Capa do livro: O ESPAÇO EUROPEU DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (EEES) PARA ALÉM DA EUROPA: apontamentos e discussões sobre o chamado processo de bolonha e suas influências

O ESPAÇO EUROPEU DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (EEES) PARA ALÉM DA EUROPA: apontamentos e discussões sobre o chamado processo de bolonha e suas influências

Autores: Maria de Lourdes Pinto de Almeida - Altair Alberto Fávero - Afrânio Catani (Orgs.)

Muito se tem falado sobre a Reforma Universitária e a construção do Espaço Europeu de Educação Superior. Muitas pesquisas, várias publicações, inúmeros estudos sobre esta temática na Europa e no Brasil. Este livro possui um conjunto de textos que vai discutir esta mesma questão, mas na América Latina. Esta obra tem como objetivo apresentar diferentes pontos de vista sobre os impactos do Processo de Bolonha na Educação Superior da América Latina.  O questionamento gira em torno do papel da “educação superior” latino-americana diante da Reforma no Espaço Europeu sofrido pós Processo de Bolonha.   Este livro na modalidade coletânea possui nove capítulos mais a apresentação e o posfácio. Os pesquisadores aqui reunidos foram escolhidos por possuírem investigações desenvolvidas neste eixo temático que a coletânea se propõe discutir. Acreditamos que mesmo diante desta realidade histórica que estamos vivendo nesta segunda década do século XXI, o papel do pesquisador enquanto um “intelectual orgânico”, engajado na luta política, torna-se fundamental na concepção de luta de classe gramsciana. Nesta perspectiva, a universidade pode ser pensada como um duplo e articulado campo de atuação, ou seja, como incremento da força produtiva e como um confronto político-ideológico, da busca de hegemonia e de supremacia (momento para unificar o consenso e a conquista do poder de “fato”). Pensando nisso, decidimos então, construir este livro, acreditando ser possível levantar um debate científico diante deste contexto que se faz presente, não somente na Universidade Brasileira, mas nas Instituições de Educação Superior de praticamente toda América Latina. Chega de estudar somente realidades europeias e brasileiras diante desta temática. Não podemos virar as costas para o que está se passando no continente latino-americano. Precisamos acima de tudo fazer a diferença aquí, na nossa região, para depois pensarmos em uma mediação em outros contextos históricos.
(os organizadores)

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0572-7
DOI: 10.24824/978854440572.7
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O ESPAÇO EUROPEU DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (EEES) PARA ALÉM DA EUROPA: apontamentos e discussões sobre o chamado processo de bolonha e suas influências
AFRÂNIO MENDES CATANI
Graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas – SP, Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Livre-Docente no período 2006-2009, atualmente é Professor Titular (desde julho de 2009) na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É professor de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM)-USP e é parecerista de Agências como CNPq e FAPESP. Atua nas áreas de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e de cinema latinoamericano destacando-se os seguintes temas em suas investigações: Pierre Bourdieu; Políticas de Educação Superior (América Latina) e cinema na América Latina.

ALTAIR ALBERTO FÁVERO
Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino (em andamento desde 2008) e o projeto Improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicação em várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (lançado em 2012) e Leituras sobre Richard Rorty e a educação (lançado em 2013).

CARINA TONIETO
Doutoranda em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), pesquisadora voluntária nos Grupo de Pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino e Improvisação docente no cenário da expansão da educação superior: o problema da identidade do professor universitário na Universidade de Passo Fundo, Coordenadora de Inovação Acadêmica Pedagógica na Faculdade Meridional/IMED de Passo Fundo.  Dentre as publicações se destacam pela Editora Mercado de Letras Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2011) e Educador o Educador: reflexões sobre formação docente  (em co-autoria com Altair Alberto Fávero, lançado em 2010).

CÉSAR GERONIMO TELLO
É professor em Ciências da Educação na Universidad Nacional de la Plata. Diplomado Superior em Gestão Educativa (FLACSO-Argentina). Mestre em Políticas e Administração da Educação (Universidad Nacional de Tres de Febrero/Argentina). Curso estudos de Doutorado em Educação na Universidad Nacional de La Plata. É diretor da Red Latinoamericana de Estudos Epistemológicos em Política Educativa (ReLePe). É membro do Núcleo de Investigação sobre Conhecimento e Política Educativa (NICPE) E DO Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação, Cultura e Sociedade (CEIECS-UNSAM). É membro do comitê editorial de revistas especializadas em educação a nível nacional e internacional. É Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento na Universidad Nacional de Tres de Febrero. É investigador do Campo dos Estudos Epistemológicos em Política Educativa e também realiza suas investigações em Políticas Docentes, produção de conhecimento e tomada de decisões e educação secundária.

