Capa do livro: REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA PESQUISA EM EDUCAÇÃO:<br>algumas contribuições

REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA PESQUISA EM EDUCAÇÃO:
algumas contribuições

Autores: Michelle Fernandes Lima - Valdoni Ribeiro Batista (Orgs.)

Esse livro reúne artigos produzidos a partir dos estudos realizados na disciplina Fundamentos e Métodos da Pesquisa em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Centro Oeste (Irati/Guarapuava-PR). Buscamos nos estudos realizados contemplar as diferentes concepções de conhecimento e de sua produção, a partir de conceitos referenciais para o trato da realidade social, política e educacional. Nessa obra apresentamos algumas contribuições de importantes pensadores para a pesquisa em educação, tais como: Antonio Gramsci (1891-1937), Pierre Félix Bourdieu (1930-2002); István Mészáros; Stephen Ball, Theodor Adorno (1903-1969); Raymond Williams (1921-1988); Ricardo Luiz Coltro Antunes e Adolfo Sánchez Vázquez (1915-2011). Os autores apontam contribuições desses pensadores referencial teórico e metodológico para a pesquisa educacional, além dos mencionados, também apresentamos um artigo sobre os princípios filosóficos dos ensinamentos cristãos em São Tomás de Aquino e Santo Agostinho.  Na segunda parte do livro o leitor poderá conhecer o campo investigativo sobre os ambientes virtuais de aprendizagem e na linha de História, Políticas e Organização da educação a temática contemplada foi: educação do campo e gênero e a identificação das tendências analíticas da produção acadêmica.

Impresso
de R$ 63,48 por
R$ 53,88
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 44,44

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1090-5
DOI: 10.24824/978854441090.5
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA PESQUISA EM EDUCAÇÃO:<br>algumas contribuições

ALESSANDRO MELO
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010). Estágio de pós-doutorado na Universidad de Málaga (2015). Atualmente é professor adjunto B da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da mesma universidade. Tem interesse por estudos educacionais nas áreas de políticas educacionais (reformas educativas), educação e descolonização, empresariado e educação, marxismo e educação.

ALTAIR DOS PASSOS
Atualmente atua na Coordenação de Formação e área de ações estratégicas do Sistema Cresol no centro oeste do Paraná com sede em Guarapuava PR. Tem experiência na área de Ciências da Natureza e Matemática, Agricultura Familiar, Sindicalismo Rural, Cooperativismo Solidário de produção de Leite, Cooperativismo Solidário de Crédito, elaboração e gestão de políticas públicas para os pequenos municípios e Educação Indígena. Estudante da Pós Graduação em Educação do Campo pela UNICENTRO, Mestrando pelo PPGE UNICENTRO.

ANA CLAUDIA MAROCHI
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012) e graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005) e Especialização em Administração, Supervisão e Orientação escolar pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004). Atualmente atuo como pedagoga do Instituto Federal do Paraná em Irati, na área de orientação pedagógica junto ao corpo docente e discente. Aluna regular do Mestrado em Educação da UNICENTRO.

ANA PAULA GONZATTO
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011), com especialização em Educação Especial (2012), Tecnologias e Educação a Distância (2013), Neuropsicologia Educacional (2014). Atualmente é Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste na linha Educação, Diversidade e Cultura.

ANDRÉA DE PAULA PIRES
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Especialista em Psicopedagogia Institucional. Mestranda em Educação - PPGE - Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR na linha de pesquisa: Políticas Educacionais, História e Organização da Educação. Cursando Especialização em Educação do Campo - UNICENTRO/PR. Professora colaboradora na UNICENTRO/PR atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia. Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Rio Azul - Pr, atuando na Secretaria Municipal de Educação junto a coordenação de políticas educacionais. Integrante do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão em Educação - Deptº de Pedagogia - UNICENTRO. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada de professores e alfabetização.

ANELISE COPETTI DALLA CORTE
Professora colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO desde agosto de 2010. Ministra aulas de Língua Espanhola, Estágio Supervisionado e Literatura Infanto-Juvenil de Língua Espanhola no curso de Letras/Espanhol. Possui graduação em Língua Estrangeira - Espanhol, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí (2002). Cursa Mestrado no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

ANTONIO MICHEL KULLER
Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia, Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO/PR). Tem experiência na área de Educação Popular e Educação no Campo, com ênfase em Conhecimentos e Comunidades Tradicionais. Especialização em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná - Setor litoral, Atuando principalmente no seguinte tema: Agroecologia, Povos e comunidades Tradicionais, Agroflorestas, Educação não formal, Educação no Campo, Organização popular, Conhecimentos e Oficios tradicionais de saúde popular.

