Capa do livro: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM DEBATE

A EDUCAÇÃO INFANTIL EM DEBATE

Autores: Emília Peixoto Vieira - Cândida Maria Santos Daltro Alves - Luciana Sedano (Orgs.)

Um olhar comprometido com o desenvolvimento integral da criança. A leitura deste livro é uma oportunidade única de estudo e reflexão sobre diferentes temáticas da educação infantil. A pesquisa aliada à prática educacional traduzidas num texto que dialoga com quem pensa, acredita, trabalha e transforma a educação para a primeira infância.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0836-0
DOI: 10.24824/978854440836.0
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A EDUCAÇÃO INFANTIL EM DEBATE
EMILIA PEIXOTO VIEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Vila Velha (1993). Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação - USP (2001) e Doutorado em Educação pela UNICAMP (2011). É Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde também foi Diretora do Departamento de Ciências da Educação - DCIE (2012-2014). É professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação na UESC, linha de Políticas Educacionais. Foi membro do Comitê de Ética da Universidade Estadual de Santa Cruz (2011-2013). Foi vice-presidente da Regional Nordeste do Fórum Nacional dos Diretores de Faculdades-Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR) (2012-2014). Foi diretora Seção Espírito Santo da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) (2005-2008). É coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Políticas Públicas e Gestão Educacional. É investigadora colaboradora do CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (Portugal), compondo o Grupo 1: Educação, Identidades e Políticas Públicas. É coordenadora do Projeto de Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil/UESC e coordena curso extensão para coordenadores da educação infantil na região sul Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional e a educação infantil, trabalho docente, formação docente. Desenvolve pesquisa sobre as políticas públicas e condições de trabalho docente na educação básica e superior.

JOEDSON BRITO DOS SANTOS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela Faculdade Católica de Ciências Econômica da Bahia (FACCEBA), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) na área de concentração Política e Gestão da Educação e o doutorado em Educação na área de concentração Políticas Educacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus de Tocantinópolis e membro do Grupo de Trabalho (GT) de Pós-graduação do Campus e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Prática Educativa (GEPPPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Educacionais, Financiamento e Avaliação da Educação Básica e Políticas de Educação Infantil.

LUCIANA SEDANDO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Possui doze anos de experiência na docência de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental; três anos de experiência em Educação de Adultos; sete anos de experiência em Orientação Pedagógico-Educacional do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Atua em diferentes projetos de formação de professores. Foi professora de cursos de especialização em ensino de ciências e em ensino fundamental I. É coautora de uma coleção de livros didáticos para o Ensino Fundamental I e de um título de ensino de Ciências voltado à formação de professores. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz – BA, no departamento de Ciências da Educação, na área de didática.

LAIANA PORTO DO NASCIMENTO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2015). Aluna do curso de pós-graduação em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Tem experiência docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi integrante do Projeto de Extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil DCIE/UESC (2013 – 2014). Atualmente é diretora pedagógica em Instituição de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

CÂNDIDA MARIA SANTOS DALTRO ALVES
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1992), Mestre em Educação – Avaliação e Formação de Professores, pela Universidade Estadual de Campinas/SP (2002) e Doutora em Educação – Políticas Públicas Educacionais, pela Universidade Estadual de Campinas/SP (2013). Professora com Dedicação Exclusiva na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação. Atua  na Linha de Políticas Educacionais. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UESC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atua na formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente, coordena o Projeto de Extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil DCIE/UESC.

ZILMA DE MORAES RAMOS DE OLIVEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1988) e Livre-docente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É Professora Associada (aposentada) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, creche, formação de professores, desenvolvimento infantil e currículo para educação infantil.

MARIA APARECIDA D’ÁVILA CASSIMIRO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2003), especialização em Educação Infantil também pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005), Mestrado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, no Campos I da UNEB (2014). Participa do grupo de pesquisa: Desenvolvimento Social ligado a Universidade do Estado da Bahia, coordenado pela professora Drª Liana Gonçalves Pontes Sodré. Lecionou na Universidade Estadual de Santa Cruz como professora substituta, atuando nas disciplinas: Educação Infantil, Estágio em Educação Infantil, Arte e educação, Avaliação da Aprendizagem, Organização do Trabalho Pedagógico, Currículo e Tecnologias Educacionais. Atualmente coordena a Educação Infantil do município de Ilhéus, na Secretaria Municipal de Educação e atua como coordenadora pedagógica do ensino médio no Instituto Nossa Senhora da Piedade.

