Capa do livro: PESQUISAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

PESQUISAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

Autores: Roberta Chiesa

No século passado anunciávamos que uma pessoa podia interagir de modo adequado em sociedade apenas quando fosse alfabetizada, no sentido de ler e escrever. Se não dominasse essas habilidades, não poderia tomar um ônibus ou ler o jornal. Atualmente, a contemporaneidade tem nos defrontado com desafios diários para os quais o simples domínio da linguagem não nos é mais suficiente. Precisamos dominar outros códigos e diferentes maneiras de interpretar e ler o mundo. Dessa forma, a área das Ciências tem sido mais valorizada, pois se configura como o campo de conhecimento mais propício para discutir essas demandas atuais. As relações com a natureza, o universo, as doenças, as tecnologias e a própria história de constituição do homem são temas pertinentes e fundamentais para a compreensão dos fenômenos sociais nos quais estamos inseridos. Este livro que organizamos se propõe a discutir formas de ensinar e discutir Ciências com crianças. Entendemos que essa temática precisa ser abordada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental a fim de desenvolver um modo de pensar cientificamente sobre a vida. Em geral, as práticas tradicionais voltavam-se apenas para mencionar fatos e situações e almejavam que as crianças memorizassem os dados científicos. Diferentemente, compreendemos que o campo científico envolve um modo de pensar e organizar as situações que se difere do senso comum e extrapola em muito o simples acesso à informação.

Impresso
de R$ 59,00 por
R$ 53,63
Digital
de R$ 59,00 por
R$ 41,30

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-876-6
DOI: 10.24824/978858042876.6
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 124
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PESQUISAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

João Alberto da Silva

 Doutor em educação, professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Gran­de (FURG), coordenador do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Ensino de Ci­ências (NUEPEC).

 Roberta Chiesa Bartelmebs

 Doutoranda no PPGEDUCEM – PUCRS, bolsista CAPES, colaboradora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Ensino de Ciências (NUEPEC) e do Labo­ratório de Ensino de Física (LAPEF).

 Luiz Carlos Gomes

 Mestre em Educação, professor do Colégio Militar de Porto Alegre, coorde­nador do Laboratório de Física, coordenador do Clube de Astronomia e Astrofísica junto ao Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé e coordenador Regio­nal das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astrofísica.

 Alexandra Moraes Maiato

 Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), coordenadora e professora no projeto Ciências experimentais: uma pro­posta de inovação nos currículos escolares.

 Fernanda Antoniolo Hammes

 Doutora em Educação pela PUCRS, com pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), professora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde.

 Mauren Oliveira

 Mestrado em aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), professora da Rede Estadual de Ensino.

 Charles dos Santos Guidotti

 Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde, professor colaborador do instituto de matemática, Estatística e Física (IMEF) e pesquisador do Grupo de Pesquisa e Inovações no Ensino de Física (GPIEF).

 Luiz Fernando Mackedanz

 Doutor em Ciências, professor adjunto do Instituto de matemática, Estatística e Física (IMEF) na FURG, professor nos programas de pós-graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde e do Programa de pós-graduação em Física.

 Rodolfo Langhi

 Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (UNESP/ Bauru), professor assistente doutor da UNESP/Bauru.

 Grasiele Ruiz Silva

 Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), professora da Faculdade Anhanguera Rio Grande, colaboradora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Ensino de Ciências (NUEPEC).

 Julio Cesar Bresolin Marinho

 Mestre em Educação em Ciências, professor substituto do Instituto de Edu­cação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), colaborador do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Ensino de Ciências (NUEPEC).

 Patricia Silva da Silva

 Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bolsista de Iniciação Científica e colaboradora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Ensino de Ciências (NUEPEC).

Lavínia Schwantes 

 Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFR­GS), professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Ensino de Ciências (NUEPEC).