CIBELE KRAUSE LEMKE
Possui graduação em Letras - habilitação em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas (2000); Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). É Professora Adjunto C da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em 2008 e 2009 realizou estágio de doutoramento na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Lidera o grupo de pesquisa “Língua, Imigração e Identidade” e atua na linha de pesquisa “Ensino e aprendizagem de línguas em contextos linguisticamente complexos”. Também, participa do grupo de pesquisa “Língua, História e Literatura Ucraniana”, na linha de pesquisa “Questões de bilinguismo”. É docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO, na linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Atualmente é Vice-Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - SEHLA/I. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando nos seguintes temas: prática pedagógica, ensino em contextos multilíngues, políticas linguísticas e formação de professores de línguas.

ELEM LUSTOSA
Possui Graduação em Administração (2007) e em Pedagogia (2013) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2008). Especialização em Educação Especial pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - ESAP (2011). Especialização em Educação do Campo - pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2013). Docente da Faculdade Guarapuava. Docente da Faculdade Guairacá. Instrutora de Cursos Profissionalizantes no SENAC. Participante do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão em Educação.

GEYSO DONGLEY GERMINARI
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, 2001 (Bolsa Capes), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), atuando na graduação na disciplina Estágio Supervisionado em História, e no pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Na UNICENTRO também é vice chefe do Departamento de História, campus Irati e coordenador do Laboratório de Ensino de História (LEHIS). É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH), articulado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Atua e desenvolve pesquisas nas áreas de História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, didática da história, ensino e aprendizagem, formação de professores, arquivos e ensino de história e consciência histórica e identidade.

JESSICA MUSTEFAGA DE TOLEDO
É bacharel em turismo pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2011 - 2014), e mestranda do curso de pós-graduação em Educação da UNICENTRO. Realizou estágio voluntário na Secretaria Municipal de Turismo de Prudentópolis-PR. Também possui experiência em organização de eventos como voluntária. Realizou apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos. Participou de eventos e minicursos na área de turismo. Possui proficiência em inglês certificada pelo Departamento de Letras, DELET/I da UNICENTRO. Realizou duas pesquisas por meio do programa de iniciação cientifica da UNICENTRO, uma pesquisa voluntária no período de 2011 a 2012, e no período de 2012 a 2013 realizou uma pesquisa como bolsista. Tendo como temas de pesquisa: turismo cultural e étnico, patrimônio cultural e étnico, Prudentópolis - PR, patrimônio étnico ucraniano de Prudentópolis, Irati - PR.

LUANA DOS SANTOS NUNES
Graduada no curso de Pedagogia: docência e gestão educacional pela Universidade Estadual do Centro- Oeste (UNICENTRO), Guarapuava PR. Aluna regular no Programa de Mestrado em Educação na mesma universidade. Membro do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e História; (GETEH) e membro do grupo de pesquisa; Campo, movimentos Sociais e Educação do campo (MOVECAMPO). Desenvolve estudos acerca das propostas dos organismos internacionais para a educação feminina. Atualmente exerce a função de educadora infantil no Centro de Educação Infantil Lar Escola pela Prefeitura Municipal de Guarapuava- Paraná.

MÁRCIA RICKLI
Professora da Faculdade Guairacá. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fundamentos e Metodologia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da música, artes, musicalização, artes visuais, exposições interativas. Autora do projeto de extensão de Pós Graduação em Ensino da Música, atua como professora e na coordenação. Atualmente é regente do Coral Municipal Infanto-juvenil da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava. Atua como pianista. Cria espetáculos infantis e juvenis, dirige e realiza produções artísticas instrumentais, vocais e coral cênico.

