Capa do livro: O ENSINO DE MATEMÁTICA E DAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

O ENSINO DE MATEMÁTICA E DAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

Autores: Marta Bellini, Regina Maria Pavanello , Clélia Maria Ignatius Nogueira

O ensino de matemática e das ciências naturais nos anos iniciais na perspectiva da epistemologia genética, livro sobre o ensino de matemática e das ciências mostra que não há um método único para estes tipos de ensino. Não há como ensinar matemática da mesma maneira que ensinamos ciências porque suas histórias, seus raciocínios funcionam de maneira diferente. Nesse sentido, as autoras oferecem uma discussão inovadora que versa sobre as epistemologias da Matemática e das Ciências. Tomando as epistemologias da Biologia e da Matemática, as autoras discutem o campo das didáticas específicas mostrando como estas são instrumentos de abertura à compreensão dos diferentes saberes, no caso deste livro, os saberes que orientam o ensino de Ciências e Matemática. Ao mesmo tempo, mostram que a aprendizagem dos alunos depende da diversidade de contextos intelectuais e culturais. Ou seja, não se ensina as diferentes ciências com os mesmos recursos instrumentais.

O ensino de matemática e das ciências naturais nos anos iniciais na perspectiva da epistemologia genética constitui-se em leitura obrigatória para aqueles professores (as) e estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Matemática, para áreas de ensino de ciências e todos (as) interessados em desenvolver um outro ensino de Ciências e Matemática.

Impresso
de R$ 53,63 por
R$ 46,91
Digital
de R$ 53,63 por
R$ 37,54

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-830-8
DOI: 10.24824/978858042830.8
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

O ENSINO DE MATEMÁTICA E DAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

CLELIA MARIA IGNATIUS NOGUEIRA

 Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (1973), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora convidada do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá e docente no Centro de Estudos Superiores de Maringá - CESUMAR. Atua na área de Educação, com pesquisas nas áreas de Educação Matemática; Educação de Surdos e em Epistemologia Genética. É autora de livros didáticos de Educação Matemática e de Libras para cursos de Pedagogia e de Educação Especial na modalidade a distância. É revisora dos seguintes periódicos: Zetétikè (Unicamp); Acta Scientiarum (UEM); RBEP (INEP); Ensaio: pesquisa em educação em ciências (UFMG); Psicologia em Estudo (UEM); Schème (UNESP); Práxis (UEPG). Líder do GIEPEM: Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (UEM) e integrante do GEPEGE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Epistemologia Genética e Educação (UNESP / Marília). 

LUZIA MARTA BELLINI 

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1985) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1993). É professora associada da Universidade Estadual de Maringá onde trabalha desde 1986. Ministra disciplinas de História e epistemologia das ciências na graduação em Ciências Biológicas e Metodologia de Pesquisa para vários cursos entre eles Pedagogia, Bioquímica, Biomedicina. Atua em projetos de Pesquisa nas áreas de Epistemologia Genética e Retórica aplicada à educação. Participou de diversos grupos de pesquisa ligados aos estudos de argumentação, epistemologia genética, semiótica e Science Studies. 

REGINA MARIA PAVANELLO 

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciêncas e Letras Sedes Sapientiae (1964), especialização em Especialização Em Estatística pela Faculdade de Filosofia Ciêncas e Letras Sedes Sapientiae (1965), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(1995). Atualmente é Professora Pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá, Revisora de periódico da Zetetike (UNICAMP), Revisor ade periódico da Acta Scientiarum (UEM), Revisora de periódico da Ciência e Educação (UNESP), Revisora de periódico da Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), Revisora de periódico do Educação Matemática Pesquisa (Impresso), Revisora de periódico da Perspectivas da Educação Matemática e Revisora de periódico da Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Atua nos seguintes temas: argumentação, cognição, desenvolvimento cognitivo, noções geométricas, possibilidades cognitivas.