destacado pela Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos da Região Autónoma da Madeira e bolseiro de investigação no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).

MARIA LOURDES GISI
Possui Doutorado em Educação Brasileira pela Unesp. Atualmente, é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação StrictoSensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É membro do Conselho Editorial da Revista Diálogo Educacional. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação de políticas educacionais e políticas de formação de professores.

MARIA DO CARMO SOUSA
Professora Coordenadora e Diretora do Departamento de Enfermagem de Saúde Materna e Infantil da Escola Superior de Enfermagem de Vila Real da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. Doutoranda em Enfermagem, na Universidade Católica do Porto. Membro colaborador do Centro de Investigação em estudos da Criança da Universidade do Minho.

MARTA ANGÉLICA IOSSI SILVA
Livre Docente da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado pela Universidade do Minho, no Instituto de Estudos da Criança (Portugal). Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Membro Coordenadora do Grupo de Estudos, Ensino e Pesquisa do Programa de Atenção Primária de Saúde do Escolar (PROASE/EERP-USP).

WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA
Doutorando em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Psicólogo pela Universidade de Uberaba. Membro do Grupo de Estudos, Ensino e Pesquisa do Programa de Atenção Primária de Saúde do Escolar (PROASE/EERP-USP). Bolsista CAPES.

ROMILDA TEODORA ENS
Possui doutorado em Educação – Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas. Atua e desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação de professores e representações sociais.