Capa do livro: PSICANÁLISE E SOCIEDADE HOJE

PSICANÁLISE E SOCIEDADE HOJE

Autores: Josiane C. Bocchi - Edson Olivari de Castro (Orgs.)

Psicanálise e Sociedade Hoje – é o terceiro tomo da coleção REVER – Psicanálise UNESP, cujo propósito é dar visibilidade e socializar a produção acadêmica, discussões e interlocuções psicanalíticas realizadas no âmbito do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0751-6
DOI: 10.24824/978854440751.6
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 262
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PSICANÁLISE E SOCIEDADE HOJE

CHRISTIAN INGO LENZ DUNKER
Psicanalista, Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP (2014), Departamento de Psicologia Clínica. Obteve o título de Livre Docente em Psicologia Clínica (2006) após realizar seu Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University (2003). Possui graduação em Psicologia (1989), mestrado em Psicologia Experimental (1991) e doutorado em Psicologia Experimental (1996) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Analista Membro de Escola (A.M.E.) do Fórum do Campo Lacaniano. Tem experiência na área clínica com ênfase em Psicanálise (Freud e Lacan), atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura e epistemologia da prática clínica, teoria da constituição do sujeito, metapsicologia, filosofia da psicanálise, ciências da linguagem. Coordena, ao lado de Vladimir Safatle e Nelson da Silva Jr,. o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Em 2012 ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro em Psicologia e Psicanálise com a obra Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica (Annablume, 2010).

MIRIAM DEBIEUX ROSA
Psicanalista, professora dos programas de pós-graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Coordenadora do Laboratório Psicanálise e Sociedade e do Projeto Migração e Cultura do IP-USP.

VIVIANI CARMO-HUERTA
Psicóloga Clínica. Pós-doutoranda em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Membro do Laboratório Psicanálise e Sociedade e do Projeto Migração e Cultura do IP-USP e da Unidade INSERM U1178 "Santé Mentale et Santé Publique".

JOSÉ FRANCISCO MIGUEL HENRIQUES BAIRRÃO
Psicólogo e graduado em Filosofia pela USP, Doutor em Filosofia pela UNICAMP, Professor Associado do Departamento de Psicologia da USP, campus de Ribeirão Preto. Líder do Grupo de Pesquisa em Etnopsicologia do CNPq.

ANA MARIA LOFFREDO
Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, desde 1984, no qual é Professora Associada do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade e orientadora credenciada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e do Centro de Estudos em Teoria dos Campos (CETEC). Editora da Revista Psicologia USP, periódico oficial do Instituto de Psicologia da USP, de 2003 a 2012. Tem prestado assessoria ao Comitê Temático em Psicologia, Programa SciELO/FAPESP e é atualmente Chefe do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP.

ILANA MOUNTIAN
É pesquisadora e docente (bolsa PNPD/CAPES) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), especialização em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), mestrado em psicologia e saúde pública pela Manchester Metropolitan University (1999) e doutorado em Psicologia pela Manchester Metropolitan University (2005). Pós doutora pela Manchester Metropolitan University (2009). É pesquisadora honorária do Research Institute for Health and Social Change da Manchester Metropolitan University. É conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Suas áreas de pesquisa são epistemologia, metodologia, estudos de gênero, estudos pós-coloniais e psicanálise. Seus temas de pesquisa são: gênero, drogas, imigração. Autora do livro Cultural Ecstasies: drugs, gender and the social imaginary. Londres e Nova York: Routledge.

PATRICIA PORCHAT
Professora do curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual (Mestrado Profissionalizante) da UNESP/Araraquara. Pesquisadora da Universidade de São Paulo. Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Psicologia Clínica também pelo IPUSP (2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Teoria Psicanalítica, em Epistemologia da Psicanálise e em Estudos de Gênero. Pesquisa os seguintes temas: gênero, sexualidade, transexualidade e teste de realidade. Trabalha com as ideias de Freud, Lacan e de Judith Butler. É autora do livro Freud e o teste de realidade (2005), pela Casa do Psicólogo/Fapesp e do livro Psicanálise e Transexualismo: Desconstruindo Gêneros e Patologias com Judith Butler (2014), pela Editora Juruá.

ANDRÉ GELLIS
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (1994) e doutorado em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (2001). Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Clínica Psicanalítica, Teoria e Técnica da Psicanálise.

JOSIANE CRISTINA BOCCHI
Psicóloga pela USP (1999). Concluiu aprimoramento profissional em Psicologia Clínica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica (2002, HC/USP). Mestre em Ciências pela USP Ribeirão Preto (2005). Realizou Estágio Doutoral na Paris 7, pela École Doctorale Recherches em Psychopathologie et Psychanalyse (2008-2009). Doutora em Filosofia pela UFSCar (2010), na área de concentração Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise. Pós-Doutoramento no Departamento de Psicologia da UFSCar (2010-2012). Atualmente, é professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, no câmpus de Bauru (FC-UNESP).

