Capa do livro: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO:<br>instituições, intelectuais e imprensa

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO:
instituições, intelectuais e imprensa

Autores: Maria Isabel Moura Nascimento - Claudia Maria Petchak Zanlorenzi (Orgs.) Aline Cristina Schram - Carla Michele Ramos - Cebilla Moletta Slotuk - Gláucia Andreza Kronbauer - Lucia Mara de Lima Padilha - Manuel Nelito Matheus dos Santos - Nilvan Laurindo Sousa - Renata Lopes da Silva - Rosiane Machado da Silva - Sonia Valdete Aparecida Lima Cordeiro

Com a presente coletânea, o Grupo de Pesquisa “História, Sociedade e Educação nos Campos Gerais - PR” (HISTEDBR) torna público os resultados das pesquisas realizadas no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Ponta Grossa - UEPG, em História da Educação, durante os anos de 2004 a 2014.

Impresso
de R$ 65,88 por
R$ 55,08
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 46,12

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0731-8
DOI: 10.24824/978854440731.8
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 233
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO:<br>instituições, intelectuais e imprensa

MARIA ISABEL MOURA NASCIMENTO
Professora Produtividade da Fundação Araucária; Pós -Doutora em Educação pela Universidade de Campinas -UNICAMP; Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP e professora do Departamento de Educação e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa HISTEDBR Campos Gerais- PR; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação" - HISTEDBR; Pesquisadora do CNPq Fundação Araucária; Produção focada nas Instituições Escolares no Brasil, com base no materialismo histórico.

MANOEL NELITO MATHEUS NASCIMENTO
Prof. Doutor em História e Filosofia da Educação UNICAMP. Atualmente e professor do programa de Pós Graduação em educação da UFSCAR. Membro do Grupo de Pesquisa HISTEBBR.

CLAUDIA MARIA PETCHAK ZANLORENZI
Possui graduação em Letras pela FECLI - 1988, atualmente UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e em Pedagogia pela UNAR (Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”). Possui Doutorado em História da Educação pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006), especialização em Educação Infantil pela Universidade Tuiuti do Paraná e Supervisão, Orientação e Gestão Educacional pela UNICENTRO. É professora da rede municipal de ensino da Prefeitura de Irati. Também foi professora colaboradora do Departamento de Pedagogia da UNICENTRO entre 2007 a 2012. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: história da educação, formação de professor, alfabetização, teoria e metodologia da língua portuguesa e alfabetização para os anos iniciais, educação infantil, teoria e metodologia do ensino de Arte e coordenação pedagógica. Pesquisadora do grupo HISTEDBR - Campos Gerais desde 2004 com estudos relacionados à educação e a imprensa. Atualmente, exerce a função de Secretária Municipal de Educação de Irati.

ALINE CRISTINA SCHRAM
Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Tem Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. É integrante do Grupo de Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR Campos Gerais. Pedagoga na rede estadual do ensino do Estado do Paraná – SEED. Realiza pesquisas na linha de história da educação com ênfase nas instituições escolares do Estado do Paraná, Liberalismo e educação e Grupos Escolares.

CARLA MICHELE RAMOS
Possui Graduação em História pela UEL (2004), Graduação em Artes Visuais pela UNIMES (2012), Especialização em História Social e Ensino de História pela UEL (2006), Mestrado em História pela UNIOESTE (2008); Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação na UEPG, nível Doutorado. Tem conhecimento nas seguintes áreas: História, História da Educação, Imprensa Estudantil, Práticas Culturais e Identidades, Arte-Educação. Pesquisadora do grupo HISTEDBR - Campos Gerais, com estudos relacionados à história da educação e imprensa estudantil. Pesquisadora do grupo Prática Pedagógica e Pesquisa na Educação Básica, Técnica e Tecnológica - IFPR, com estudos relacionados ao Ensino do Paraná, Interdisciplinaridade, História da Cultura Afro-brasileira e dos Povos Indígenas. Professora de História do IFPR - Campus Irati e Representante do NEABI nesta instituição.

CEBILLA MOLETTA SLOTUK

Graduada em Pedagogia pela UNICENTRO-Irati (2011). Mestre em Educação pela UEPG (2015) na linha de História e Políticas Educacionais, com pesquisa especifica sobre Educação e Imprensa. Participante do grupo de pesquisa HISTEDBR - Campos Gerais. Experiência docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente professora da rede municipal de Irati, com atuação nas series iniciais do Ensino Fundamental.

