Capa do livro: QUEM QUER CRESCER?<br>Relacionamento pais e filhos(as) da adolescência para a vida adulta

QUEM QUER CRESCER?
Relacionamento pais e filhos(as) da adolescência para a vida adulta

Autores: Edna Lúcia Tinoco Ponciano - Maria Lucia Seidl de Moura (Orgs.)

Quem quer crescer? Esta é uma pergunta dirigida aos pais e aos jovens que estão no caminho de se tornarem adultos. Formular essa questão indica que não se trata de um processo simples e linear. A vida adulta tem sido vista como uma pesada responsabilidade a ser evitada, enquanto se pode. Deve-se, nesse momento, aproveitar ao máximo, experimentando diversos papéis, crescendo na casa dos pais. Por esse motivo, neste livro, a adolescência e a adultez emergente são discutidas no interior da família, sendo ressaltada a importância do relacionamento pai, mãe e filhos (as).
O adiamento da entrada na vida adulta é uma novidade recente, que pode ser vivida com estresse, devido aos desafios que demandam novas respostas. Este livro traz informações, buscando auxiliar na construção de formas positivas de compreensão e de enfrentamento das tarefas desenvolvimentais.
A partir de pesquisas e do conhecimento psicológico, elaboramos reflexões e ensaiamos respostas, tendo a preocupação de não submeter os leitores e as leitoras a uma visão fechada. Procuramos escrever de modo a convidar à continuidade de uma busca de soluções positivas para os problemas enfrentados nessa fase. Desejamos que essas sejam ideias úteis para terapeutas, educadores, pai, mãe e jovens, estimulados e desafiados a lidarem com a adolescência, a adultez emergente e o relacionamento parental.

Impresso
de R$ 50,28 por
R$ 43,08
Digital
de R$ 50,28 por
R$ 35,20

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1070-7
DOI: 10.24824/978854441070.7
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

QUEM QUER CRESCER?<br>Relacionamento pais e filhos(as) da adolescência para a vida adulta
ALINE AMARAL MUSSUMECI
Psicóloga. Mestre em Psicologia Social - UERJ. Especialista em Terapia de Casal e Família - PUC-RJ. Estudos com ênfase nos temas de coping, conjugalidade e fratria.

ANA PAULA SIMEÃO FARIA
Psicóloga. Mestre em Psicologia Social – UERJ. Estudos com ênfase nos temas sobre adolescência e emoções.

EDNA LÚCIA TINOCO PONCIANO
Psicóloga. Professora Adjunta na UERJ. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS). Professora do Curso de Especialização em Terapia de Família e Casal, na PUC-Rio, nos anos de 2005 a 2010. Pós-Doutorado Júnior/CNPq (2010-2012) em Psicologia Social, UERJ. Pós-Doutorado (FAPERJ/2007-2010), Doutorado (CNPq/2004) e Mestrado (CNPq/1999) em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especialista em Saúde Mental (1994) e em Terapia de Família (1996) pelo IPUB/UFRJ. De 2004 a 2006 foi Pesquisadora Associada/FAPERJ da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). Estudos, principalmente, nos seguintes temas: Psicologia da Família (relacionamento pais e filhos e conjugalidade), Psicologia do Desenvolvimento (adolescência e transição para a vida adulta/adultez emergente) e Psicologia Positiva.

KATIA NAHUM CAMPOS
Psicóloga. Doutora em Psicologia Social (UERJ), Mestre em Psicologia Clínica (PUC-Rio), Especialista em Terapia de Família e Casal (PUC-Rio) e Especialista em Orientação Educacional e Pedagógica (Instituto A Vez do Mestre - UCAM). É professora do curso de graduação em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA). Atualmente, é coordenadora da Clínica Escola de Psicologia Santa Teresa (SPA da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora). Tem interesse por estudos relacionados à psicologia do desenvolvimento, transmissão geracional, psicologia da família e orientação profissional.

LOUISE FLORENCIO MARQUES
Psicóloga. Mestre em Psicologia Social - UERJ. Especialista em Terapia de Casal e Família - PUC-RJ. Psicoterapeuta certificada pelo Instituto AEDP-Brasil. Estudos com ênfase nos temas sobre adolescência e autonomia.

LUCIANA DUTRA-THOMÉ
Psicóloga. Doutora em Psicologia (UFRGS). Posdoctoral Research Associate no Programa de Pós-graduacao em Psicologia (UFRGS; 2013-2015). Realizou Doutorado Sanduíche no Departamento de Psicologia do Desenvolvimento da Clark University, Massachusetts (EUA, 2011-2012). Mestre em Psicologia pela UFRGS (2009). Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto Fernando Pessoa (2007). Co-Chair do Latin America Topic Network of Society for the Study Emerging Adulthood (2014-presente). Colaboradora no Grupo Pesquisa Interação Social e Desenvolvimento (ISDES) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), coordenado pela Professora Maria Lúcia Seidl-de-Moura (2013-2014). Professora convidada da Universités Paris-Sorbonne/Paris XIII (2015-2016). Pesquisadora do Centro de Estudos Psicológicos da UFRGS (CEP-RUA), no qual desenvolve projetos e pesquisas voltados para Populações em situação de risco pessoal e social, Desenvolvimento social ao longo do ciclo vital e Psicologia do desenvolvimento aplicada e comunitária, com as seguintes ênfases: Transição para a vida adulta, Adultez Emergente, Juventude e Trabalho e Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano.

MARIA LUCIA SEIDL DE MOURA
Psicóloga. MSc. em Educational Psychology, University of Wisconsin Madison, Doutora em Psicologia Cognitiva pela Fundação Getúlio Vargas, Livre Docente em Psicologia pela UFRJ, Professor Titular da UERJ, Docente do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologa Social. Coordena o Grupo de Pesquisas Interação Social e Desenvolvimento www.desin.org, do diretório de grupos de pesquisas do CNPq. Autora / organizadora de 12 livros, 33 capítulos de livros e 116 artigos. Orientou 16 teses de doutorado e 25 dissertações de mestrado. Estuda interações sociais, trajetórias de desenvolvimento e cuidados parentais, e psicologia do desenvolvimento e promoção de saúde.