Capa do livro: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS:<br>vivências nas escolas municipais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS:
vivências nas escolas municipais

Autores: Maria Mirtes Cortinhas dos Santos

"Educação Ambiental e Políticas Públicas: vivências nas escolas municipais" apresenta a materialidade da educação ambiental, descreve a trajetória da educação ambiental brasileira de acordo com o aspecto forward mapping de Richard Elmore; delineia a Região Amazônia como um mosaico exuberante, propício à prática da educação ambiental e pontua as vivências de educação ambiental em seis escolas municipais.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0918-3
DOI: 10.24824/978854440918.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 216
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS:<br>vivências nas escolas municipais
MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS
Paraense, natural de Outeiro, iniciou seus estudos na Escola Reunida de Outeiro, cursou o Magistério no Colégio Estadual Avertano Rocha em Icoaracy (PA). No ano de 1979, transferiu-se para o município de Belterra (PA), onde ajudou na formação dos jovens belterrenses, como professora de Língua Portuguesa e Geografia, no Colégio Santo Antônio.
No ano de 1982 cursou a Licenciatura Curta em Letras, no Programa de Interiorização da Universidade Federal do Pará (UFPA). E, em 1986, mudou-se para o município de Mucajaí (RR), onde lá exerceu a coordenação do Projeto Logos II, a Secretaria Municipal de Educação e, no Colégio Padre José Monticone, ministrou a disciplina Língua Portuguesa.
Na Universidade Federal de Roraima (UFRR) em 1996 concluiu a Licenciatura Plena em Geografia e, em 2000, mudou-se para Santarém (PA), onde desempenhou atividades no campus universitário da Ufpa, como professora de Metodologia do Ensino de Geografia em Pedagogia, e como vice coordenadora deste curso. Em 2008 agregou-se à equipe de professores e técnicos na construção do Projeto Político Pedagógico da graduação em Geografia, do campus da UFPA em Santarém, sendo primeira a assumir a função de coordenadora desta licenciatura.
Em 2004 obteve aprovação no Programa de Mestrado em Geociências da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e, dentre as motivações para a realização de pesquisas voltadas para a educação ambiental, destaca um fato que lhe ocorreu como parte de uma das atividades da disciplina Geologia Ambiental. Trata-se de uma visita a uma Favela localizada sob um viaduto em Manaus, onde presenciou um meio ambiente hostil a qualquer ser humano, realidade que a sensibilizou e foi o estopim para sua dedicação aos trabalhos com esta temática ambiental.
De 2009 a 2012 coordenou os programas e projetos na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) da ufopa. E, em julho de 2012 integrou-se ao Programa de Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em parceria com o Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), através do DINTER (Doutorado Interinstitucional), com apoio da Capes, tornando-se a primeira Doutora em Educação na área de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais da Ufopa pelo DINTER.
É professora do Programa de Ciências Humanas, Curso de Geografia (Iced/ Ufopa), autora e coautora de diversos artigos sobre educação ambiental no espaço formal e não-formal, coordena o GEPEEA (Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental) na Ufopa.