Capa do livro: PRÓ-LETRAMENTO EM AÇÃO:<br>a formação continuada de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de Rio Verde-GO

PRÓ-LETRAMENTO EM AÇÃO:
a formação continuada de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de Rio Verde-GO

Autores: Carlos Sérgio de Oliveira

O Pró-letramento é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada, ação política apresentada como um curso para os professores das séries iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de melhorar a qualidade da prática docente e, consequentemente, da aprendizagem dos alunos. É este, portanto, o contexto deste estudo. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar as políticas públicas de formação continuada dos professores da educação básica no Brasil e, mais especificamente, verificar as contribuições do programa Pró-letramento em Matemática para a formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Rio Verde-GO. Os procedimentos metodológicos desta investigação consistiram em levantamento bibliográfico e análise documental. O campo empírico constituiu-se de entrevista semiestruturada, corroborada pelo registro de anotações e gravações da fala dos docentes. Para uma melhor compreensão da realidade investigada, recorreu-se a uma investigação qualitativa em escolas municipais de Rio Verde - Goiás, nos anos de 2011 a 2012. A abordagem qualitativa foi enriquecida com dados estatísticos e pela consulta a fontes bibliográficas que tratam da questão. A partir dos dados analisados (resultados), observou-se que o curso do Pró-letramento foi positivo na formação dos professores envolvidos com a pesquisa, uma vez que esses profissionais se apropriaram com mais segurança das teorias e dos conteúdos estudados, particularmente sobre a importância da resolução de problemas adaptados ao contexto sociocultural dos alunos e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Ressalta-se que é preciso haver continuidade no processo de formação continuada porque ainda têm sido constatadas dificuldades no ensino da matemática, mesmo com os avanços evidenciados na presente pesquisa.

Impresso
de R$ 55,08 por
R$ 47,88
Digital
de R$ 55,08 por
R$ 38,56

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0823-0
DOI: 10.24824/978854440823.0
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 118
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PRÓ-LETRAMENTO EM AÇÃO:<br>a formação continuada de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de Rio Verde-GO

CARLOS SÉRGIO DE OLIVEIRA

Natural de Condor – RS e atualmente reside no município de Rio Verde-GO. Graduado em MATEMÁTICA pela Universidade de Rio Verde (2005) e Pedagogia pela UNIUBE (2013). Especialista em Docência Superior pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS (Campo Grande,2015). Foi tutor do curso de formação de professores Programa do Pró-Letramento pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA e UNB). Foi formador do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) no estado de Goiás. Atuou como professor formador na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer do Município de Rio Verde-GO. Foi professor do Curso de Pós-Graduação: Práticas Docentes nas Séries iniciais do Ensino Fundamental e Práticas Docentes na Educação Infantil pela FACULDADE ALMEIDA RODRIGUES -FAR. Docente da FAR - Faculdade Almeida Rodrigues e Unirv - Universidade de Rio Verde no curso de Pedagogia.  Atua como docente na rede pública municipal no 4º e 5º ano dos anos iniciais.