ELISABETE MONTEIRO DE AGUIAR PEREIRA
Professora Titular da Faculdade de Educação da Unicamp. Mestrado na Universidade de Sheffield – Inglaterra e Doutorado na FE/ Unicamp. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES da FE/ Unicamp. Foi Coordenadora Associada do Programa de Pós-Graduação da FE e Coordenadora da Secretaria de Pesquisa FE de 2010-2012 Foi Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, no período de 1998- 2002. Tem trabalhos publicados nacional e internacionalmente. Últimos Obras- REFORMA UNIVERSITÁRIA EUROPEIA E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO EUROPEU DE EDUCAÇÃO SUPERIOR- 10 anos do Processo de Bolonha. (org.) Mercado de Letras, 2011; Universidade e Currículo- perspectivas da Educação Geral. (org.) Mercado de Letras, 2010; Universidade Contemporânea: Políticas do Processo de Bolonha, (org.) Mercado de Letras, 2009; Universidade e Educação Geral: para além da especialização, (org.) Alínea, 2008.

GUILLERMO RUIZ
Desarrolla su trabajo profesional en la Universidad de Buenos Aires (UBA), como Profesor Titular Regular de las cátedras de Teoría y Política Educacional de la Facultad de Derecho y de Teorías de la Educación y Sistema Educativo Argentino de la Facultad de Psicología. Es Doctor de la Universidad de Buenos Aires – Área: Ciencias de la Educación (UBA, 2007), Master of Arts in Education (University of California, Los Angeles - USA, 2000), Licenciado en Ciencias de la Educación (1995, UBA) y Profesor para la Enseñanza Media y Superior en Ciencias de la Educación (1996, UBA). Obtuve las seguintes becas: Beca Thalmann de la UBA para estudios en el exterior (2008–2009, UBA), Beca Interna de Posgrado Tipo II – Doctoral (Consejo Nacional de Ciencia y Técnica de la Argentina, 2005-2007), Beca de investigación de la Academia Nacional de Ciencias de Buenos Aires (concurso correspondiente al año 2007) y Beca Fulbright y Ministerio de Educación de la Argentina (1998–1999). Ha ingresado en 2009 a la Carrera de Investigador Científico y Tecnológico del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) de la Argentina. Posee el cargo de Investigador Adjunto. Las investigaciones en curso bajo su dirección incluyen proyectos enmarcados en la Programación Científica UBACyT (2006–2009; 2010–2012; 2012–2015) y de la Agencia Nacional de Promoción de la Ciencia y la Tecnología y es Investigador Categoría 2 en el marco Programa de Incentivos a docentes investigadores de Universidades Nacionales. En 2012 ha concluido y aprobado las actividades de investigación en el marco del Programa de Posdoctorado en Ciencias Humanas y Sociales de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires, por las cuales desarrolló diversas estancias de investigación en las Universidades de Granada y Autónoma de Madrid (España).

JAIME MORELES VÁZQUEZ
Profesor-Investigador de la Facultad de Pedagogía, Universidad de Colima, México. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores, nivel 1. Temas de interés: uso de la investigación y políticas educativas. Tem las seguintes publicaciones: “El campo teórico de la política educativa y su objeto de estudio. Un campo específico e interrelacionado con el campo de la educación”, “El uso de la investigación en la Reforma de la Educación Preescolar. Un caso de evidencia basada en la política”, “El uso o influencia de la investigación en la política. El caso de la evaluación de la educación superior en México”, “Científicos y políticos. Aproximación a las experiencias de investigadores educativos que participan en la toma de decisiones políticas”.

LUIS EDUARDO GONZÁLEZ
Es Doctor en Planificación Educacional y Máster en Educación de la Universidad de Harvard (EE.UU), y Magíster en Educación e Ingeniero Civil Electricista de la Pontificia Universidad Católica de Chile. Es Consultor y Director del área de Políticas y Gestión Universitaria del Centro Interuniversitario de Desarrollo (CINDA). Como tal ha dirigido más de 50 proyectos con universidades de América Latina y Europa en áreas como: gestión de la calidad, estudios de postgrado, políticas universitarias, acreditación, movilidad estudiantil, uso de tecnologías, pedagogía universitaria y currículo por competencias. Además, es investigador del Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación (PIIE)-Universidad Academia de Humanismo Cristiano -donde ha trabajado en el área de políticas educacionales y en investigación y desarrollo en temas como equidad, movilidad social y educación, políticas educativas, educación técnico profesional, educación y trabajo, educación y juventud y educación superior- y consultor ocasional en Ministerios de Educación y en diversas universidades de Latinoamérica y El Caribe, asó como en distintos organismos internacionales que operan en la Región. Ha publicado como autor, coautor, editor o compilador 40 libros y más de 200 artículos especializados.

MARIA DE LOURDES PINTO DE ALMEIDA
Graduada em História e Pedagogia. Mestre e Doutora em Filosofia, História e Educação  pela FE da Unicamp. Pós-doc em Politicas Educacionais pela USP. Pós Doce m Política, Ciência e Tecnologia pela UNICAMP. Pesquisadora do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – UNICAMP. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da região Sul- GEPPES SUL- UNOESC. Docente Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação. Membro do GT!! Educação Superior da ANPEd. Parecerista do CNPq e FAPESC. Membro de varios conselhos editoriais nacionais de periódicos científicos qualisados. Coordenadora da coleção Educação da Editora Mercado de Letras. Autora de inúmeros capítulos de livros. Autora de varios artigos científicos publicados pelas revistas nacionais e internacionais de Educação e Educação Superior. Possui varios livros publicados.

