Capa do livro: POLÍTICAS CURRICULARES, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E ESCOLA:<br>desvios, passagens e negociações.

POLÍTICAS CURRICULARES, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E ESCOLA:
desvios, passagens e negociações.

Autores: Rita de Cássia Prazeres Frangella (Org)

Discutir a produção curricular nas diferentes escolas de educação básica é um desafio que se coloca como ponto crucial na assunção do espaço da escola como terreno de produção, de desenvolvimento de experiências curriculares significativas gestadas no envolvimento dos muitos sujeitos que nela circulam. Contudo, isso não se dá de forma isolada, mas em cenários de negociações constantes, de desvios, passagens e entre-lugares que articulem as demandas das escolas em suas diferenças e as disposições gerais postas às redes de ensino. E dessa tensão que trata esse livro, pondo em destaque o espaço-tempo da coordenação pedagógica como articulador dessa produção entrecruzada na escola em suas relações e imbricamentos com outras arenas de produção curricular.
Fruto de projeto de pesquisa sobre a produção curricular na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e tendo como premissa o entendimento do currículo como articulação/produção de significados, destacando sua dimensão discursiva. Os artigos aqui reunidos discutem que negociações e hibridizações se produzem nos conflitos, conexões e ações da política curricular nesse contexto, observando a micropolítica desse processo, nas enunciações curriculares entre/das coordenadorias, coordenadores pedagógicos com professores/escolas/rede.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1010-3
DOI: 10.24824/978854441010.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICAS CURRICULARES, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E ESCOLA:<br>desvios, passagens e negociações.

ANA PAULA PEREIRA MARQUES DE CARVALHO
Doutoranda em Educação do Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pelo PROPED/UERJ. É coordenadora de cursos, eventos e publicações da extensão na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

BONNIE AXER
Doutoranda em Educação no PROPED/UERJ. Professora do Departamento de Ensino Fundamental do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP/UERJ). Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA
Doutoranda em Educação no PROPED/UERJ e mestre em Educação Brasileira pela PUC-Rio. Pedagoga, graduada pela UERJ com especialização em Orientação Educacional e Supervisão da Educação (UERJ), em Psicopedagogia (UFRJ/MEx) e em Educação Infantil (PUC-Rio). Atualmente é Coordenadora Setorial da Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II e Professora assistente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ - Departamento de Ensino Fundamental).

DAFNE GONZÁLES SOLÍS
Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Bolsista da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Grupo Coimbra das Universidades (2015-2016) e possui graduação em Relações Internacionais no Instituto Tecnológico Autônomo de México (2011).

DANIELLE GOMES RODRIGUES
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Foi bolsista de iniciação científica na área de currículo de 2012 a 2014. Mestranda em educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPRED/ UERJ).

JADE JULIANE DIAS MOTA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Bolsista de Iniciação Científica, CNPQ.

JULIANA CAMILA BARBOSA MENDES
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco na linha de pesquisa de Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação - PPGE/UFPE. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGECC/UERJ.

JULIANA VIRGÍNIA DA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede municipal de Educação do Rio de Janeiro.

LHAYS MARINHO DA CONCEIÇÃO FERREIRA
Mestranda do Programa de Pós-graduação em educação, cultura e comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015).

MARIA CLARA DE LIMA SANTIAGO CAMÕES
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED (UERJ) e mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC - RIO) Atualmente é Orientadora Pedagógica do Colégio Pedro II. Ocupou os cargos de Professor Regente de Ensino Fundamental e de Educação Infantil e as funções de Coordenadora Pedagógica e Diretora Adjunta, ligados à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

MEYRE-ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1992) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003). É professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, lotada no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Mossoró/RN.

NÍVIA CURSINO FARIA
Graduada (2011) em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando como bolsista de iniciação científica do ano de 2009 até 2011 na área de currículo. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Professora substituta dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Pedro II. Bolsista de Apoio Técnico/FAPERJ.

PHELIPE FLOREZ RODRIGUES
Mestrando em educação pela UERJ (PROPED). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Professor de Geografia da Secretaria Estadual de Educação. Coordenador pedagógico em um CIEP da Rede Estadual, localizado no município de Caxias.

RITA DE CÁSSIA PRAZERES FRANGELLA
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - Proped. Desenvolve pesquisas na área de currículo e formação de professores. Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, PROCIENTISTA/UERJ. Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Secretária Geral da ABdC (2015- 2016). Coordena o GRPesq/CNPQ Políticas de Currículo e Alfabetização: negociações para além de um pacto, que congrega pesquisas desenvolvidas no Proped/UERJ e na FEBF/UERJ.

ROBERTA SALES LACÊ ROSÁRIO
Doutoranda em Educação do PROPED/UERJ. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FEBF/UERJ. Tutora à distância do Consórcio Cecierj/CEDERJ, com a atuação na disciplina Currículo. Técnica administrativa concursada na Secretaria de Pós-
Graduação do Mestrado Profissional do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp/UERJ.

ROSALVA DE CÁSSIA RITA DRUMMOND
Doutoranda em Educação no PROPED/UERJ. Mestre em Educação– FEBF/UERJ e Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Coordenação Pedagógica (UFRJ). Atuou na Coordenação Pedagógica e Serviço de Orientação Pedagógica do Cap-ISERJ. Professora da Educação Infantil do Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro e do Curso de Pedagogia da Faculdade CNEC da Ilha do Governador.