ALANNA SANTOS OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC (2015). Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ/UESC (2014-2015). Foi integrante do Projeto de Extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil/UESC (2013-2015).

ELDA ALVARENGA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e Metrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espirito Santo (PPGE). Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Vitoria. Tem experiência na área de Educação Básica e Ensino Superior. Membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (Nucaphe/Ufes). Seu campo de pesquisa concentra-se nos estudos sobre formação de professores, gênero e história das mulheres, em especial, mulheres professoras. Feminista. Militante dos movimentos de mulheres.

JOÃO PAULO SCARDUA FRANÇA
Pedagogo formado pela faculdade Estácio de Vila Velha (2015). Experiência na área de educação infantil. Membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (Nucaphe/Ufes). Experiência na área de educação infantil. Seu campo de pesquisa se concentra nos estudos das relações de gênero e sexualidade na escola. Feminista.

WELLINGTON MACHADO LUCENA
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Educação na Universidade Federal do Espirito Santo. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011), na linha de pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Educadores. Especialista em Gestão Empresarial (2006). Graduado em Administração com Habilitação em Marketing (2001). Membro do grupo Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimento/UFES. Professor no curso de Administração e Coordenador do MBA em Gestão Empresarial na Faculdade Estácio Núcleo Espírito Santo. Atua como palestrante e instrutor de Treinamentos nas áreas de Administração e Tecnologias Digitais na Educação. Desenvolve também atividades de consultoria em empresas nas áreas de Estratégias, Marketing, Gestão do Conhecimento e Estrutura Organizacional e para instituições de ensino básico e superior nos cursos Presenciais e Ensino à Distância.

ORDÁLIA ALVES ALMEIDA
Graduada em Pedagogia - Magistério da Pré-Escola, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), Mestre em Educação - Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e Doutora em Educação - Metodologia do Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Pós-Doutora na área da Sociologia da Infância, pelo Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho, Braga/Portugal (2008). Bacharel em Direito pela Faculdade Estácio de Sá (2014). Professora Associada IV da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação da Infância, atua na formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Coordenou o PROINFANTIL MEC/UFMS nos Estados de Alagoas, Mato Grosso do Sul e Sergipe. Atualmente, coordena o curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e os Cursos de Extensão em Educação Infantil MEC/UFMS, e coordena o GT de Educação Infantil da Rede Nacional da Primeira Infância/PNPI. Coordena o Grupo de Estudos em Educação da Infância – GREEI/MS.

ANA PAULA MELIM
Mestre (UFMS – 2005) e Doutora (UCDB – 2016) em Educação. Coordenadora e professora titular do curso de Pedagogia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Assessora pedagógica para assuntos educacionais e Coordenadora adjunta dos cursos de Extensão em Educação Infantil do MEC/SEB/UFMS. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Formação de Professores e Alfabetização.

CARLA DOS REIS SANTOS
Pedagoga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC (2009). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC (2011). Mestranda do Programa de Formação de Professores da Educação Básica – Mestrado Profissional em Educação/UESC (2015/2016). É pesquisadora do Projeto de Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil (2015). Membro do grupo de pesquisa CNPq Políticas Públicas e Gestão Educacional/GPPGE/UESC. Seu campo de pesquisa concentra-se nos estudos sobre formação de professores e educação infantil.

LOUISE LAMONY GOMES RAMOS
Estudante do curso de Pedagogia, 3° semestre, da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC e bolsista no Projeto de Extensão "Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil" da mesma universidade.

ANA MARIA ALVARENGA
Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012).  É Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (ingresso em março de 2004), lotada do Departamento de Ciências da Saúde. É Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educacional. No ensino, atua no curso de Licenciatura em Educação Física (supervisão de estágios). Na extensão, coordena a Rede Ibero-americana de Investigação da Formação em Educação Física (RIAIFEF) e, no campo pesquisa, coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação (GRUPEFE). É orientadora no mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa). Atua, também, como Coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Educação Física UFSC-UESC.

RACHEL DE OLIVEIRA
Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Metropolitanas Unidas (1979), graduação em Estudos Sociais pela Universidade de Franca (1984), graduação em Orientação Educacional - Faculdades Metropolitanas Unidas (1978). Mestrado em Educação na área de Supervisão e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC (1992). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2001). Professora de Ensino Fundamental (aposentada). Professora Titular do Departamento de Ciências de Educação - DCIE- da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Seu campo de pesquisa concentra na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Diversidade Cultural, com ênfase na análise da situação educacional das crianças negras e educação nas comunidades quilombolas. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - área de concentração: Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Professora do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educacional, linha de Políticas Educacionais.