Autores: Fabiano Lemos Pereira
Este livro parte do ponto de vista do aluno para compreender a aprendizagem de música a distância. O autor é inserido como aluno em disciplinas online de cursos de Licenciatura em Música a distância de duas universidades federais. Buscando identificar os papeis do docente, discente, gestores e tecnologia no processo de educação a distância, foram confrontas ideias defendidas por autores de educação a distância e educação musical com a realidade vivenciada nos cursos de música ligados a Universidade Aberta do Brasil, assim, dando voz aos alunos para relatar o cotidiano vivenciado por eles.
Além da experiência discente em cursos online, são apresentadas questões sobre histórico e estrutura da educação a distância e modos de transmissão musical, discutindo como ocorre a aprendizagem de Música mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na pós-modernidade em suas diversas possibilidades, de acordo com as metodologias empregadas em disciplinas de cunho prático e teórico em Música.
Alunos foram entrevistados para complementar a visão discente sobre o processo de aprendizagem de música como conhecimento de primeira mão em um curso universitário. O livro visa preencher a lacuna de relatos e observação participante como discente, priorizando a visão dos modos de aprendizagem (visão discente) às formas de ensino (visão docente).
O livro é destinado tanto aos professores e pesquisadores que estão interessados em pesquisas de educação a distância sob o ponto de vista discente quanto aos músicos e instrutores de Música que buscam através das novas Tecnologias da Informação e Comunicação um caminho para complementar o ensino, abrangendo as especificidades da área da Música.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-972-5
DOI: 10.24824/978858042972.5
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Fabiano Lemos Pereira
É Músico (pianista e tecladista) e Professor de Música. É mestre em Música pela UFRJ, especialista em Educação a Distância pelo SENAC-RJ (pós-graduação lato-sensu) e Licenciado em Música pela UFRJ. Na área de educação a distância, é autor e professor do site “auladetecladoonline.com.br”, tutor a distância do curso de Licenciatura em Música da UNB e atuou como tutor presencial no curso de pedagogia pelo consórcio CEDERJ. Na educação presencial, é professor de Música na Fundação Cultural Casimiro de Abreu, Fundação Macaé de Cultura e Escola de Música Villa-Lobos (polo Armação dos Búzios). Já atuou em escolas de ensino fundamental pela prefeitura do Rio de Janeiro, Mesquita e Macaé. Além de músico atuante na área de música instrumental como solista ou em grupos, tem se dedicado a pesquisar sobre metodologias de ensino na educação musical a distância.