MARGARIDA GANDARA RAUEN
Em arte, Margie Rauen, atuante na área de Artes Cênicas, é Ph. D. pela Michigan State University (1987, revalidação USP 1990). Realizou três pós-doutorados como Fellow do Folger Institute (Washington, D.C., 1993, 1998 e 2002). Graduada em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1978), com mestrado / Master Of Arts na Michigan State University (1985). Lecionou na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) entre 1994 e 2015, quando aposentou-se, como Professora Associada nível C. Permanece vinculada ao Programa de Pós-graduação/Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Foi diretora do Escritório de Relações Internacionais da UNICENTRO, desenvolvendo projetos de internacionalização institucional entre (2011-2015). Tem experiência em dramaturgia, direção cênica, performance como linguagem e ensino de artes, destacando-se a sua pesquisa sobre processos de criação nas óticas relacional e desconstrutiva, afetos à diversidade cultural e ao reposicionamento político do sujeito, abrangendo estudos de mulheres e de gênero. Foi professora adjunta da Faculdade de Artes do Paraná (1995-2009, Depto. de Teatro), tendo integrado diversas bancas de mestrado (UDESC, UFBA, UFPR, UFSC) e doutorado (UFBA, UFF e UNESP). Publicou no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Alemanha. Membro de diversos conselhos editoriais, tendo também atuado na implantação e organização da Revista da Faculdade de Artes do Paraná entre 2005 e 2009. É membro fundador do Centro de Estudos Shakespeareanos e do Grupo de Trabalho (GT) de Dramaturgia e Teatro da ANPOLL. É membro do GT Territórios e Fronteiras da ABRACE e organizadora do livro - A Interatividade, o Controle da Cena e o Público como Agente Compositor - (EDUFBA, 2009).

MARISA SCHNECKENBERG
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1991), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste atuando no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política e gestão educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, escola pública, participação e gestão democrática.

MARLEI CORREIA
Mestranda na área de Educação, história e políticas educacionais pela UNICENTRO. Graduada em Pedagogia; Concluinte do Programa de Pesquisa e Iniciação Científica; Educadora no Projeção, Projeto Jovens em ação onde realizo trabalho pedagógico, artístico, recreativo e formativo com crianças e adolescentes e formação para pais de alunos. Concluinte do curso extensão em Espanhol, pela UNICENTRO e acadêmica do curso de Arte Licenciatura.

MICHELLE FERNANDES LIMA
Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati (PR), nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa em Ciências da Educação e Políticas Educacionais. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação. Mestre em fundamentos da educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro Oeste. Líder do grupo de pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR).

REGINA MARIA MICHELOTTO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1989), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutorado SANDUICHE na Università degli Studi di Padova (1997). Realizou pós doutorado em Cuba, sobre Políticas da Educação Superior, em 2007. Atualmente é professor associada II, aposentada e colaboradora da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política para a Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, compromisso político, avaliação da universidade e Antônio Gramsci. Faz parte do Grupo de Trabalho 11 da ANPEd e da Rede UNIVERSITAS de pesquisas. Atua, também, como vice-coordenadora, de um projeto do Observatório da Educação, da CAPES.

SUZAMARA WEBER
Graduada em Arte Educação na Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO; atua como professora de Arte na Secretaria do Estado de Educação do Paraná (SEED) atuou como professora de Arte na Secretaria de Municipal de Promoção Social- CRAS (Centro de Referência da Assistência Social de Guamiranga-PR). Possui curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Desenvolvimento e Agroecologia pela Universidade Federal do Paraná- UFPR (2007); atua desde 2001 com projetos e trabalhos ligados à contextos de acampamentos e assentamentos da reforma agrária, e comunidades do campo, com experiências de trabalho nas áreas de Movimentos sociais do campo, agroecologia, soberania alimentar e nutricional, educação do campo, arte e cultura camponesa e identidades coletivas. Participante do grupo de pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo.

VALDONI RIBEIRO BATISTA
Mestrando na linha de pesquisa “Educação, Cultura e Diversidade” do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Pr. (ingresso em 2015). Graduou-se no Curso de Licenciatura em Arte-Educação da UNICENTRO em 2012 e realizou pós graduação lato sensu em Ensino em Tempo Integral pela Faculdade São Braz, Curitiba, Pr. (2014). Possui curso técnico em Formação de Docentes pelo Colégio Estadual Profº. Gildo Aluísio Schuck (2008). É tutor à distância do Curso de Licenciatura em Artes da UNICENTRO e professor de Arte do Colégio Lobo. Atuou como professor de Arte da rede pública estadual do Paraná, por meio de contrato temporário. Tem experiência na área de Arte, com ênfase em Artes Visuais e produção artística de desenho e pintura exibida em diversas mostras coletivas e individuais no Paraná, desde 2008.