Autores: Henriqueta Alves da Silva - Arnaldo Nogaro
A obra “Professor reflexivo: prática emancipatória?” aborda a problemática do professor como sujeito inteligente e atuante capaz de contribuir para uma prática pedagógica emancipatória. Este feito também aduz uma discussão das racionalidades em disputa e suas crises paradigmáticas que se revelaram com o passar do tempo refletindo em um perfil efêmero, corriqueiro no qual o humano sente-se objeto manipulável e sem valor. Por este motivo necessita-se pensar em novas formas de ser e entender a educação e formação do humano enquanto sujeito. Esta produção traz uma reflexão dos modelos que até então eram consagrados como as melhores formas de superar toda e qualquer fraqueza humana no que diz respeito à sua formação, mas que se esvaíram no ar sem possibilitar uma contribuição emancipada para o sujeito, produziram o seu contrário, trouxeram massificação e dominação das mentes. A racionalidade que deveria libertar acabou por encarcerar a vida do humano. Diante do empobrecimento da razão, precisamos de educadores que sejam atinados, empoderados como diz Paulo Freire, para que possam discernir os modelos a serem enfocados, possibilitando repensar qual a autêntica função da educação e a contribuição que o professor reflexivo pode dar para ressignificar as práticas pedagógicas em busca de um paradigma que proporcione autonomia para o crescimento cognitivo do sujeito. Enquanto educadores temos um compromisso muito além da transmissão de conhecimentos, sobretudo somos responsáveis pela edificação de personalidades, por trabalharmos com pessoas que sempre estarão em um processo de transformação.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0354-9
DOI: 10.24824/978854440354.9
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 132
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
ARNALDO NOGARO
Doutor em Educação – UFRGS. Mestre em Filosofia pela PUCRS. Licenciado em Filosofia pela Fafimc. Atualmente é professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da URI – Erechim e do Mestrado em Educação da URI – Frederico Westphalen. Atua como avaliador institucional e de cursos pelo INEP. É pesquisador e conferencista sobre diversos temas relacionados à educação. Autor dos livros: Teoria e saberes docentes (EDIFAPES) e Educação Infantil: espaço e tempo de educar na aurora da vida (EDIFAPES).
HENRIQUETA ALVES DA SILVA
Natural de Santo Augusto – RS. Graduada em Filosofia pela URI, onde atuou como Bolsista de Iniciação Científica do período de 2007 a 2008. Atualmente é professora da Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju e da Escola particular de Ensino Médio Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen atua na Área de Ciências Humanas. Mestre em Educação pela URI - Câmpus de Frederico Westphalen, durante o curso de mestrado foi bolsista da CAPES / PROSUP. É membro do Núcleo de Assessoria Educacional da URI – Frederico Westphalen.