DANILO SARETTA VERISSIMO
Professor de História e Epistemologia da Psicologia na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Assis. Doutorou-se, sob regime de co-tutela, em Psicologia pela Universidade de São Paulo e em Filosofia pela Université Jean Moulin – Lyon 3. É autor de A primazia do corpo próprio: posição e crítica da função simbólica nos primeiros trabalhos de Merleau-Ponty (Editora UNESP, 2012) e de diversos artigos dedicados, principalmente, ao estudo da percepção e da corporeidade.

JORGE BROIDE
Psicanalista e analista institucional, mestre em psicologia clínica pela PUCCAMP, Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP. Professor do Curso de Psicologia da PUC-SP, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

MAURÍCIO CASTEJÓN HERMANN
É psicanalista, professor, escritor e at. Lecionou na PUC de São Paulo e na Universidade Metodista de São Paulo. Nesta última, coordenou, por três anos, um Curso de Formação em Acompanhamento Terapêutico, pioneiro da cidade de São Bernardo do Campo, SP, Brasil. Em 2008, finalizou tese de doutoramento apresentada à Universidade de São Paulo (USP), intitulada Acompanhamento Terapêutico (AT) e psicose: articulador do real, simbólico e imaginário, na qual formaliza uma proposta de intervenção clínica e de manejo da transferência no AT, a partir do referencial lacaniano, com pacientes psicóticos. Em 2011, inaugurou o espaço Attenda – Transmissão e Clínica em AT e Psicanálise, também localizado em São Bernardo do Campo, SP, instituição que dirige e que oferece cursos de formação em AT, psicose, entre outros, além de tratamento clínico, interface com a saúde mental e educação. O Attenda, também, realiza transmissões das teorias psicanalíticas e suas conexões.

MIRA WAJNTAL
Psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Participou da equipe fundadora do Hospital-Dia Infantil da Mooca e do CAPS infantil da Mooca por 14 anos, desenvolvendo trabalho com crianças e suas famílias. É autora do livro “Uma Clínica para a Construção do Corpo”, Via Lettera, SP, 2004. Organizadora do livro: “Clínica com crianças: enlaces e desenlaces”, Ed. Casa do Psicólogo, SP, 2008.

JORGE FOUAD MAALOUF
Formado em Psicologia pela PUC-SP (1988), Especialização em Grupos Operativos pelo Instituto Pichon-Rivière (1994), Mestre (1998) e Doutor (2005) em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Psicólogo e Gestor do Capsi Mooca. Professor Universitário e Supervisor. Participação por 10 anos do Laboratório de Estudos da Transicionalidade da PUC-SP.

LUCIANNE SANT’ANNA DE MENEZES
Psicóloga e Psicanalista, Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE)-SP, com título reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia-CFP; Mestre e Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP-SP; Professora Adjunto II do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU/MG, Membro Efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae/SP – onde participa do Conselho Editorial da Revista Boletim Formação em Psicanálise.

DINAEL CORRÊA DE CAMPOS
Doutor e Mestre pela PUC-Camp – Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Psicólogo pela UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia da UNESP Bauru. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq/Unesp “Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), Linha de Pesquisa “indivíduo, contextos, processos e intervenções organizacionais”.

GABRIEL GIRNOS ELIAS DE SOUZA
Arquiteto, Mestre em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professor Assistente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

ÉRICO BRUNO VIANA CAMPOS
Graduado em Psicologia (2002) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Mestre (2004) e Doutor (2009) em Psicologia pelo IP-USP. Professor universitário e psicoterapeuta de orientação psicanalítica. Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ no campus de Bauru (FC-UNESP), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. É líder do grupo de pesquisa do CNPq “Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura” e coordenador do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas em Psicanálise (NEEPPSICA). Autor do livro “Limites da Representação na Metapsicologia Freudiana” (EDUSP, 2014) e de vários artigos em periódicos especializados. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Psicanálise, com ênfase em História, Teorias e Sistemas em Psicologia e Teorias Psicanalíticas, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos históricos e epistemológicos da psicologia, metodologia de pesquisa, teoria psicanalítica, psicanálise aplicada, psicopatologia e saúde mental.

ANGELO ANTONIO ABRANTES
Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências – UNESP-Bauru e Núcleo de Estudos e Pesquisa Psicologia Social, Educação e Saúde: contribuições do marxismo – Neppem.