Capa do livro: DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:<br>políticas, currículo e discurso

DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
políticas, currículo e discurso

Autores: Natalina Aparecida Laguna Sicca - Alessandra David (Orgs.)

O caminhar pelas diferentes portas de entrada da coletânea "Diálogos na Educação Básica: políticas, currículo e discurso", organizada por Natalina Aparecida Laguna Sicca e Alessandra David, nos permite abrir janelas para diferentes etapas do processo curricular, incluindo questões contextuais e de avaliação, ainda nos revela as práticas de ensinar e formar professores. Por meio dos diferentes diálogos estabelecidos com pesquisadores, apresentamos diferentes facetas da política educacional voltada para a educação básica, buscando mostrar impedimentos e processos contraditórios que podem fornecer pistas para que sejam traçados novos trajetos.

Impresso
de R$ 55,08 por
R$ 47,88
Digital
de R$ 55,08 por
R$ 38,56

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0739-4
DOI: 10.24824/978854440739.4
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:<br>políticas, currículo e discurso
AGNES IARA DOMINGOS MORAES
Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Marília/SP/ Brasil. Bolsista de Doutorado pela CAPES.

ALESSANDRA DAVID
Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda. Líder do Grupo de Pesquisa Currículo, História e Poder, certificado pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto e credenciado como grupo de pesquisas pelo CNPQ, no qual coordena a linha de pesquisa História da Educação e Currículo. Pesquisadora vinculada ao CIERS-ed da Fundação Carlos Chagas (FCC) e à Cátedra UNESCO de Profissionalização Docente.

CLÁUDIO RODRIGUES DA SILVA
Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Marília – SP – Brasil.

ERICA CRISTINA DE BESSA NAKANO

Supervisora de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de SP. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda. Membro da linha de pesquisa Políticas Públicas e Trabalho docente, do Grupo de Pesquisa Currículo, História e Poder, certificado pelo Centro Universitário Moura Lacerda - Ribeirão Preto e credenciado como grupo de pesquisas pelo CNPQ.

GISELA DO CARMO LOURENCETTI
Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, História e Poder, certificado pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto e credenciado como grupo de pesquisas pelo CNPQ, no qual coordena a linha de pesquisa “Políticas públicas e Trabalho docente”. Pesquisadora vinculada ao CIERS-ed da Fundação Carlos Chagas (FCC) e à Cátedra UNESCO de Profissionalização Docente.

JÚLIO CESAR TORRES
Docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Marília/SP. Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto/SP/ Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia, certificado pela Universidade Estadual Paulista, e credenciado pelo CNPQ. Atua nas linhas de pesquisa “Democracia, trabalho e educação” e “Administração educacional e gestão escolar”. Líder do Grupo de Pesquisa História e Política Educacional Brasileira, certificado pela Universidade Estadual Paulista, e credenciado pelo CNPQ e atua na linha de pesquisa “Estado, Políticas Públicas de Educação e Cidadania”. Membro do Grupo de Pesquisa  Estado e Governo, certificado pela Universidade Estadual Paulista, e credenciado pelo CNPQ. Atua na linha de pesquisa “Estado e Governo”.

MARIA CRISTINA DA SILVEIRA GALAN FERNANDES
Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Pesquisa Sociologia, Trabalho e Educação, certificado pela UFSCAR e credenciado pelo CNPQ, no qual coordena as linhas de pesquisa Políticas Educacionais, Práticas curriculares e qualidade de ensino”, “Formação docente e práticas curriculares” e “Trabalho, formação, identidade e socialização na educação básica e superior”. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório e pesquisa das políticas de avaliação da educação superior (POW1),certificado pela UFSCAR e credenciado pelo CNPQ, na linha Discursos Educacionais e a Avaliação da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico, do Programa de Pós Graduação Ensino e História de Ciências da Terra da UNICAMP, certificado pela UNICAMP, credenciado como grupo de pesquisas pelo CNPQ, na linha de pesquisa “Políticas curriculares e formação de professores para Ciências da Terra”.

LILIANE CURY SOBREIRA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) – Ribeirão Preto – SP. Especialista em História da Arte pela FAAP. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, História e Poder, certificado pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto e credenciado como grupo de pesquisas pelo CNPQ. Professora do Centro Universitário Barão de Mauá- Ribeirão Preto.

NATALINA APARECIDA LAGUNA SICCA
Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda. Líder do Grupo de Pesquisa Currículo, História e Poder, certificado pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto e credenciado como grupo de pesquisas pelo CNPQ, no qual coordena a linha de pesquisa Políticas e Práticas Curriculares. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico do Programa de Pós Graduação Ensino e História de Ciências da Terra da UNICAMP, certificado pela UNICAMP, credenciado como grupo de pesquisas pelo CNPQ, na linha de pesquisa “Políticas curriculares e formação de professores para Ciências da Terra”. Membro do Grupo de Pesquisa História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, do Programa de História da Ciência, certificado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e credenciado como grupo de pesquisas pelo CNPQ, na linha “História da Ciência e Ensino”.

PAULO CESAR CEDRAN
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. e Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente e Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, História e Poder, certificado pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto e credenciado como grupo de pesquisas pelo CNPQ, no qual coordena a linha de pesquisa “Currículo e Gestão”. Supervisor da rede estadual de Educação de São Paulo.

PAULO ROBERTO PEDROSO JUNIOR
Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda em Ribeirão Preto/SP. Professor de Educação Física.  Atualmente exerce a função de professor coordenador do Núcleo Pedagógico na Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto/SP, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, História e Poder, certificado pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto e credenciado como grupo de pesquisas pelo CNPQ, na linha de pesquisa “Tecnologias, Cultura Escolar e Currículo”.

PEDRO WAGNER GONÇALVES
Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente e Pesquisador do Programa de Pós Graduação Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da UNICAMP. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico do Programa de Pós Graduação Ensino e História de Ciências da Terra da UNICAMP, certificado pela UNICAMP, credenciado como grupo de pesquisas pelo CNPQ, nas linhas de pesquisa “Conhecimentos básicos estruturadores da Ciência do Sistema Terra e Ensino de Ciência do Sistema Terra”. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação aplicada as Geociências, certificado pela UNICAMP, credenciado como grupo de pesquisas pelo CNPQ, nas linhas de pesquisa “Metodologia de Ensino em Geociências”  e “História das Ciências Geológicas”.

PRISCILA DE PAULO ULIAM MARTINS
Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do grupo de Pesquisa Sociologia, Trabalho e Educação, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, certificado pela UFSCAR e credenciado pelo CNPQ, na linha de pesquisa “Políticas Educacionais, Práticas curriculares e qualidade de ensino”.

RITA DE CÁSSIA SOUZA SPÍNDOLA
Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto. Pós-graduação em Psicopedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/MG. Membro da linha de pesquisa “História da Educação e Currículo”, do Grupo de Pesquisa Currículo, História e Poder, certificado pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto e credenciado como grupo de pesquisas pelo CNPQ. Consultora Educacional.

ROSILENE BATISTA DE OLIVEIRA
Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda/Ribeirão Preto - SP. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, História e Poder, certificado pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto e credenciado como grupo de pesquisas pelo CNPQ, no qual coordena a linha de pesquisa “Tecnologias, Cultura Escolar e Currículo”. Membro do grupo de Pesquisa História da Educação e História Regional, certificado pela Universidade Federal de Uberlândia e credenciado pelo CNPQ, na linha de pesquisa “História e Historiografia da Educação”.