GLÁUCIA ANDREZA KRONBAUER
Possui Graduação em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul, RS (UNISC) – 2005. Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS (UFRGS) – 2009 e atualmente é aluna de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR, no qual desenvolve sua tese sobre o processo de constituição da Escola Nacional de Circo. Foi professora colaboradora no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, PR (UNICENTRO) – 2010 a 2014 e professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – 2013 a 2014. Atualmente é professora assistente do Departamento de Educação Física da UNICENTRO, atuando nas disciplinas de Educação Física e Políticas Educacionais, Atividades Circenses na Escola e Manifestações Expressivas do Movimento. É pesquisadora do Grupo HISTEDBR - Campos Gerais (UEPG) e do Grupo Educação, Cultura e Contemporaneidade (UNICENTRO). Atua em projetos de extensão e pesquisa que envolvem a relação entre o movimento e a arte na história e na educação do corpo.

LUCIA MARA DE LIMA PADILHA
Graduada em Pedagogia (2007); Mestre em Educação (2010); Doutoranda em Educação - linha de pesquisa História e Políticas Educacionais - pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui experiência como docente na Educação Básica e no Ensino Superior. Atualmente, é professora colaboradora do Departamento de Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa e atua nos seguintes temas: História da Educação; Estrutura e Funcionamento da Educação Básica; Fundamentos da Educação; Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais na escola.  Pesquisadora no grupo de pesquisa HISTEDBR – Campos Gerais, desde o ano de 2004, com estudos relacionados à temática: Comunidades Quilombolas e a educação dos negros no Paraná.

NILVAN LAURINDO SOUSA
Nilvan Laurindo Sousa é natural do Maranhão, reside em Ponta Grossa a mais de 30 anos. Possui graduação em Licenciatura em Letras - Habilitação em Português pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), Especialista em Cultura e História (2000). Fez mestrado em Educação pela mesma Universidade (2013). Concursada na Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 1993 - Função de Técnico de Assuntos Universitário, encontra-se atualmente na Diretoria de Projetos e Convênios da UEPG, onde atua como Diretora.

ROSIANE MACHADO DA SILVA
Possui graduação em história pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 1996e Possui Mestrado em Educação (2006) pela mesma universidade.Coordenadora do projeto de extensão "Formação contínua de recursos humanos na educação: uma proposta coletiva no CAIC Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha”.  Atuou como coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia a distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011-2013). Coordenadora Pedagógica Institucional e docente da Faculdade SECAL (2008-2011). Aluna regular no programa Doutorado de Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa.  Pesquisadora no grupo de pesquisa HISTEDBR – Campos Gerais com estudos relacionados ao negro e a educação negra na imprensa paranaense.

RENATA LOPES DA SILVA
É licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG, Mestre em Educação-UEPG, na linha de História e Políticas Educacionais. É professora Assistente do Departamento de Pedagogia-DEPED da Unversidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG. Trabalha com as temáticas inseridas na área de Política Educacional e Práxis Educativa; Educação e as suas relações com a organização do Estado e da sociedade, a partir da análise dos elementos constituintes das políticas públicas em educação, das suas diretrizes políticas e legislativas. Análise histórica, política e pedagógica na formação de professores, Didática: o ensino como prática social; a alfabetização e letramento.

SÔNIA VALDETE APARECIDA LOPES LIMA
Possui graduação em história pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 1996e Possui Mestrado em Educação (2006) pela mesma universidade.  Pós Graduação em Arte, Educação e Terapia pela FAPI (Faculdade de Pinhais); Pós Graduação em Educação e Cidadania: Práticas Pedagógicas, (2010); Especialização em Gestão Escolar, em 2008; Especialização em Educação Patrimonial pela UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2001; É professora do Município de Carambeí desde o ano de 1993; também trabalhou como coordenadora educacional na Secretaria Municipal de Educação de Carambeí de 2009 a 2014; desenvolvendo projetos de Educação Ambiental; fez parte do grupo de Pesquisa em Educação Ambiental; e do HISTDBR- Campos Gerais; Atualmente exerce a função de coordenadora pedagógica em Carambeí.