MÁRIO LUIZ NEVES DE AZEVEDO
É professor Associado da Universidade Estadual de Maringa (UEM). Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e Doutorado) da UEM. Mestre em Educação pela UFSCar – Universidade Federa de São Carlos (1995). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2001). Realizou doutorado Sanduíche com Bolsa Capes (1999-2000) no Institut National de Recherche Pédagogique – França. Pesquisador-convidade, com apoio da Papes no IESALC-UNESCO (Instituto Internacional para la Educación Superior em América Latina y el Caribe), na Venezuela, ocasião em que participou da Comissão Organizadora da Conferência Regional de Educação Superior (CRES-2008). Pós-doutorado (2001) na Universidade de Bristol (Reino Unido), no Centre for Globalisation, Education and Societies, coordenado por Susan Robertson e Roger Dale. Tem publicações na área de Educação (Políticas Públicas). Vice-reitor da UEM (2006-2010. Membro do Comitê Científico da Anped. Pesquisador do CNPq – Nível 2.

NICOLÁS BENTANCUR
Doctor en Ciencias Sociales por la Universidad de Buenos Aires. Magíster y Licenciado en Ciencia Política por la Universidad de la República, Uruguay. Docente e Investigador del Instituto de Ciencia Política, Facultad de Ciencias Sociales-Universidad de la República, con especialización en Políticas Públicas Educativas. Coordinador de la Maestría en Ciencia Política de la misma institución. Integrante del Sistema Nacional de Investigadores. Autor de numerosas publicaciones sobre temas de su especialidad, en Uruguay y en diversos países.

OLGA CECILIA DÍAZ FLÓREZ
Psicóloga. Magíster en Desarrollo Educativo y Social. Doctora en Educación del programa Interinstitucional (Universidad Pedagógica Nacional). Tesis Laureada “Las competencias como tecnología de gobierno neoliberal: consentimientos y contraconductas en la educación superior”. Becaria del Curso de Formación de Analistas de Políticas Educativas, beca por concurso ofrecido en convenio por REDUC–BID y la Universidad Católica de Córdoba, en la ciudad de Córdoba (Argentina). Actualmente se desempeña como Decana de la Facultad de Educación de la Universidad Pedagógica Nacional desde 2011 (Bogotá, Colombia). Líder de Grupo de Investigación “Educación Superior, Conocimiento y Globalización” de la Maestría en Educación de la misma universidad. Ha participado en 18 proyectos como: Investigadora Principal (6), Co-investigadora (2), Co-directora (2), Asistente (3) y Directora de proyectos institucionales (4). Directora de Tesis en programas de Pregrado, Especialización y Maestría. Evaluadora de Proyectos Colciencias (Área Educación 2003-2010). Sus publicaciones principales son: libros (3), artículos y capítulos de libro (26) en los temas de universidad, investigación, competencias, evaluación, pedagogía, currículo, discapacidad e inclusión, formación de maestros; algunos de ellos resultados de proyectos de investigación.

OSCAR ESPINOZA
Es Doctor en Polí­tica, Planificación y Evaluación en Educación por la University of Pittsburgh (EE.UU). Se ha desempeñado como investigador responsable o co-investigador en múltiples proyectos de investigación en el área de educación superior. Ha trabajado en proyectos financiados por diversas agencias internacionales (incluyendo, USAID, UNESCO, Banco Mundial, PNUD, Fundación Ford, Fundación Equitas, Universia, Organización de Estados Iberoamericanos), y nacionales en temáticas referidas a acceso, equidad, aseguramiento de calidad, acreditación, gestión y políticas de educación superior, desempeño académico y educación técnico profesional. En la actualidad se desempeña como Director del Centro de Investigación en Educación (CIE) de la Universidad UCINF. Junto con ello, se desempeña como asesor del Centro Interuniversitario de Desarrollo (CINDA), de varias universidades, de la Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CONICYT) en calidad de miembro del Comité de Educación y Ciencias Sociales del Programa FONDEF y del Programa de Atracción de Capital Humano Avanzado (PAI), como par evaluador de la Comisión Nacional de Acreditación (CNA), y como evaluador del Consejo Nacional de Educación (CNED). Es también investigador asociado del Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación (PIIE), y del Centro de Políticas Comparadas en Educación (CPCE) de la Universidad Diego Portales.

ROGÉRIO DUARTE FERNANDES DOS PASSOS
Possui graduação em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998), formação pedagógica (Licenciatura) pela Universidade Metodista de Piracicaba e Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (2002). Possui mestado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson (Arars/SP) (2008). Atualmente é professor titular do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Tem experiência na Área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Privado e Direito Internacional Público, e também experiência em educação básica, educação profissional e educação superior. É doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), participando como pesquisador do Grupo de Estudos em Ensino Superior (GEPES), coordenado pela profa. Dra. Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira.