Capa do livro: AULA DE CAMPO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS:<br>articulações e possibilidades

AULA DE CAMPO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS:
articulações e possibilidades

Autores: Inês Trevisan

Este livro apresenta uma dimensão ainda pouco explorada nas pesquisas relativas à formação inicial de professores de ciências e de biologia. Trata-se, da formação mediada pelo diálogo e desenvolvimento de Aula de Campo com vistas à educação científica envolvendo a pesquisa colaborativa.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0920-6
DOI: 10.24824/978854440920.6
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

AULA DE CAMPO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS:<br>articulações e possibilidades
INÊS TREVISAN
É licenciada em Ciências do Primeiro Grau e Ciências Biológicas ambas pela (UFPA). Mestre (UFPA) e Doutora em Educação em Ciências (UFMT). É professora do Centro de Ciências Sociais e da Educação da Universidade do Estado do Pará – (UEPA) Campus Altamira.
Desde o início de sua trajetória na educação básica, no interior da Amazônia, a Aula de Campo se fez presente em sua prática educativa, pois via no exuberante espaço socioambiental da comunidade a possibilidade de laboratório vivo para ensinar ciências. Para a autora, ensinar ciências em espaços socioambientais, torna significativo o ato de pensar, na medida em que se estabelecem possibilidades de compreensão de conteúdos científicos no espaço social. Pensar o local onde se vive pode tornar-se ferramenta no exercício da cidadania para os estudantes e, para professores, a incursão nesses espaços pode converter-se em eixo norteador de um trabalho coletivo para refletir na e sobre a prática.
A experiência continuada de 30 anos de trabalho como docente, na educação básica (1985-2005) e superior (2000 ao atual ano) na região da Transamazônica é uma das credenciais mais significativas para a apresentação de “Aula de Campo na formação inicial de professores de Ciências: articulações e possibilidades”.